Tragédia no Japão – País sofre com falta de comida, energia e combustível
Tragédia no Japão
O número oficial de mortos já chega a 2000 mas pode chegar a mais de 10 mil. Acredita-se que muitos mortos ainda estão dentro de veículos que foram lançados durante o tsunami. São mais de 2 mil desaparecidos. Os prejuízos do tsunami e terremoto que acometeu o Japão, no dia 11, já está estimado em 170 bilhões de dólares.
A tragédia também ocasionou na queda financeira do país. Houve desvalorização da bolsa de valores de Tóquio pois muitas empresas tiveram sua produção interrompida. É o caso da montadora Nissan, cujas ações caíram 9,5% após a suspensão de sua produção. Toshiba, Honda e Hitachi passam por problemas semelhantes.
Estima-se que a recuperação financeira do Japão irá demorar por volta de 6 meses ou seja lá para o final desse ano a economia do país tende a se normalizar.
Falta de comida, energia e combustível
As áreas mais afetadas de Myagi, como Sendai, está sofrendo muito com a falta de comida, energia e combustível.
Os destroços da tragédia ainda estão por toda parte. Várias regiões ainda estão inundadas e milhares de pessoas estão em abrigos como escolas, parques, ginásios ou locais públicos.
Nestes lugares, estão sendo distribuídos alimentos, água, roupa e remédios mas mesmo assim, estão sem energia.
Está havendo grande racionamento desses produtos e as filas para consegui-los é enorme.
É estarrecedor ver como essa região do Japão se encontra nesse momento.
A Embaixada do Brasil em Tóquio, têm registrado menos ligações. Isso indica que muitos já conseguiram contatos com parentes que moravam na região. Estima-se que cerca de 183 brasileiros vivam na região de Myagi.
Explosões na Usina Nuclear de Fukushima
As duas explosões desta segunda-feira (noite de domingo no Brasil) foram provocadas pelo acúmulo de hidrogênio. Elas deixaram 11 feridos.
Uma explosão similar aconteceu no sábado, no edifício do reator número 1 da central, um dia depois do terremoto e tsunami que devastaram a costa nordeste do Japão.
Para evitar vazamento radioativo que pode levar a mais explosões e a um eventual desastre nuclear, técnicos estão injetando água do mar nos reatores para tentar controlar a temperatura.
Segundo o porta-voz do governo japonês, Yukio Edano, “são poucas as possibilidades de haver um vazamento radioativo”. O governo japonês descartou a possibilidade de uma grande explosão.
Mais notícias do terremoto – Veja mais!
Vídeo com cenas do tsunami que devastou o nordeste do Japão:
27 Comentários