Paquera e Namoro entre Japoneses

Como são os relacionamentos amorosos no Japão? Como paqueram e namoram? Uma coisa é certa: É bem diferente dos brasileiros e outras nacionalidades.

Como são os relacionamentos amorosos no Japão? Como ocorre a paquera e o flerte? Muitas pessoas tem essa dúvida… Não há duvidas nenhuma de que a forma como se desenrola a paquera e o namoro entre japoneses é bem diferente em relação aos ocidentais.

Claro que não podemos generalizar, mas é possível notar que existem contrastes sutis que refletem diferenças culturais e religiosas no que diz respeito aos relacionamentos de casais japoneses.

Como sabemos, cada cultura desenvolve suas próprias características em relação a relacionamentos íntimos. Ao mesmo tempo que no Japão esteja mais aberto em questões sobre sexo e sexualidade, é interessante observar que mesmo nos dias atuais ainda ocorra casamentos arranjados, conhecidos como “Omiai”.

Mas na maioria das vezes os namoros rolam com um empurrãozinho de amigos em comum e quase sempre, após a conclusão do ensino médio ou chegada da maioridade, pois a pressão às voltas do vestibular é muito grande, o que acaba desencorajando muitos jovens a iniciar um namoro ou mesmo flertar.

Namoro e paquera entre japoneses

Muitos só vão namorar quando entram na faculdade. E de modo geral, a paquera é realizada de maneira bem mais discreta do que no Brasil. Em respeito aos jogos de sedução, os japoneses se mostram geralmente tímidos. Na verdade, não sei se o lance é mais cultural ou timidez propriamente dita.

O que eu sei é que notamos uma certa falta de desenvoltura no que diz respeito à paquera e jogos de sedução. Pelo menos é a sensação que se tem quando assistimos aos animes e filmes japoneses, onde os casais demoram uma eternidade para dar um beijo, que na maioria das vezes é um simples selinho.

O contato visual “Shisen o Awasu“, tipo ficar encarando “olho no olho” também não é uma tática de paquera adotada no Japão, uma vez que para eles, essa atitude pode parecer rude, e pode deixá-los muito constrangidos e até mesmo desconfortáveis.

Anime romance fotos

Pelo mesmo motivo deve-se ser sutil e não dizer as coisas “na lata” pra um paquera japonês. A comunicação geralmente acontece por meio de indiretas e sinais vagos.

E eles esperam que a outra pessoa “pegue as coisas no ar” e entendam intuitivamente como eles estão se sentindo. Como podemos supor, nem sempre isso acontece e essa linha cruzada de sinais não verbais pode resultar em uma grande frustração amorosa.

Pode parecer falta de interesse, timidez e até frieza, mas parece que flerte e namoro é ainda um tabu social no Japão. Embora muita coisa tenha mudado em vista de décadas atrás, percebemos que os casais japoneses são muito cautelosos em assumir a liderança em um relacionamento amoroso.

Na minha opinião, sem querer generalizar, é claro, mas me parece que paquerar e namorar no Japão pode ser um desafio e tanto para os japoneses, especialmente para os do sexo masculino, devido à pressão social de que deve partir deles a iniciativa de flertar e iniciar um relacionamento.

Namoro no Japão

Aproveite e veja também:
* Soushoku Danshi – Homens Herbívoros Metrossexuais
* DVD ensina homens e mulheres a deixarem de ser tímidos
* Robô Baby é criado para ajudar a aumentar a natalidade no Japão
* No Japão, homens tem a oportunidade de se sentirem “grávidos”

Tecnologia à favor dos relacionamentos

A tecnologia atual tem ajudado muitos japoneses a iniciarem ou manterem um relacionamento. As principais formas de comunicação usadas é através de mensagens de texto, mensagens instantâneas online, e-mails e sites de namoro.

Quando um casal japonês se conhece através da internet ou mesmo na vida real e ocorre um interesse mútuo, eles podem passar semanas trocando mensagens até que realmente tomem a iniciativa de se encontrarem pessoalmente.

O encontro, feito com bastante planejamento, é realizado quase sempre em locais públicos, como parques, bares ou restaurantes.

Japoneses são no geral muito pontuais e quando um dos dois se atrasa para um encontro, pode ser muito mal visto pelo outro.

Ou seja, não honrar com o horário estabelecido para um encontro pode ser broxante e resultar até no fim do relacionamento, principalmente se este estiver no começo.

