Moda Ganguro – Yamamba e Mamba

Moda Inusitada no Japão – Ganguro Yamamba e Ganguro Mamba
No japão existe várias tribos… Mas as que mais me chamam a atenção são as Yamamba e Mamba, que significam literalmente “Bruxas das Montanhas”. Estas subculturas se originaram da moda Ganguro, palavra que deriva de “gangan-kuro”, cujo significado é “Extremamente escuro”, e “guro”, que significa grotesco.
Assim, o termo “Ganguro” pode ser traduzido como “Face Negra” ou “Rosto Escuro”. Ele é um dos sub-estilos da moda Gyaru, e talvez seja o mais “agressivo” e diferente de todos os outros. Desta forma, nesta terra onde dizem que todos têm a mesma cara, as ganguro yamamba se destacam especialmente em Tóquio.
É comum as Yamamba e Mamba serem confundidas, ainda mais por nós ocidentais que não estamos acostumados com esse tipo de moda extravagante, mas a principal diferença entre esses dois estilos está na maquiagem branca ao redor dos olhos.
A Yamamba pinta de branco apenas a pálpebra superior e iluminam as maçãs do rosto, enquanto que as Mamba pintam as pálpebras superiores e inferiores, criando o aspecto de “panda”. Adesivos no rosto podem ser usadas por ambas.
As Yamamba e mamba sofrem muito preconceito no Japão, pois além da sua aparência extremamente exagerada, elas ganharam a fama de garotas fúteis e sem conteúdo, que só se interessam por roupas de marcas muito caras, passam o dia falando e mandando mensagens nos seus celulares e frequentando games centers.
Dizem às más línguas, que para sustentar o alto padrão de vida, algumas dessas garotas chegam até mesmo a fazer arubaitos (bicos) e trabalhar durante o ano letivo (coisa que é proibida no Japão), ou mesmo se prostituir.
Graças à essas modas excêntricas no Japão, acaba-se o mito de que
todos os japoneses são cara de um e focinho do outro 🙂
17 Comentários