Paquera e Namoro entre Japoneses

Como são os relacionamentos amorosos no Japão? Como paqueram e namoram? Uma coisa é certa: É bem diferente dos brasileiros e outras nacionalidades.

Como são os relacionamentos amorosos no Japão? Como ocorre a paquera e o flerte? Muitas pessoas tem essa dúvida… Não há duvidas nenhuma de que a forma como se desenrola a paquera e o namoro entre japoneses é bem diferente em relação aos ocidentais.

Claro que não podemos generalizar, mas é possível notar que existem contrastes sutis que refletem diferenças culturais e religiosas no que diz respeito aos relacionamentos de casais japoneses.

Como sabemos, cada cultura desenvolve suas próprias características em relação a relacionamentos íntimos. Ao mesmo tempo que no Japão esteja mais aberto em questões sobre sexo e sexualidade, é interessante observar que mesmo nos dias atuais ainda ocorra casamentos arranjados, conhecidos como “Omiai”.

Mas na maioria das vezes os namoros rolam com um empurrãozinho de amigos em comum e quase sempre, após a conclusão do ensino médio ou chegada da maioridade, pois a pressão às voltas do vestibular é muito grande, o que acaba desencorajando muitos jovens a iniciar um namoro ou mesmo flertar.

Namoro e paquera entre japoneses

Muitos só vão namorar quando entram na faculdade. E de modo geral, a paquera é realizada de maneira bem mais discreta do que no Brasil. Em respeito aos jogos de sedução, os japoneses se mostram geralmente tímidos. Na verdade, não sei se o lance é mais cultural ou timidez propriamente dita.

O que eu sei é que notamos uma certa falta de desenvoltura no que diz respeito à paquera e jogos de sedução. Pelo menos é a sensação que se tem quando assistimos aos animes e filmes japoneses, onde os casais demoram uma eternidade para dar um beijo, que na maioria das vezes é um simples selinho.

O contato visual “Shisen o Awasu“, tipo ficar encarando “olho no olho” também não é uma tática de paquera adotada no Japão, uma vez que para eles, essa atitude pode parecer rude, e pode deixá-los muito constrangidos e até mesmo desconfortáveis.

Anime romance fotos

Pelo mesmo motivo deve-se ser sutil e não dizer as coisas “na lata” pra um paquera japonês. A comunicação geralmente acontece por meio de indiretas e sinais vagos.

E eles esperam que a outra pessoa “pegue as coisas no ar” e entendam intuitivamente como eles estão se sentindo. Como podemos supor, nem sempre isso acontece e essa linha cruzada de sinais não verbais pode resultar em uma grande frustração amorosa.

Pode parecer falta de interesse, timidez e até frieza, mas parece que flerte e namoro é ainda um tabu social no Japão. Embora muita coisa tenha mudado em vista de décadas atrás, percebemos que os casais japoneses são muito cautelosos em assumir a liderança em um relacionamento amoroso.

Na minha opinião, sem querer generalizar, é claro, mas me parece que paquerar e namorar no Japão pode ser um desafio e tanto para os japoneses, especialmente para os do sexo masculino, devido à pressão social de que deve partir deles a iniciativa de flertar e iniciar um relacionamento.

Namoro no Japão

Aproveite e veja também:
* Soushoku Danshi – Homens Herbívoros Metrossexuais
* DVD ensina homens e mulheres a deixarem de ser tímidos
* Robô Baby é criado para ajudar a aumentar a natalidade no Japão
* No Japão, homens tem a oportunidade de se sentirem “grávidos”

Tecnologia à favor dos relacionamentos

A tecnologia atual tem ajudado muitos japoneses a iniciarem ou manterem um relacionamento. As principais formas de comunicação usadas é através de mensagens de texto, mensagens instantâneas online, e-mails e sites de namoro.

Quando um casal japonês se conhece através da internet ou mesmo na vida real e ocorre um interesse mútuo, eles podem passar semanas trocando mensagens até que realmente tomem a iniciativa de se encontrarem pessoalmente.

O encontro, feito com bastante planejamento, é realizado quase sempre em locais públicos, como parques, bares ou restaurantes.

Japoneses são no geral muito pontuais e quando um dos dois se atrasa para um encontro, pode ser muito mal visto pelo outro.

Ou seja, não honrar com o horário estabelecido para um encontro pode ser broxante e resultar até no fim do relacionamento, principalmente se este estiver no começo.

