Usina Nuclear explode no Japão após terremoto e tsunami
Um dia depois do maior terremoto e tsunami que assolou o Japão, a usina nuclear de Fukushima sofre uma explosão neste sábado, dia 12,
às 16:00 (03h de Brasília).
Quatro funcionários ficaram feridos e até esse momento, 3 moradores de uma cidade vizinha foram expostos à radiação.
Moradores próximos ao local num raio de 10 km abandonaram suas casas e foram para abrigos e moradores um pouco mais afastados foram aconselhados a permanecer em casa, não beber água encanada e proteger o rosto com máscaras ou toalhas molhadas. O local apresenta radioatividade 20 vezes superior às condições normais.
Mais cedo, a agência Jiji havia anunciado que era altamente provável que estivesse ocorrendo uma fusão no reator número 1 de Fukushima.
A radioatividade registrada na sala de controle do reator da central de Fukushima 1 chegou a atingir um nível mil vezes superior ao normal após problemas de refrigeração provocados pelo terremoto.
Ar e vapor com radioatividade foram liberados de vários reatores das duas usinas para tentar aliviar os altos níveis de pressão.
Mas, segundo o primeiro-ministro, Naoto Kan, os níveis de radioatividade no ar e vapor liberados eram “insignificantes”.
Antes da liberação do vapor radioativo, as autoridades decretaram uma zona de isolamento de 10 km em torno de Fukushima 1, envolvendo mais de 45 mil pessoas que vivem na região.
O perigo de uma nova explosão nuclear em Fukushima, ainda está presente, e segundo especialistas, essa explosão pode ficar entre as 3 piores registradas na história.
Veja reportagem japonesa com imagens da explosão
Ultimas notícias do Terremoto e Tsunami no Japão
Já chega a 900, o numero de mortos no Japão e esse número pode aumentar bem mais.
Existem ainda milhares de pessoas desaparecidas e quase 2 mil feridos.
A população das áreas atingidas estão em abrigos. Em outras áreas do Japão que foram pouco atingidas, a vida está se normalizando e voltando a rotina.
Consequências do terremoto no Japão – Veja mais!
Áreas atingidas pelo terremoto:
Realmente foram grandes os estragos provocado pelo terremoto do dia 11, sexta feira.
Agora só nos resta torcer e rezar pelo Japão.
Eu adoro o Japão e estou sofrendo muito com eles. É um povo que nunca abaixa a cabeça diante das dificuldades. Mas eu tenho que admitir que, apesar de toda tecnologia do mundo, o homem é impotente contra a força da natureza.
Que o Japão se recupere logo do desastre e que jamais percam a esperança!
Nihon Gambate kudassai!!!!
17 Comentários
Privacy Overview