Por que os japoneses amam Tenugui, as tradicionais toalhinhas de mão
Tenugui, o pano tradicional japonês, é mais do que apenas uma toalha retangular. Ele carrega uma longa história e é um presente maravilhoso para qualquer ocasião.
Tenugui (手ぬぐい) significa literalmente “para secar as mãos”. É um tipo de lenço ou toalha de mão tradicional japonês, geralmente feito de algodão. Ele tem sido usado no Japão há séculos. Diferencia-se de outros tipos de lenço pelo fato de não possuir bainhas.
O motivo para isso é que os camponeses às vezes necessitavam de um pedaço de pano que pudesse ser rasgado com facilidade, como para fazer torniquetes em caso de emergência ou para efetuarem reparos temporários em sandálias de palha (waraji) que arrebentavam.
O tamanho de um tenugui normalmente é de 35×90 centímetros e quase sempre estampado com motivos japoneses. Pode ser utilizado de muitas maneiras: como toalha de mão, lenço, pano de secar pratos, bandana, souvenir, peça decorativa ou, ainda, como peça do vestuário ninja chamado Hokamuri (ほっかむり) ou como protetor de cabeça na arte marcial Kendo.
Imagem: photo-ac.com
Se você já leu muitos mangás ou assistiu a muitos animes, deve ter notado as toalhinhas Tenugui aparecendo frequentemente em animes e mangás, em cenas que se passam em um sentō (banho público). Dizem que o tenugui foi criado durante o período Nara. Mesmo com sua longa história, ainda hoje é comumente usado como toalha de rosto ou de mão.
Imagens: photo-ac.com
História do tenugui
O tenugui produzido no período Nara, era decorado com imagens e divindades xintoístas e budistas e usado para limpeza. À medida que avançamos no período Heian, os têxteis se tornaram uma mercadoria preciosa que apenas a classe alta poderia possuir.
Por isso, o tenugui não era mais utilizado para limpeza, mas como um elemento importante nas cerimônias religiosas, como acessório de vestimenta durante esses rituais.
Um exemplo de um Tenugui do período Nara. Imagem: Wikimedia Commons
Apesar de não sabermos ao certo suas origens, foi durante o período Edo (1603-1867) que a palavra tenugui começou a ser amplamente utilizada e a peça ganhou mais destaque.
Inicialmente, o cânhamo era utilizado como matéria-prima para a confecção de tenugui. Seu emprego continuou até a metade do período Edo (1603-1867), quando foi substituído pelo algodão. Isso representou um grande avanço, pois o tecido de algodão, por ser mais absorvente e reter melhor as cores, era muito mais fácil de ser tingido do que o de cânhamo.
Imagem: Pinterest
Nesta época o Tenugui era encontrado comumente em todas as casas e as pessoas o usavam como um acessório de moda, adaptando-o em todas as estações. Os Tenugui feitos de algodão eram os preferidos das pessoas para a confecção de xales, bandanas e lenços de cabeça.
Imagem: photo-ac.com
Versátil, esse pano também seria usado para embalar objetos através da técnica Furoshiki. Alguns projetariam seus próprios tenugui como uma forma de expressão. Também começaram os shows ou feiras que mostravam a criatividade das estampas por trás dos tenugui.
Tenugui lentamente penetrou nas artes clássicas japonesas como Rakugo ou danças tradicionais. Os amados dançarinos de Kabuki ou lutadores de sumô usavam tenuguis com seu brasão impresso como cartões de nome para serem passados para conhecidos de negócios.
Grandes lojas passaram a usar os tenugui com o nome da loja impresso, em seus esforços de publicidade, como presentes para seus clientes. O pano também era enviado como forma de agradecimento por um favor ou como um presente de cortesia quando um conhecido ficava doente e assim por diante. O tenugui não era mais tratado apenas como uma toalha de mão.
O declínio do uso do tenugui
Imagem: photo-ac.com
Durante o período Meiji, com o influxo de cultura, tecnologia e conhecimentos estrangeiros invadindo o país, toalhas e lenços de estilo ocidental se tornaram mais populares entre as pessoas e os tenugui foram lentamente considerados como algo ultrapassado.
Na Segunda Guerra Mundial, sua produção foi praticamente paralisada, porque sua matéria-prima, o algodão, era requisitada para a confecção de uniformes para as Forças Armadas japonesas. Após a guerra, o costume de usar tenugui voltou, mas sem a força de antes.
A introdução das toalhas ocidentais contribuiu para que a peça perdesse ainda mais seu papel como item popular. Mas atualmente, o tenugui voltou ao centro das atenções com designs japoneses mais interessantes que combinam motivos modernos e tradicionais. Assim como no período Edo, os tenugui voltaram a ser dados como presente e usados como acessório.
Imagem: tenugui (Flickr)
Atualmente tem valor mais simbólico e estético (por causa de suas variadas estampas) do que prático. São utilizadas como peça decorativa, caminhos de mesa e até tapeçaria para ser pendurada na parede. Algumas pessoas também preferem enquadrá-los como obras de arte.
E alguns donos de estabelecimentos comerciais e empresas o distribuem na inauguração de seus negócios, oferecendo como um presente de agradecimento aos clientes. Mas eles também podem ser encontrados facilmente em lojas de utilidades como os Hyakuen Shops.
Até hoje são utilizados por atores de Kabuki, comediantes de Rakugo e artistas de festivais em suas apresentações. O tenugui definitivamente ultrapassou o tempo. Sempre que você tiver a chance de visitar o Japão, não perca a oportunidade de obter seu próprio tenugui.
Pingback: Ama, as lendárias mergulhadoras japonesas com tradições milenares | Curiosidades do Japão