Há casos ainda em que tudo começa com uma bela amizade e com o tempo, evolui para um namoro (pode até levar anos para que isso aconteça). Amores platônicos também não são incomuns, devido a dificuldade de muitos casais em expressar seus sentimentos e tomar a iniciativa de se declarar ao outro.

amor 1

Muitos japoneses (especialmente homens) esperam épocas oportunas para se declarar, como o encerramento do ano letivo, Valentine Day, White Day e até o Natal, que é visto no Japão como um Dia dos Namorados ao invés de uma festa cristã.

Depois que o namoro está engatilhado, percebi que geralmente é difícil um casal sair sozinho. Na maioria das vezes, estão acompanhados de grupos de amigos. Também é incomum vermos demonstrações públicas de afeto, como abraços, beijos ou simples gesto de carinho como “andar de mãos dadas”.

Namoro e paquera no Japão

Nas grandes cidades do Japão como Tóquio, Yokohama, Kobe, entre outras, é possível ver casais demonstrando afeto e carinho em locais públicos, mas nas cidades do interior é mais difícil de vermos (embora não impossível).

Quando a relação entra na fase mais séria, o casal anuncia o status amoroso para amigos e familiares e os pretendentes são apresentados às famílias um do outro. É de praxe levar lembrancinhas à família quando for visitá-los.

Gōkon, Grupo de namoro popular no Japão

No Japão existe vários serviços voltados para relacionamentos. Um deles, bastante popular, é o Gōkon (合コン), uma espécie de “grupo de amizade ou “grupo de namoro”. Quando um casal se conhece através do grupo, eles organizam uma reunião que geralmente ocorre em um restaurante ou izakaya.

É de praxe, cada um levar 3 a 4 amigos do mesmo sexo. Pode parecer meio estranho, já que se espera que o primeiro encontro seja feito a dois. Mas a maioria dos jovens japoneses se sentem mais confortáveis em estabelecer novos contatos dessa maneira, ou seja, como se fosse um evento em grupo.

Gokon

Durante a reunião, as meninas e meninos discutem entre eles, quem está interessado em quem e números de telefone ou e-mails são trocados. Como o celular é um acessório muito utilizado pelos japoneses em geral, é comum que eles troquem mensagens no keitai (celular) ali mesmo durante a reunião.

O termo Gōkon é uma mistura das palavras Godo (“junto”, “combinação”) e konpa (uma festa para os membros de um mesmo grupo, classe ou clube). De modo geral, o Goukon não se resume a apenas um encontro. Ele serve para estabelecer novos vínculos de amizade e possivelmente, formar relacionamentos a longo prazo.

Fatos sobre namoro no Japão

Os homens japoneses tem fama de tímidos e conservadores pelo fato de se sentirem acanhados com demostrações públicas de afeto. Por outro lado, as moças japonesas no geral, são mais receptivas. Isso talvez explique o fato de haver mais mulheres japonesas namorando estrangeiros do que vice versa.

Homens estrangeiros podem surpreender as japonesas por serem mais cavalheiros, galanteadores, desinibidos, carinhosos, etc. São qualidades que com certeza contam a favor dos ocidentais que querem namorar uma japa.

Como a maioria dos japoneses moram com os pais até se casarem, muitos casais de namorados tem seus momentos íntimos em motéis. Por esta razão existe um grande número de motéis no Japão, os “Rabu Hoteru” (ラブホテル). Tem de tudo que é jeito, para todos os gostos e para todos os bolsos.

Hotéis de amor no Japão

Falar sobre namoro, paquera e relacionamentos amorosos no Japão é bem complexo pois se trata de uma cultura totalmente diferente da nossa. Daria para ficar horas fazendo analogias sobre esse assunto. Mas se tiverem algo a acrescentar sobre o tema, fiquem à vontade pois vai ser muito oportuno… 🙂

130 Comments

  1. eu estou a.procura de uma japonesa para eu fica com ele e.nomearra muito tempo com na minha vida 092 99161 9014

  2. elis

    quero um namorado japonês a vida toda seja devorciado de 37 anos ate 40anos

  3. Gaby-chan

    Rsrsrsrsrsrsrs isso está parecendo um site de relacionamentos !!
    Parabéns pela postagem 🙂 Como sempre, amei!!

  4. Sabata

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Gente do céu! Morri de rir!! kkkkkkkkkkkkkkkkk

  5. marli teixeira

    quero conhecer um homem japones para compromisso serio casar e formar familia ter filho ser feliz

  6. marli teixeira

    quero um japa para casar

  7. Nevan

    sou descendente de japones e procuro uma japonesa ou uma mestiça para namorar 🙂

  8. Nevan

    sou descendente de japones e procuro uma japonesa ou uma mestiça para namorar sp capital 🙂

  9. Myna

    Adorei a reportagem!!
    Tenho 40 anos, sou linda, inteligente e engraçada rsrsrs…
    Quero um namorado japonês!! Onde eu Acho!!
    Arigato gozaimashita!!

