Yakudoshi – As idades consideradas de azar no Japão
Yakudoshi – As idades consideradas de azar no Japão
Yakudoshi (厄年) significa anos críticos ou anos de calamidade. Os japoneses acreditam que certas idades são consideradas se azar e que as pessoas ficam mais suscetíveis à desgraças, infortúnios ou doenças.
As idades de azar para os homens são 25, 42 e 61, e para as mulheres 19, 33 e 37, embora existam variações dependendo da região no Japão. As idades de 42 para homens e 33 para as mulheres são consideradas as mais críticas e significa honyaku (grande calamidade). Talvez seja porque os números 42 e 33 são números que foneticamente transmitem azar.
O número 42 pode ser pronunciado “shi-ni”, que tem o mesmo fonema da palavra “morte”, e e 33, quando pronunciado como “Sanzan” significa “duro”, ” terrível “, ou “desastroso”. No ano de yakudoshi, os japoneses costumam ir à santuários para uma cerimônia para afastar o sofrimento e azar (yakubarai).
“O ano anterior e posterior ao Yakudoshi também são considerados críticos e azarados e portanto merecem cuidado redobrado.”
Outra coisa a fazer para espantar o azar é a família e amigos darem uma festa para comemorar o aniversariante azarado. No ano seguinte é a vez do aniversariante dar a festa, nem que seja apenas com a família e poucos amigos.
O que importa na verdade não é a festa em si. É o ato de celebrar com familiares e amigos.
No Brasil, já faz parte do costume celebrar o aniversário todos os anos, mas no Japão, eles têm idade certa para celebrar.
Pode ser que para nós seja apenas uma superstição, porém os japoneses acreditam de verdade nas idades críticas, devido a muitas coincidências de pessoas que passam por problemas nessas idades, tanto na saúde como na vida financeira e profissional.
Muitas pessoas também acreditam que o ano anterior (maeyaku) e o ano após o yakudoshi (atoyaku) também são críticos e também deve-se tomar cuidado. Para a contagem da idade crítica, deve-se considerar o Kazoedoshi, ou seja, acrescentar 1 ano à idade, devido ao tempo q estava no ventre durante a gestação.
Há quem diga que se a pessoa não cumprir o ritual no ano certo, ganha 7 anos de azar, tendo que nos próximos 7 anos pagar sua festa de aniversário e se possível dar um rolê no santuário para se livrar do azar.
Pingback: Hadaka Matsuri - O Festival de homens nus | Dicas Brasil Japão
Pingback: Superstições Japonesas | Curiosidades do Japão
Pingback: Okuizome, cerimônia dos 100 dias de vida | Curiosidades do Japão
Pingback: Shichi go san - Cerimônia para as crianças de 3, 5 e 7 anos | Curiosidades do Japão