Há casos ainda em que tudo começa com uma bela amizade e com o tempo, evolui para um namoro (pode até levar anos para que isso aconteça). Amores platônicos também não são incomuns, devido a dificuldade de muitos casais em expressar seus sentimentos e tomar a iniciativa de se declarar ao outro.

amor 1

Muitos japoneses (especialmente homens) esperam épocas oportunas para se declarar, como o encerramento do ano letivo, Valentine Day, White Day e até o Natal, que é visto no Japão como um Dia dos Namorados ao invés de uma festa cristã.

Depois que o namoro está engatilhado, percebi que geralmente é difícil um casal sair sozinho. Na maioria das vezes, estão acompanhados de grupos de amigos. Também é incomum vermos demonstrações públicas de afeto, como abraços, beijos ou simples gesto de carinho como “andar de mãos dadas”.

Namoro e paquera no Japão

Nas grandes cidades do Japão como Tóquio, Yokohama, Kobe, entre outras, é possível ver casais demonstrando afeto e carinho em locais públicos, mas nas cidades do interior é mais difícil de vermos (embora não impossível).

Quando a relação entra na fase mais séria, o casal anuncia o status amoroso para amigos e familiares e os pretendentes são apresentados às famílias um do outro. É de praxe levar lembrancinhas à família quando for visitá-los.

Gōkon, Grupo de namoro popular no Japão

No Japão existe vários serviços voltados para relacionamentos. Um deles, bastante popular, é o Gōkon (合コン), uma espécie de “grupo de amizade ou “grupo de namoro”. Quando um casal se conhece através do grupo, eles organizam uma reunião que geralmente ocorre em um restaurante ou izakaya.

É de praxe, cada um levar 3 a 4 amigos do mesmo sexo. Pode parecer meio estranho, já que se espera que o primeiro encontro seja feito a dois. Mas a maioria dos jovens japoneses se sentem mais confortáveis em estabelecer novos contatos dessa maneira, ou seja, como se fosse um evento em grupo.

Gokon

Durante a reunião, as meninas e meninos discutem entre eles, quem está interessado em quem e números de telefone ou e-mails são trocados. Como o celular é um acessório muito utilizado pelos japoneses em geral, é comum que eles troquem mensagens no keitai (celular) ali mesmo durante a reunião.

O termo Gōkon é uma mistura das palavras Godo (“junto”, “combinação”) e konpa (uma festa para os membros de um mesmo grupo, classe ou clube). De modo geral, o Goukon não se resume a apenas um encontro. Ele serve para estabelecer novos vínculos de amizade e possivelmente, formar relacionamentos a longo prazo.

Fatos sobre namoro no Japão

Os homens japoneses tem fama de tímidos e conservadores pelo fato de se sentirem acanhados com demostrações públicas de afeto. Por outro lado, as moças japonesas no geral, são mais receptivas. Isso talvez explique o fato de haver mais mulheres japonesas namorando estrangeiros do que vice versa.

Homens estrangeiros podem surpreender as japonesas por serem mais cavalheiros, galanteadores, desinibidos, carinhosos, etc. São qualidades que com certeza contam a favor dos ocidentais que querem namorar uma japa.

Como a maioria dos japoneses moram com os pais até se casarem, muitos casais de namorados tem seus momentos íntimos em motéis. Por esta razão existe um grande número de motéis no Japão, os “Rabu Hoteru” (ラブホテル). Tem de tudo que é jeito, para todos os gostos e para todos os bolsos.

Hotéis de amor no Japão

Falar sobre namoro, paquera e relacionamentos amorosos no Japão é bem complexo pois se trata de uma cultura totalmente diferente da nossa. Daria para ficar horas fazendo analogias sobre esse assunto. Mas se tiverem algo a acrescentar sobre o tema, fiquem à vontade pois vai ser muito oportuno… 🙂

130 Comments

  1. dayse

    Um ótimo comentaria sobre os namorados

  2. Wellington

    Gostei da materia…muito interessante estou louco por uma japinha…kkk

  3. Douglas Lima

    Se você perceber até em casos de brasileiros que são filhos de japoneses há essa timidez. Por receber uma criação japonesa acabam sendo mal interpretado por algumas meninas brasileiras que acham que eles são arrogantes ou que não querem muito papo. Muitas vezes a timidez impede vários desejos que temos.

  4. Rodrigo

    Realmente a cultura por trás dos relacionamentos amorosos no Japão é bem diferente da ocidental!
    Gostaria de saber se no Japão coisas como separações e divórcios são raras, pois nunca vi muitos casos.

