Tóquio é a melhor cidade do mundo para se viver, segundo estudo da Global Finance
Várias cidades do mundo foram julgadas através de 8 métricas e a capital japonesa foi bem em todos os indicadores, conquistando assim o 1° lugar em 2020.
A revista financeira Global Finance, com sede em Nova York, publica uma lista anual das melhores cidades do mundo para se viver. Para 2020, a Ásia teve uma ótima colocação, com três cidades entre as 10 primeiras e o primeiro lugar indo para a capital japonesa Tóquio.
Tóquio foi seguida por Londres, Cingapura e Nova York, com Seul em 8° lugar, Hong Kong em 11º, e Osaka e Fukuoka japonesas em 18º e 34º lugares, respectivamente.
Embora as cidades japonesas geralmente costumam ter um bom desempenho em tais classificações, dificilmente chegam ao topo por causa de seu alto custo de vida e barreiras linguísticas e sociais, pelo menos sob o olhar julgador do mundo ocidental.
A própria Global Finance reconhece que as classificações deste ano são, de certa forma, uma surpresa, devido em grande parte a um critério muito antigo que foi aplicado.
Imagem: gahag.net
As cidades foram julgadas através de oito métricas: força econômica, pesquisa e desenvolvimento, interação cultural, habitabilidade, meio ambiente, acessibilidade, PIB per capita e também pelas mortes por milhão de pessoas no país pela COVID-19.
No ano passado, esta última estava ausente das preocupações da maioria das pessoas, mas em 2020, a Global Finance a incluiu como maneira de observar quais cidades seriam melhores de viver também em tempos de pandemia que afetou a vida de milhões de pessoas.
Portanto, embora a Global Finance diga que Tóquio teve “pontuações gerais relativamente boas na maioria dos indicadores”, a ênfase extra nas condições de saúde do coronavírus ajudou a impulsioná-lo para o topo das classificações, uma vez que a capital e o Japão em geral, tiveram notavelmente poucas mortes por COVID-19 levando em conta sua grande população.
Por outro lado, o alto número de mortes durante a pandemia no Reino Unido e nos EUA derrubou significativamente as pontuações totais de Londres e Nova York.
Claro, o critério-chave na classificação que fez Tóquio ficar em 1° lugar é algo que pode se tornar amplamente irrelevante assim que uma vacina confiável for desenvolvida e distribuída, o que poderia fazer a capital do Japão cair várias posições na lista da Global Finance.
O fato de Tóquio ter conseguido o número de infecções baixo, mesmo sem ter declarado o lockdown completo como ocorreu em outras cidades pelo mundo, realmente é algo que foi levado nesta classificação. Mas independente disso, os residentes de Tóquio costumam se orgulhar de viver em uma das cidades, considerada uma das mais seguras do mundo.