Smile, um dorama sobre injustiça e discriminação
Smile, um dorama sobre injustiça e discriminação
Smile (スマイル) é um dorama japonês exibido no canal TBS no ano de 2009. Resolvi trazer a sugestão desse dorama pra vocês por causa de sua temática, que gira em torno da injustiça e racismo sofrido por um mestiço de filipino e japonês (HAFU). O personagem principal é Hayakawa Vito, interpretado por Matsumoto Jun.
Vito é filho de pai filipino e mãe japonesa, mas ele nasceu e foi criado no Japão e nunca nem sequer visitou as Filipinas. É um rapaz que sempre está sorrindo, apesar de todos os problemas e dificuldades que enfrenta. Seu sonho é abrir um restaurante internacional.
Vito, assim como acontece com muitos jovens mestiços nascidos e criados no Japão, é tratado como “estrangeiro”. No caso de Vito, ele é constantemente chamado de “Filipino”, especialmente por conta do seu nome e do tom de sua pele, embora legalmente seja tão japonês quanto qualquer outro nativo.
Sinopse de Smile (スマイル)
Depois da morte do seu pai e desaparecimento da mãe, Hayakawa Vito passou a fazer parte de uma gangue juvenil que aparentemente lhe oferecia proteção contra as humilhações que sofria. O líder da gangue é Hiyashi Seiji (Oguri Shun), um dos responsáveis em virar a vida de Vito de ponta cabeça.
Vito trabalha em uma fábrica de alimentos durante o dia e à noite ele trabalha em um bar… tudo isso para economizar dinheiro o suficiente para abrir o tão sonhado restaurante onde serviria variados pratos de diversos países.
Um dia, em uma livraria, Vito conhece uma garota chamada Mishima Hana (Agaraki Yui), que perdeu a capacidade de falar devido a um trauma de infância. Apesar dela não falar, Vito fica atraído por seu belo sorriso. Porém, certo dia, Vito é condenado à morte por um crime que não cometeu.
Para ajudar Vito, Machimura Shiori (Koike Eiko), filha da família que deu-lhe um emprego, pede ajuda ao advogado Ito Kazuma (Kiichi Nakai). No início ele fica relutante em pegar o caso, mas depois resolve lutar para que a justiça seja feita e Vito seja inocentado das acusações plantadas contra ele.
Muita coisa acontece durante a trama e só posso dizer uma coisa: Não se engane pelo título. Embora o nome do dorama seja “Smile” (Sorriso), prepare o lenço, pois você vai derramar um rio de lágrimas. É um dorama muito triste e é impossível não se comover pelo drama vivido por Vito.
Elenco de Smile: (スマイル)
Matsumoto Jun como Hayakawa Vito
Aragaki Yui como Mishima Hana
Nakai Kiichi como Ito Kazuma
Koike Eiko como Machimura Shiori
Tokuyama Hidenori como Kawai Kinta
Shun Oguri como Hayashi Seiji
Toshiyuki Kitami como Detective Furuse
Hiroyuki Ikeuchi como Detective Takayanagi
Maeda Gin como Machimura Sosuke
Ishida Ayumi como Machimura Midori)
É um dorama que nos toca profundamente pois está relacionado à injustiça e discriminação racial. Percebe-se que o drama faz referência ao racismo que muitos japoneses sofrem por serem mestiços, embora tenham nascidos e criados no Japão. A química entre os atores também está perfeita.
Matsumoto Jun interpreta Vito maravilhosamente bem, dando ao personagem um misto de inocência e otimismo, apesar dos infortúnios que acontecem em sua vida. Aragaki Yui, no papel de Hana também está ótima, pois mesmo sem dizer nada, consegue expressar seus sentimentos através do seu sorriso.
Kiichi Nakai também esteve muito bem em sua atuação como advogado. E o que dizer de Oguri Shun, o mocinho de Hana Yori Dango, agora no papel de um vilão? Simplesmente espetacular. Sem contar a trama, muito bem escrita e dirigida que nos faz realmente chorar junto com os personagens.
Por todos esses motivos, sugiro que assista ao dorama Smile. Tenho certeza de que vai gostar muito. A canção tema é “Ariamaru Tomi” de Shiina Ringo. Ao todo são 11 capítulos e você pode assisti-los completos e legendados abaixo. Depois, volte para nos contar sobre o que achou do dorama Smile. 🙂
19 Comentários