  5. Japão em Foco

    Oi Rodrigo!
    Olha, hoje em dia é bem mais comum do que se pensa… Claro que nem tanto como no Brasil, mas depois do último tsunami, o número de divórcios aumentou bastanTe segundo estatísticas. Olha só esse artigo: Japoneses comemoram divórcio com cerimônia e festa. Abraços! 🙂

  6. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    Realmente, os descendentes tem esse esterótipo de serem tímidos ou então de serem mega inteligentes… Alguns são realmente, outros nem tanto. No Japão também é assim… Infelizmente, as pessoas colocam todos na mesma panela, mesmo havendo muitas exceções. Abraços!

  7. Japão em Foco

    Oi Dayse e Wellington!!!
    Que bom que gostaram da matéria! 🙂
    E Wellington, espero que a matéria tenha tirado algumas de suas dúvidas e que ajude de alguma forma você conquistar a japinha de quem está afim… Abraços!

  8. Luis

    Gostei da parte ‘São qualidades que com certeza contam a favor dos ocidentais que querem namorar uma japa.’ – HAHAHA. Sempre passo aqui no blog pra aprender mais sobre o Japão. VLW

  9. Pingback: Kissu - Beijar é tabu no Japão? | Curiosidades do Japão

  10. jessica

    Eu namoro um Japa faz quase 2 anos .
    Talvez seja por todos esses tabus que ele se apaixonou por mim .Ou melhor ,somos apaixonados e amamos um ao outro .
    Mas eu sou brasileira original e ele Japones nascido em Tokyo.
    Eu sou descontraida ,brincalhona ,sou cuidadosa e atenciosa .
    No inicio ele que tomou iniciativa ,mas talvez por ja ter morado fora do Japan ,viveu muitos anos in USA .
    Talvez seja por isso que combinamos tanto e nos amamos desde o primeiro dia que nos vimos .

    Oi Jessica!
    Nossa, que legal ler seu depoimento!!! Com certeza o fato dele ter morado fora do Japão o ajudou a ter uma outra visão, fazendo com que seja mais receptivo ao mundo ocidental! 🙂 Espero que o relacionamento de vocês realmente dê certo! Tô na torcida rs! Abraços!

  11. Japão em Foco

    Oi Luís!
    Que bom que você gostou da matéria!
    Abraços!

  12. Alexandre

    Ola, vivi mais de catorze anos em hamamatsu e quando era solteiro ia para o NAMPA (paquera), que era feito em game centers e ao entorno do ACT CITY.
    Tanto o homem quanto a mulher podem tomar a iniciativa da paquera e existe uma espécie de regra que se você convida ou é convidado a sair para jantar e aceita, subentende-se que o final do encontro é em um love hotel .
    Abrcz

    Oi Alexandre!
    Interessante seu comentário, pois nos mostra que há outras maneiras de rolar as paqueras no Japão! Abraços!

  13. Rafael

    Tive uma paixão um tanto rápida com uma japonesa que conheci na Austrália que terminou quando tive que retornar ao Brasil e com as saudades que tenho dela fui pesquisar no google sobre o assunto e caí aqui hahahah muito bom seu artigo por sinal. O que me fascinou na mulher japonesa (tive outras como amigas e visitei o país) é o fato delas serem mais na delas, sem querer aparecer para os outros. E eu, sendo uma pessoa mais reservada e de boa, amava isso.

    Oi Rafael!
    Muito legal seu depoimento! Obrigado por compartilhar conosco! Abraços!

  14. Renato

    Lá não tem o “pega e beija”???…. Como é que eles ficam???

  15. Japão em Foco

    Oi Renato!
    Não é que não exista, só não é tão habitual como no Brasil, exceto em baladas em Tóquio e grandes cidades. Como citou o Alexandre, existem lugares que acabam se tornando points de paquera, especialmente em torno de Games Centers. Mas acho que pega e beija é difícil. Normalmente convida-se a pessoa para sair, jantar fora, etc e depois pode ser que acabe rolando algo. Abraços!

  16. Francis

    Show de bola essa matéria….
    Namoro uma garota descendente de japonês, que morou um tempo no Japão e o seu pai ainda mora lah. Mesmo sendo brasileira tem bastante da criação em seus costumes. Lendo o texto pude perceber algumas semelhanças nas atitudes dela rsrsr legal. Para dar o primeiro beijo foi uma novela e foi um selinho rsrsrs ela ficou tão constrangida que começou a rir e não parava mais… saimos, demos uma volta segurando-a na mão e acho que passei confiança e foi se soltando, ficou mais tranquila. Só não entendia porque tanta timidez rsrsrs … agora eu sei.

