Por que o Japão dirige do lado esquerdo da rua? Samurais e trens tem a ver com isso…


Por que o Japão dirige do lado esquerdo da estrada

Essa é uma das coisas que muitas pessoas estranham ao chegar no Japão. Entenda as razões pelas quais os automóveis trafegam pelo lado esquerdo no país.

Enquanto grande parte do mundo dirige do lado direito da estrada, 35% dos países preferem o lado esquerdo. O motivo é mais comumente devido à associação histórica do país em questão com os britânicos. No entanto, o Japão nunca fez parte do Império Britânico. Então por que escolheram dirigir pela esquerda? Bem, na verdade tem muito a ver com samurais e trens.

A influência do samurai

Por que o Japão dirige do lado esquerdo da pistaImagem: touken-hiroba.jp

Durante o período Edo do Japão (1603 e 1868), antes mesmo de os carros serem inventados, o país já havia estabelecido uma série de regras estritamente seguidas sobre qual lado da estrada os pedestres podiam andar, e como você deve ter adivinhado, era o lado esquerdo.

Embora essa regra possa parecer uma bobagem afinal naquela época as pessoas se locomoviam à pé ou à cavalo, o que significava que não era preciso desviar de carros e ônibus, então o lado não devia ser um problema, certo? Errado! Havia um propósito por trás disso.

E o motivo era os samurai! Muitas trilhas que serpenteavam pelas cidades eram estreitas. Durante este tempo, a maioria dos samurais usava suas espadas no lado esquerdo, proporcionando fácil acesso às suas armas com sua mão direita já que a maioria era destro.

Por que o Japão dirige do lado esquerdo da estradaImagem: touken-world.jp

Caso os espadachins samurai cruzassem o caminho andando do lado direito da trilha, suas espadas poderiam se colidir uma com a outra o que causaria uma situação inconveniente e até mesmo ferimentos. Portanto, fazia sentido para os dois caminharem do lado esquerdo.

Além disso, era mais fácil montar e descer do cavalo pelo lado esquerdo, especialmente se estivessem carregando uma espada na bainha. Descendo pela beira da estrada também não precisariam se preocupar em esbarrar ou ser atropelado por alguém. Carroceiros também adotaram a prática pois assim evitaria que acertassem outros animais com seu chicote.

Mas além dos samurai, outro motivo ajudou os japoneses na escolha em trafegar pelo lado esquerdo: Os trens. Durante o desenvolvimento de seu eficiente sistema ferroviário, vários países como França, Estados Unidos e Grã-Bretanha ofereceram ajuda, mas dada a amizade que o país tinha com a Grã-Bretanha, o Japão decidiu optar por sua cooperação no projeto.

A criação do Sistema Ferroviário Japonês

Por que o Japão dirige do lado esquerdo da ruaImagem: needpix.com

A criação da sua famosa rede ferroviária também tem muito a ver com a forma como o país se locomove hoje. Após o fim da era Edo e o início do período Meiji (1868–1912), a nação não encontrou mais necessidade de espadachins, mas precisava de uma rede de trens.

Em meados do século XIX, o país começou a estudar como poderia estabelecer uma rede ferroviária eficaz para transportar produtos e passageiros por todo o país. Graças à ajuda e conselhos dos engenheiros britânicos, o Japão obteve seu sistema de trens em 1872.

Claro que uma das dicas dos britânicos era de manter o tráfego ferroviário à esquerda assim como em seu país. Isto levou ao estabelecimento de uma regra semelhante para os veículos que trafegavam nas estradas. E se a ajuda tivesse vindo dos americanos ou franceses? Não sei, mas é bem provável que os carros estivessem trafegando pelo lado direito hoje em dia.

Por que o Japão dirige do lado esquerdo da estradaImagem: getyourimage.club

Okinawa, foi a exceção por um período

Após a derrota do Japão durante a Segunda Guerra Mundial, Okinawa ficou sob o domínio americano, o que significava que a ilha deveria dirigir à direita. Em 1978, quando a área foi devolvida ao Japão, os motoristas voltaram para o lado esquerdo da pista.

Muito interessante e curioso né?! Parece que, de modo geral, o Japão fez muito bem em escolher dirigir pelo lado esquerdo. Graças à avançada tecnologia automotiva, às condições das estradas que são de alta qualidade e ao transporte público eficiente e bem conectado, o número de acidentes e mortes nas estradas no Japão tem diminuído muito nos últimos anos.

Você também estranhou o fato do Japão dirigir pela esquerda quando visitou o país? Se atrapalhou com o volante à direita, ao contrário da esquerda que se usa no Brasil? Já sabia que isso estava relacionado com os samurai e o sistema ferroviário? Conta pra gente, abaixo!

Fonte: theculturetrip.com
Imagem do topo: pxfuel.com

3 Comentários

  1. Fomos para o Japão em 1991, no final deste ano eu tirei minha habilitação japonesa a pedido da empreiteira, foi bom, assim dirigia o carro comum, um Toyota Corolla, antigo, e ficava com ele nos finais de semana.
    Não estranhei a troca de lado de tráfego; a única coisa que me ocorreu durante algum tempo foi no momento de dar seta, acabava ligando o limpador de parabrisa…. 😀 até que me programei para dar seta com a mão direita.
    E uma única vez ao entrar em uma via fui para o lado direito, quando dei de cara com carros parados no farol virados pra mim… lembro bem da ocasião, havia acabado de receber o salário e isso atrapalhou um pouco, mas foi apenas essa única vez.
    Pra encurtar poderão ver alguns vídeos meus no YouTube, bastando para isso colocar em busca Trabalhando Com Carreta no Japão.

  2. Efraim da Silva

    Excelente ! Entre as várias razões está a questão do chicote dos condutores de veículos de tração animal. Li em algum lugar que esse é o motivo do trânsito ser à esquerda na Inglaterra. Com as carroças, charretes, etc a direita o chicote as vezes atingia os pedestres.

  3. Mitsuyo Izumi

    Estranhei muito no primeiro momento que fui visitar os meus parentes lá no Japão por este fato. Agora com esta excelente reportagem tirei as minhas dúvidas, muito obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *