Simulação de Terremoto no Japão
Simulação de terremoto de 8 graus de magnitude no Japão
O Japão já é gato escaldado quando o assunto é terremoto, pois infelizmente o país já foi acometido por vários deles. De uns tempos para cá, ele tem investido bastante em tecnologia para prever terremotos. Hoje em dia até os telefones celulares podem avisar a população graças a um dispositivo que analisa as diferenças de velocidade de propagação das diferentes ondas emitidas por um terremoto.
Graças à rapidez das redes de telecomunicações, o alerta pode ser dado instantes antes das ondas sísmicas mais destrutivas possam ser sentidas pelas pessoas e desta forma, contribuem efetivamente nas organizações de operações de evacuação, busca e resgate, reduzindo ao máximo o número de vítimas fatais.
Claro que nem sempre é possível prever uma catástrofe com muito tempo de antecedência, como podemos presenciar no terremoto e tsunami em 2011. Mesmo com toda a tecnologia utilizada na prevenção de desastres naturais, não houve como evitar a tragédia e milhares de vidas se perderam.
Mas à medida que as pessoas tomam os cuidados básicos e aprendem como lidar em situações de emergência como essa, muitas vidas podem ser poupadas. Por isso, todo tipo de treinamento nesse sentido é sempre bem vindo, pois ajuda a amenizar o pânico que normalmente se sente em situações de calamidade como essa.
Simuladores de terremotos
Eles fazem parte de um treinamento voltado principalmente para os estrangeiros que vivem no Japão e que jamais haviam experimentado a realidade de um terremoto grande, como aconteceu em Kobe, há 16 anos atrás, quando matou 6000 pessoas.
O fenômeno faz parte da rotina do Japão. Desde a mais tenra idade, eles são ensinados a como reagir diante de um terremoto de grande escala. Nas escolas, são ensinadas as técnicas de como sobreviver diante dessa catástrofe, como montar o kit de sobrevivência, como armazenar alimentos e como socorrer feridos.
Porém, para a maioria dos estrangeiros que vivem no arquipélago, isso ainda é novidade, por isso o Japão está usando esses simuladores como parte do treinamento voltados para os estrangeiros. A Simulação que eles reproduzem, no interior de um carro, chamado de “Guraru”, é de um terremoto de 8 graus de magnitude.
Pingback: Nova Tragédia no Japão – 9/3/2011 | Dicas Brasil Japão
Pingback: Uma Triste Tragédia « Me Passa o Sal