  10. mauricio

    Oi mulheres interessadas, sou descendente de japones e tenho 40 anos e sou divorciado. Meu whats app 11 93000 2740….

  11. mauricio

    Oi mulheres interessadas no meu perfil, sou descendente de japoneses, tenho 40 anos e divorciado. Meu whats app 11930002740….

  12. robson garcia toledo

    Adorei as materias,li varias e fiquei feliz em saber que tenho um pouco do Japão em mim,desde já mando um grande abraço a essa gente maravilhosa,sou Otaku,faixa preta em Karate,Cosplayer(Jax mk9)e muito fã dessa cultura,arigato!

  13. Renato lima

    Meu nome Renato Lima sou de Campo Grande Ms.. estou a procura de uma mestiça ou japonesa que queira morar no Japão… me add no what*s 67-9206-9958 espero q tenha alguém….

  14. Lucas Lacerda

    kkkkkkk as pessoas tudo postando número e que estão a procura de alguém japonês(a) para namora, eu acho que realmente deve ser legal namora alguém de outro país com uma cultura e costumes diferentes do seu, mas o homem ou mulher que é apenas descendente acho estranho fica falando disso.

  15. gostaria de saber se as brasileiras negras são aceita no Japão para namorar ?

  16. Hama

    Carla, depende muito da região que se vá, por exemplo quanto maior a cidade menor seria a não aceitação.
    No Brasil, os descendentes costumam gostar de mulheres negras, mesmo que ainda que haja uma certa resistência familiar!

  17. oi gostaria muito de conhecer japonesas divorciadas lindas de 39 a 38 anos que moraõ no brasil .obrigado

  18. Paulo Roberto

    Sou brasileiro, 54a, solteiro. Quero namorar com uma japonesa, sincera!

  19. Raquel.

    Achei bem interessante essa materia. Me ajudou a entender um pouco mais sobre o comportamento dos japoneses quanto ao namoro,paquera.

  20. Samantha

    Pelo visto acho que eu não namoraria japoneses, porque comigo não rola homem tímido e sem atitude. O homem por si só já tem fama de ‘líder do grupo’, e se ele não tem essa atitude para elogiar uma mulher, observar se ela está dando mole, e convidá-la para sair, pegar um cinema, comer uma pizza.. vai ficar pra titio. Eu não gosto de bancar a macha, gosto de bancar a feminina e delicada. Acho HORRÍVEL mulher ter que dar em cima do cara para conseguir algo. É mais fácil eu morrer virgem, virar freira que namorar um japonês assim. Gosto de homem que sabe o que quer e não dá mole pra outro roubar a sua mina.

  21. wilder

    gostei muito da matéria,um dia ainda passo uma temporada la no japão…

  22. Eu quero a rruma uma namorada japonesa eu tenho 32anos meu sonho e namora uma japonesa eu vo deicha meu telefoni e 019 988744888

  23. Fer suzuki

    Carla eu sou negra brasileira e casada com japones, a familia me recebeu super bem, eu tbm pensei q sofreria preconceito, mas fui surpreendida com tanto carinho! Se vc gosta do estilo nao desista!

  24. Icka

    KkKkKkKkKkKkK…Rachei de ri! rs achei legal o post, é sempre interessante conhecer culturas beeemmm diferente da nossa! agora galera…tem vários sites p/ conhece gente de todo mundo , tem um post nesse mesmo blog que da dicas de site p/ conhecer e conversar com japas! um deles que, achei massa, p/ treina o idioma e conhecer japoneses, é o Friends in Japan, como eu e precisava aprender o idioma… foi o que me salvou! e conheci uma galera bem legal lá! =^*^=~~
    O post que citei acima: https://www.japaoemfoco.com/sites-de-namoro-mais-populares-no-japao/

  25. laurinho

    Gostaria conhecer uma japa para amizade e algo mais

  26. elenice

    Sou brasileira morena cor de chocolate,46 anos,divorciada..estou a procura de um Japones que seja divorciado ou viuvo…para um relacionamento sincero,que possamo aproveitar a vida juntos.

  27. elenice

    A procura de um Japones..meu e-mail el266@ig.com.br..um relacionamento serio.

  28. Mauricio

    Oi meu nome e mauricio sou descendente de japoneses, tenho 40 anos e gostaria de conhecer mulheres simpaticas e que queiram um relacionamento.meu whats app para contato. 11 944522699.

  29. roberto

    Quero encontrar uma namorada descendente de japoneses que mora no brasil. Moro em bh. Tenho 40 anos. Quero uma namorada de 25 a 35 anos.me liga se interessar me conhecer. Meu nome e roberto. 33-99314674 ou 31-92518389.