  17. Japão em Foco

    Oi Francis!
    Obrigada pelo seu comentário!
    Realmente é uma característica bastante sobressalente essa “polidez” que os japoneses costumam ter nos relacionamentos amorosos. Claro, que toda regra tem sua exceção, mas grande parte dos japoneses, incluindo descendentes ainda preservam essa característica! Abraços!

  18. 😆 quero receber novos comentario no meu Email

  19. Japão em Foco

    Oi Auzelita!
    Para receber novos comentários no seu e-mail, basta selecionar uma caixinha no fim dos comentários. Para receber novas atualizações do blog no seu e-mail, veja as instruções aqui. Abraços!

  20. Juliana

    Descobri esse blog por acidente há algumas horas e acabei ficando tão entretida lendo essas matérias, são muito interessantes e bem escritas! :3 sempre tive curiosidade pela cultura ocidental, e acabei descobrindo muita coisa legal por aqui. Parabéns, vou continuar acompanhando!

  21. Japão em Foco

    Oi Juliana!
    Que bom que você está gostando das matérias!
    Seja sempre bem vinda aqui tá bom!
    Abraços!

  22. Mayron

    Fui em uma festa não oriental, mas tinha bastante japonesas (já que elas só andam em grupo), estava rolando musica eletronica, bebidas e etc… avistei umas japas por la, até investi em algumas, mas nenhuma quis trocar uma ideia firme comigo, e olha que eu fui bem na minha, sem forçar, perguntava se tinha como se conhecer e talz… teve algumas que nem olhar pra mim olharam. credo. meio que me caí na real em relação a japas, fiquei meio triste em saber que garotas tão bonitas são tão introspectivas. isso é um disperdício… Enfim, gostei do texto e do blog, parabéns!

  23. EDITH

    Yo estoy namorado con japonés 2años y de verdad el esta lo quito por mi ya k somos de cultura diferente y como narras en tu historia k los occidentales somos más demostrativos con nuestros sentimientos de verdad al comienzo para mi fue un poco difícil por la diferencia de cultura y tabus pero ahora somos inseparables hasta mis vamos a casar yo estoy feliz por k el es un hombre k ne demuestra paz seguridad y amor creo k en muchos latinos les falté eso pero en fin cuando uno conoce asu media naranja no importa de donde sea lo k importa es el amor y la fidelidad del uno al otro

  24. Cassio

    Os japoneses casam obrigatoriamente no civil e depois no religioso? Como é a reunião das famílias nas cerimônias de casamento? Existe a figura dos padrinhos? Casamento arranjado acontece em que situação?

  25. Cassio

    😉

  26. Japão em Foco

    Oi Pessoal!
    Obrigada por comentarem!
    Cassio, creio que este tema é bem complexo e merece um artigo inteiro dedicado a este assunto. Prometo que pesquisarei a fundo e em breve postarei aqui ok! Abraços! 😉

  27. Aika soto

    Oi!! Goste muito de teus articulos..to lendo todos…..gostaria de facer amigas japonesas…que escriban en portugues..o español……podrias ayudarme…algun sitio o ..algo…obrigado..beijos..uy poso mandar bjs…respetuosamente

  28. Japão em Foco

    Oi Aika!
    Não sei se tem facebook, mas lá tem várias páginas que falam sobre o Japão que possibilitam fazer muitas amizades. Também tem os fóruns na internet sobre o Japão que permitem essa interação. Eu não sei se há outras maneiras, mas acredito que o pessoal aqui pode te dar algumas sugestões. Abraços!

  29. Milton Takehana

    Fiquei sabendo que no Japão, as pessoas não se tocam como aqui no Brasil, por exemplo, um homen dar um beijinho no rosto da mulher é comum aqui no nosso país, então eu fico me perguntando em pleno seculo 21. os homens do Japão estão nessa ainda, sendo que o Japão é a 3ª. potencia do mundo, eu creio que vai ficar pra tataravô

  30. Rafaela

    Gente, se tem tanto japa querendo uma acidental, olha eu aki!!!! Sou uma mulata apaixonada pelos olhos puxadinhos dos gatinhos orientais!

  31. CRISTINA

    Matéria muito legal que faz a gente estar mais próximos dessa linda e admirável cultura. Minha madrinha, filha de japoneses, tinha alguns hábitos que compartilhava comigo…eu apreciava muito. Por coincidência, vários trabalhos tive como chefe japoneses ou descendentes e sempre gostei muito. Recentemente peguei gosto por novelas asiáticas,(a 1ª Ichi rittoru no namida) que fez me emocionar demais! e daí em diante não parei mais… Um sonho: viajar e conhecer de perto as maravilhas do Japão!

