Por que a bossa nova é tão popular no Japão?


bossa nova no Japão

No Japão, é comum escutarmos bossa nova em diversos estabelecimentos. Por que este gênero musical tipicamente brasileiro conquistou o coração dos japoneses?

Uma das coisas que me intrigaram quando cheguei ao Japão foi escutar música brasileira, ou mais especificamente, bossa nova, no interior de alguns estabelecimentos japoneses.

Lembro de na época ter escutado algumas pessoas dizerem que a música era colocada quando observavam um brasileiro entrando na loja. Esse tipo de coisa poderia ser considerado um exemplo explícito de preconceito, o que eu particularmente acredito que não tenha fundamento.

Na verdade, o gênero da MPB, conhecida como Bossa Nova, é um estilo de música que caiu no gosto dos japoneses já tem muito tempo. Segundo estatísticas, o Japão é o maior mercado consumidor de Bossa Nova, e pasmem, superando o próprio mercado brasileiro.

Nomes como João Gilberto, Tom Jobim, Sérgio Mendes, entre outros, são muito populares no país. E o mais interessante é que a música brasileira no Japão surgiu com muita naturalidade. Não foi nenhum boom, mas se consolidou e continua a ter seu espaço no mercado japonês.

Fenômenos como relançamentos de LPs de vinil em formato digital acontecem com frequência no Japão. Só para se ter uma ideia, o show de João Gilberto, que aconteceu em 2003 em Tokyo e Yokohama levou ao delírio mais de 40 mil pessoas, a maioria japoneses.

Quem visita lojas que vendem CD’s, como a HMV, se surpreende com as prateleiras repletas de CDs de Bossa Nova, muitas vezes ocupando uma vasta área da loja. Entre eles, podemos encontrar títulos exclusivos do Japão, que nem ao menos foram lançados no Brasil.

Significando literalmente “nova batida”, a bossa nova surgiu pela primeira vez nos bairros cariocas há mais de 50 anos. Logo o gênero ganhou fama internacional e ainda na década de 60 chegou no outro lado do mundo, encantando os japoneses com a sua sonoridade.

Não é a toa que esse estilo de música é muito utilizado como som ambiente de hotéis, cafeterias, restaurantes, salões de beleza e outros tipos de estabelecimentos comerciais.

bossa nova no Japão

Inclusive há uma emissora de rádio em Tóquio, considerada uma das mais populares da capital, chamada J-Wave que desde 1988 apresenta o programa “Saúde! Saudade”, no qual toca exclusivamente músicas de artistas brasileiros e também da América Latina e do Caribe.

Há mais de duas décadas, esse programa de rádio em conjunto com a revista Latina realizam o Brazilian Disku Daishō — algo como “Grande Prêmio do Disco Brasileiro” em tradução literal mas que ganhou o simpático título vintage em português de Disco de Ouro da Música Brasileira. O lance é uma premiação em que ouvintes do programa, leitores da revista e a crítica especializada selecionam os melhores álbuns de música brasileira lançados a cada ano.

Aliás, o Disco de Ouro da Música Brasileira de 2020 já está aberto para votação e o resultado vai ser apresentado no dia 27 de dezembro de 2020. Saiba mais, clicando aqui.

Muitos estabelecimentos japoneses dedicados ao jazz também costumam receber consagrados artistas brasileiros que sempre contaram com um mercado atrativo no Japão. Lá eles contam com as melhores condições para gravar seus discos voltados para o mercado mundial.

Por que a bossa nova é tão amada pelos japoneses?

bossa nova é popular no Japão

Uma das responsáveis pela popularização da bossa nova no Japão é a cantora Lisa Ono. Nascida em São Paulo e criada no Brasil até os 10 anos, Lisa começou a cantar e tocar violão aos 15, quando já morava no Japão, iniciando sua carreira profissional em 1989.

Os japoneses gostam muito da bossa nova porque ela é incolor: quando você está triste, ela te consola; quando você está feliz, a sua felicidade aumenta“, explica.

Seus pais emigraram para o Brasil em 1957, mas ao contrário de muitos japoneses que foram trabalhar em fazendas de café, seu pai se mudou para o Brasil por outros motivos.

Meu pai amava a música brasileira e queria dirigir uma casa (performance) ao vivo no Brasil”, disse Ono. “Ele teve um grande impacto na minha busca pela carreira musical”.

Passando muito tempo no clube de seu pai em São Paulo, onde ouvia música o tempo todo, Ono pôde interagir com os músicos que seu pai convidava para se apresentar.

Lisa e sua família retornaram ao Japão em 1972 e seu pai abriu um restaurante brasileiro em Yotsuya, Tóquio, onde convidou vários músicos para se apresentarem. Passando sua adolescência rodeada por música latina, Ono tocava violão e cantava aos 15 anos.

Ela lançou seu primeiro CD em 1989. Um de seus álbuns vendeu mais de duzentas mil cópias, e ela ganhou quatro vezes o “disco de ouro” japonês na categoria jazz. Lisa também já tocou com grandes nomes da bossa nova como Tom Jobim, João Donato entre outros.

Em 2013, a cantora chegou a ser homenageada pelo governo brasileiro com a Ordem de Rio Branco, grau Oficial, pelo seu trabalho de divulgação da bossa nova no Japão, tornando-se uma espécie de embaixatriz da música brasileira no arquipélago japonês.

Mas além de Lisa, há muitos cantores japoneses cantando bossa nova no Japão. Alguns cantam em português, outros cantam versões adaptadas em japonês. Em Tóquio, há sempre ao menos um local tocando bossa nova e o público é quase que exclusivamente japonês.

A maioria deles, cansados das músicas norte-americanas, ficam encantados com a sonoridade da música brasileira, mesmo que não compreendam o significado das letras.

Na reportagem abaixo, a cantora japonesa Yuko Maeda conta que é apaixonada pela bossa nova. Ela é vocalista de um grupo musical em Tóquio, no qual cantam em português em diversos bares da capital. Segundo ela, “Meu corpo é japonês mas a alma é brasileira.”

Como podemos ver, a música brasileira tem muitos fãs no Japão. Não podemos deixar de destacar também o famoso Carnaval de Asakusa, que reúne centenas de foliões em sua maioria japoneses, ajudando a disseminar ainda mais a cultura brasileira em terras nipônicas.

Se você quiser ouvir um pouco da bossa nova made in Japan, digite no YouTube a palavra japonesa “ボサノバ”. Você vai encontrar muitos vídeos relacionados ao tema e verá que realmente este gênero musical brasileiro conquistou o coração dos japoneses.

Na verdade, essa conquista também é nossa. Apesar de despertar desconfiança em alguns, isso é motivo de orgulho para nós brasileiros. É muito bom saber que essa relação de amor dos japoneses pela bossa nova aconteceu de forma natural e é totalmente genuína.

Fontes: folha.uol.com.br, japantimes.co.jp
Imagem do topo: photo-ac.com

1 Comentário

  1. Jose Raimundo Lopes da Costa

    Me interesso muito por esse assunto. Que legal os japoneses tem bom gosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *