Seichi Junrei: Como funciona o Turismo do Anime no Japão?
“Seichi Junrei” é um tipo de turismo relacionado às locações onde animes estão ambientados e que tem se tornado muito popular entre otakus japoneses”.
Antigamente era comum os animes se ambientarem em locais fictícios, mas últimos tempos tem se tornado comum as animações se ambientarem em lugares reais. Desde então, iniciou-se um fenômeno chamado seichi-junrei (聖地巡礼), que se refere no caso ao “Turismo do Anime”.
Literalmente, Seichi significa “lugar sagrado” e Junrei significa “peregrinação”. Ou seja, seichi-junrei significa algo como “Peregrinação aos lugares sagrados”. Isso pode remeter a algo religioso, mas no Japão está associado em visitar locações relacionadas a animes.
Se você é apaixonado por animes, com certeza já sentiu vontade de conhecer algum lugar especial relacionado a algum de seus personagens preferidos. Por exemplo, depois do estrondoso sucesso de “Kimi no Na wa”, muitas pessoas visitaram as locações do anime.
Se você assistiu o anime Kimi no Na wa, com certeza vai reconhecer esse local. Trata-se do Santuário Yotsuya Suga, localizado em Shinjuku, Tóquio. Imagem: Pakutaso
Esse tipo de turismo tornou-se muito popular, especialmente entre os otakus japoneses. Visitar esses lugares pode nos dar a sensação como se estivéssemos entrado no mundo dos animes. Os amantes de animes pegam suas câmeras e fazem um passeio turístico Seichi Junrei.
Ao visitar os lugares onde a história se passa, os fãs podem se sentir mais próximos da série que amam. Esses fãs experimentam onde a ficção e a realidade se cruzam e, com isso, criam um vínculo mais profundo com a série. Ultimamente, muitas informações estão sendo compartilhadas por fãs de anime sobre essa atividade em blogs e redes sociais.
Imagem: blog-imgs-44.fc2.com
Esse tipo de turismo, inclusive, tem ajudado a revitalizar algumas regiões esquecidas no Japão. Existe vários sites especializados em mostrar as locações de animes Alguns exemplos é o site japonês seichimap.jp e o site seichiofanime.com, que fornece informações em inglês.
Quando o turismo de anime tornou-se popular?
Apesar de alguns filmes antigos de animação do Studios Ghibli ou séries antigas de animes como “New Generation Evangelion”, se passarem em cidades reais, parece que visitar estes locais onde foram ambientados ainda não era algo tão popular naquela época.
Dizem que tudo começou com o anime “Rakisuta“ (Lucky Star), adaptado do mangá e lançado no ano de 2007. O anime se passa no Santuário Washinomiya, localizado na província de Saitama. Na época, muitas pessoas visitaram esse santuário por causa do anime.
Santuário Washinomiya, localizado em Kuki, província de Saitama, tornou-se popular por causa do anime “Lucky Star”.
O local que antes costumava receber cerca de 130.000 pessoas por ano, recebeu 300.000 pessoas no ano de 2008, e continua popular até hoje. Nem é preciso dizer o efeito econômico que causou na cidade, que segundo fontes oficiais foi de mais de 2 bilhões de ienes.
Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada pela Agência de Turismo do governo japonês, mais de 1 milhão de pessoas parecem ter feito “Seichi junrei” no local em 2016.
“Anohana” foi ambientada na cidade de Chichibu, Saitama.
Como sabemos, a população do Japão está diminuindo drasticamente a cada ano. Muitos jovens tem deixado o interior do Japão em busca de melhores oportunidades em cidades maiores como Tóquio, Osaka e Kyoto. Isso tem levado ao enriquecimento de todas as grandes cidades do Japão e ao empobrecimento das áreas rurais ou áreas mais afastadas.
Como forma de atrair turistas, muitos desses lugares tem investido em transforma-los em destinos turísticos. E o turismo do anime (seichi-junrei) tem contribuído para isso.
88 principais locais de peregrinação de anime
A Associação de Turismo de Anime também compilou uma lista dos 88 principais locais de peregrinação de anime no ano passado. O nome da lista foi inspirada na peregrinação dos 88 templos de Shikoku, a rota de peregrinação budista mais proeminente do Japão.
A lista inclui lugares cênicos que aparecem em muitas séries populares de anime. incluindo clássicos como “Hana-Saku Iroha” (Yuwaku Onsen, cidade de Kanazawa, Prefeitura de Ishikawa) e “A melancolia de Haruhi Suzumiya” (cidade de Nishinomiya, Prefeitura de Hyogo).
O anime “A Melancolia de Haruhi Suzumiya” está ambientado na prefeitura de Hyogo.
Outros animes recentes incluídos na lista são “Sora yori mo Tōi Basho” (Um Lugar Além do Universo), ambientada em Tatebayashi, prefeitura de Gunma, “Sword Art Online: Ordinal Scale”, ambientado em Tóquio e “Yuru Camp”, ambientado em Minobu, prefeitura de Yamanashi.
O que começou como algo despretensioso, agora vem ganhando constante popularidade não somente entre os japoneses como entre os amantes de anime do mundo inteiro. Se você é fã de animes japoneses e um dia tiver oportunidade de visitar o Japão, não seria má ideia acrescentar no seu itinerário alguns dos cenários que inspiraram seus animes preferidos.
https://www.youtube.com/watch?v=xYKG2V8cS1c
Aliás, conta para mim nos comentários abaixo, quais são seus animes preferidos e quais lugares relacionados a eles, você gostaria de visitar. Vou adorar saber! 🙂
1 Comment