  30. E se for o caso de relacoes homosexuais?

  31. Issei senpai

    Estou fazendo faculdade de medicina quero uma descendente ou uma japonesa para nos conhecermos melhores

  32. Alexandre Morishita

    Parece que está página os comentários viraram procura de relacionamentos.
    rsrsrs..

  33. Dani Bueno Fujii

    Achei legal o post e vi que nao é so eu q sou mestiça que tbm curti outro mestiço

  34. Quero namorar uma mestiça japonesa de 35/42 anos,sou do sul de minas tenho 42 anos.

  35. enrique

    Sou brasileiro 34 anos procuro japonesa. 011 961190948 chama no watss

  36. paulo sergio campos

    gostaria de formar um grupo do WhatsApp para aprender japonês sou de salvador meu WhatsApp é 71 93072928

  37. Olá , adorei a matéria , Parabéns .. Sou fascinado pela cultura Japonesa e as histórias …
    Gostaria de conhecer mulheres japonesas .
    Meu watsap : 81-995004186

  38. nossa a cultura japonesa e maravilhosa eu amo a cultura o luga e mas o caso e que…. se derrepente eu for pra la eu sofre algum tipo de preconceito por causa da minha cor (sou morena clara)

  39. EDUARDO

    Gostei muito, apesar que já tenho uma, mas a tecnologia ajuda mesmo, conheço muitas asiáticas graças ao facebook, pelo menos eu uso para coisas boas kkkkkkkk

  40. Seijitsu

    Estou chocada com os comentários aqui, fala sério, vocês acham mesmo que algum japonês/ descendente vai se interessar por alguém que comente nessa matéria?!
    Pior de tudo é que são na grande maioria pessoas “velhas”, se fossem uns “otakus” crianças/adolescente tudo bem, mas por favor gente, acordem!

  41. norma trajano

    Eu sou louca por homem oriental sempre estive a procura de um pois amo a cultura deles…Estou disponivel se tiver um solteiro por ai a fim de compromisso entre em contato. Norma.trajano@hotmail.com

  42. Carlos Obata

    Sou sansei, microempresario, sem vicios, solteiro, 1,67m, 67 kgs, olhos e cabelos castanhos, tenho 45 anos, moro em Sao Paulo-SP. Procuro mulher oriental ou descendente, sem vicios, para relacionamento serio. Meu email para as interessadas: carlosobata20@gmail.com

  43. Oi galera.. estou começando um canal no youtube sobre a vida no japão… quem puder se inscreve la ok
    É so buscar por Brothers In Japan
    Ou pelo link: youtube.com/brothersinjapan

  44. Yuji

    Boa materia! Eu morei um período no Japão e realmente a paquera e namoro são beem diferentes do Brasil, isso é pq existe o “respeito” um com o outro e com todos, não importa se é estrangeiro ou não, não é uma zona igual no Brasil que a pegação rola solta. Nessa questão estamos anos luz atrasados, mas cada país tem sua cultura né.
    Eu sou descendente de japonês mas confesso que não tenho esse perfil, sou mais do jeitinho brasileiro kkkk sem fugir das raízes claro! 😉

  45. Renato

    Sou mestiço mulheres de são Paulo podemos nos conhecer .. Whatsapp 950601521

  46. Fatima

    Quero um namorado japones

  47. Crisleidin

    Gostaria de conhecer mais sobre os japones. Eu sou de cor chocolate gosto muito da cultura deles.Sou brasileira e quem quiser se corresponder comigo os japoneses meu email.Criscrisil@yahoo.com.Acho que não há preconceito??? Kissu.

  48. Mamys

    Moro no Japão faz 20 anos e digo aos interessados:
    Antes de se aventurarem nesta jornada, procurem informações concretas sobre ser casado(a) com um japonês(a).
    Aqui tem várias brasileiras casadas com japoneses e os brasileiros que eu conheci casados com japonesa se divorciaram.

    A frase mais comum das brasileiras casadas com japoneses que eu ouço:
    – O japonês é o melhor namorado do mundo mas é o pior marido! (Preocupante isto! Para as interessadas, é melhor conferir antes de se aventurar)
    – Quanto maior o saldo bancário do marido maior será o amor da esposa japonesa. Nada animador!!!!

    Bons ventos pra todos interessados nesta aventura!!!

  49. Marta

    Gostaria muito de namorar um japonês….quem sabe até se casar!! Tenho 1.70m….peso 85k! Sou branca…divorciada!! Aguardo como um sonho que tenho a realizar!! Meu watsap 98734.5900

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *