Você sabe falar “Japanglish”? Não? Aprenda com esse vídeo!
De maneira bem humorada, o clipe Tokyo Bon 2020 (Makudonarudo) nos apresenta uma grande variedade de “Japanglish” (palavras em inglês faladas em japonês).
Você sabe falar “Japanglish”? Não? Então esse vídeo com certeza vai ensinar-lhe muitas palavras “Japanglish”! No vídeo, um turista asiático confuso em Tóquio e seus novos amigos japoneses mostram o quanto o idioma pode tornar-se uma barreira ainda mais levando-se em conta a maneira como os japoneses escrevem e pronunciam o inglês.
No Japão, essa maneira diferente de falar inglês é chamada de Wasei eigo (和製英語), que pode ser traduzido como “Inglês Made in Japan”, ou seja, uma espécie de inglês feito no Japão. Trata-se de palavras japonesas escritas em katakana que derivaram do inglês mas que sofreram alguma adulteração para poderem se adaptar à língua japonesa.
“Makudonarudo” (McDonald’s), “biiru” (Beer), “miruku” (milk), “Kitto Katto” (Kit Kat), “Dizunilando” (Disneyland) são algumas dessas palavras inglesas adaptadas para o japonês, o que pode parecer muito estranho para falantes de inglês que visitam o país.
O vídeo, intitulado como Tokyo Bon 2020 (Makudonarudo), tem a participação de Namewee, um cantor de hip-hop de origem malaia-chinesa onde com uma hilária e cativante canção nos apresenta uma grande variedade de palavras em inglês faladas em japonês, tendo como cenário de fundo as ruas e alguns famosos pontos turísticos da capital japonesa.
Criado no final de 2017 em colaboração com a Cool Japan TV, o clipe expressa o “sentimento de amor e ódio que os estrangeiros têm com o Japanglish”. Quem compôs a música foi o próprio Namewee. O clipe contou também com a participação da atriz japonesa Meu Ninomiya, que interpreta uma garota do ensino médio que trabalha como guia em Tóquio.
O vídeo tornou-se viral no mundo todo e hoje conta com quase 50 milhões de visualizações. Elementos conhecidos da cultura japonesa como o shamisen, um instrumento tradicional japonês de três cordas, e o animado estilo de música de Okinawa foram incorporados ao clipe, sem contar a tradicional dança Obon criada pelo famoso coreógrafo Ukon Takafuji.
Bem-humorado, o vídeo mistura tradição com cultura pop e influências ocidentais em várias cenas. Em uma entrevista, ao Nikkei Asian Review, Shunji Akamine, um dos idealizadores desse projeto disse: “Queríamos criar algo que fosse engraçado e relacionado aos estrangeiros“.
O objetivo final do vídeo é promover a cultura e o turismo japoneses, de acordo com Akamine. O número “2020” no título do vídeo refere-se ao ano em que as Olimpíadas serão realizadas em Tóquio. O governo japonês pretende alcançar a marca de anual de turistas para 40 milhões até 2020. Sem mais delongas, dá uma conferida no hilário vídeo abaixo:
E aí? O que achou do vídeo? Eu particularmente achei muito engraçado. Se quiser ver a letra da música, clique aqui. E se gostou, não deixe de compartilhar com seus amigos. 🙂
1 Comentário