  32. Alan

    Olá!
    Tenho uma dúvida!
    É verdade que as japonesas adoram namorar estrangeiros?

    Obrigado!

  33. Alan

    Vocês estão de parabéns!!!
    O blog de vocês é ótimo! 😉

  34. Lorena

    😀 Quero conhecer um japa,lol…..

  35. Alan

    Olá!
    Então, por favor, me respondam: É verdade que as japonesas gostam da ideia de namorar um estrangeiro, como por exemplo, brasileiros?

    Agradeço muito! 🙂

  36. Sergio

    Olá galera, se tiver alguma mulher querendo se relacionar de boa estou livre rsrsrsrsrsr…..entre em contato que envio meu whtsapp

  37. Sergio

    Ahhhh….sou Oriental nissei, aguardo retorno de vcs mulheres de qualquer idade desde que queira algo serio mesmo, bjos.

  38. Mila

    E ae Sergio, passa seu whatsapp rsrs

  39. Ana

    Conheci um cara da Malásia, ele mora em Singapore e já morou em outros países da Asia e também Australia.
    Nós ficamos juntos e continuamos nos falando, ele responde rapidamente, mas eu sinto que falta mais atitude. Eu estou de viagem confirmada para Australia por um período de 4 meses e já tinha planejado visitar Singapore antes de conhecê-lo. Ele pediu para que fosse visitá-lo, me fez prometer…estou programando a viagem, ficarei em um hotel, não sei como agir em relação a ele, mas a vontade de tentar é grande. Não sei como eles demonstram interesse.
    Adorei o blog, abraço

  40. eu so tenho 12 anos e sou apaixonada pelo japao tanto que meu sonho e morar la um dia . acho os japoneses muito bonitos. tanto que quero namorar com um quando tiver 18 anos,como deu pra entender os os homens de la sao timidos,eu tambem sou timida nesses asuntos de relacionamemtos ,acho que nao vai ser tao dificil pra mim.

  41. Daniela Dias

    Boa Tarde.
    Que artigo bacana. Desde ontem decidi procurar mais sobre os Japas e estou ficando fascinada por esse assunto. Tenho 20 anos e apesar de não ter tidos muitos homens em minha vida, eu sempre gostei mais dos loiros dos olhos claros, inclusive meu último namorado é Americano, namoramos por 1 ano e meio. Mas eu sempre me senti atraída por Orientais, eles me instigam, eu não sei explicar. Conheci um japa por um site de relacionamento, saímos 4 vezes e mantínhamos contato todos os dias, do Bom Dia até o  Boa Noite, e de umas três semanas pra cá ele se distanciou, e eu não sei o motivo… Mas lendo esse artigo consigo mais entender o jeito dele. Acho que estou apaixonada *-*

  42. Ola eu queria muito encontra uma pessoa assim uma mulher pra ser minha mulher de verdade talvez serja voce se voce estive me vendo me chama que eu vou pra voce

  43. Oi eu sou assim muito apaixonado por uma japonesa bem linda

  44. Cristiane

    Excelente post, para quem pretende relacionar-se com oriental!
    Sou fascina pela cultura, e pretendo conhecer o Japão e claro um Japonês.

  45. denilson

    Gostei muito do artigo, sempre tive desejo e vontade de namorar e construí minha vida com uma japonesa. Caso auguem tenha algum grupo de relacionamento entre pessoas japonesas pode min adicionar (83)9142-5521

  46. denilson

    só lembrando o grupo que eu falo é no whatsapp!

  47. ADALBERTO LENDRO

    Olá eu amo amor de coração a cultura japonesa as mulheres tudo.

  48. Janderson freitas

    Ola! gente tenho uma atraçao por japones tudo neles me atreim,espero um dia arruma um belo japones pra mim kkkkkkk
    Aprendi muitas coisas aqui valew!

  49. Janderson freitas

    Se algum japones tiver afim e so me adc no whastsapp 091983838878

  50. Daniel

    O foda e o homem tomar iniciativa e depois ser acusado de assédio sexual,outra que as Japas parece ter medo de homem quando entra em trem,metrô,ônibus sempre senta do lado de mulheres ou prefere ficar em pé invés de sentar ao lado de homem,é comum ver Japas com Ocidentais e não o inverso pq Japones tem fama de pau pequeno e os japoneses são sem sal e açúcar,prefere ler mangá,ver anime,jogar video-game ao invés de de ir atrás de mulher.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *