Warai Matsuri: O divertido “Festival do Riso” de Wakayama
De origem mitológica e rico em artes performáticas, esse festival de raízes xintoístas é celebrado para trazer boa sorte através do riso e do bom humor.
Warai Matsuri (笑い祭り), ou Festival do Riso é um festival realizado todos os anos no 2° domingo de outubro, um dia antes do feriado Taiiku no Hi (Dia dos Esportes e Saúde no Japão). Realizado no Santuário Nyu, na cidade de Hidakagawa, província de Wakayama, esse festival de raízes xintoístas é celebrado para trazer boa sorte através do riso e do bom humor.
Também chamado de Nyu Matsuri, o festival é celebrado há mais de 200 anos e sua origem remonta aos tempos mitológicos. Diz a lenda que a divindade local Niutsuhime-no-mikoto chegou atrasada para um encontro com a presença de divindades de todo o país.
As outras divindades riram dela; envergonhada, ela se trancou no Santuário Nyu. Querendo animá-la, os aldeões se reuniram fora do santuário e riram todos juntos até que a deusa saiu. Suas risadas restauraram a alegria da divindade e foi assim que o festival surgiu.
O primeiro destaque do festival é o início do “Encontro dos Demônios”, marcando o início do festival. Em seguida, inicia-se um desfile liderado pelo líder do festival, chamado Suzu-Furi. Com uma fantasia e maquiagem de palhaço e um sino na mão direita e uma caixa do tesouro na esquerda, Suzu Furi encabeça o desfile com os ‘Warai Otoko’ (homens risonhos).
Conduzindo o mikoshi (santuário portátil), Suzu-Furi é acompanhado por dançarinos e outros participantes até o santuário; todos gritando “warae, warae” (risos, risos) ao longo do caminho. Assim que chegam ao santuário, todos caem na gargalhada em frente ao altar.
Após chegarem ao santuário, as quatro cidades participantes (Ekawa, Matsuse, Sanya e Wasa) do distrito de Hidaka mostram suas habilidades em diferentes apresentações tradicionais, incluindo shishimai (danças de leão) e suzume e yako odori (danças folclóricas).
Como parte do festival, também é realizado o tradicional ‘yotsudaiko’, onde quatro meninos tocam bateria em cima de um carro alegórico de madeira, e ‘nobori sashi’, que envolve as pessoas equilibrando estandartes de bambu. Um verdadeiro festival performático!
O Warai Matsuri foi designado como uma arte performativa popular intangível da prefeitura de Wakyama. Além disso, a região de Hidakagawa é citada como um dos 10 “lugares mais felizes do mundo” pelo Lonely Planet, uma das principais editoras de guias de viagem do mundo.
O festival acontece no segundo domingo de outubro. Geralmente começa às 11h e termina às 17h. Visto que o evento não é apenas uma cerimônia religiosa, mas também de celebração, a maioria dos participantes estará dançando, cantando e rindo enquanto bebe saquê e cerveja.
A atmosfera alegre e o som das risadas ecoando ao longo de todo o festival, com certeza é um convite para se juntar a eles no riso e na alegria. Participar de um festival como esse, onde toda a comunidade local está envolvida, é uma experiência única e gratificante. É uma festa cheia de cultura, tradição e herança que poucos estrangeiros e japoneses conhecem.
Onde: Santuário Nyu, em Hidakagawa, província de Wakayama [Mapa]
Quando: Anualmente, no segundo domingo de outubro
PS: Em virtude da pandemia, o festival foi cancelado no ano de 2020
Pingback: Bonecos de palha com fotos de Putin são encontrados em vários santuários do Japão | Curiosidades do Japão