Otoshidama, a tradição de Ano Novo para as crianças
Otoshidama, o envelope de dinheiro para as crianças
Quando eu cheguei ao Japão, eu sempre me perguntava para que servia aqueles envelopes tão cutes, coloridos e cheios de desenhos infantis. Descobri que eram chamados de Otoshidama (おとしだま /お年玉), semelhante ao kinpū, um tipo de envelope japonês, no qual se coloca um montante de dinheiro para dar de presente em ocasiões específicas como nascimentos, batizados, casamentos e funerais.
A única diferença entre eles é que o Otoshidama são destinadas especialmente às crianças e adolescentes e por isso são menores e mais ilustradas. Esses envelopes também são chamados de Pochibukuro e são entregues às crianças pelos seus pais, avós ou parentes na época do Ano Novo, ou seja, entre o dia 1 a 3 de janeiro.
A quantidade de dinheiro que vai dentro do envelope depende da idade da criança, mas geralmente é o mesmo valor para cada uma, caso houver mais de uma criança na família.
Desta forma, nenhum deles se sentirá menosprezado. O valor mínimo é cerca de 1000 ienes, dados às crianças pequenas dentro dos envelopes que são ilustrados com motivos infantis variados como Maneki Neko, Pokemon, Hello Kitty, Doraemon, etc.
Para os adolescentes o valor é sempre maior e podem variar entre cinco a dez mil ienes. Geralmente o Otoshidama é entregue às crianças até completarem o ensino médio, mas existe casos em que estudantes universitários também ganham um certo montante de dinheiro dos seus familiares como presente de Ano Novo.
A maneira como o dinheiro vai dentro do envelope também é importante. Ele deve ser cuidadosamente dobrado em três partes e inserido dentro dos pequenos envelopes, que podem ser encontrados facilmente nas papelarias e Hakuen Shops no Japão.
Uma coisa que chama a atenção é que além de cutes, os envelopinhos são super baratos: Um pacote com 10 envelopes, custam normalmente 100 ienes.
Com essa tradição, os pais tem como principal objetivo ensinar as crianças a poupar parte do dinheiro para uma emergência e as incentiva a gastar a outra parte, comprando algo que elas gostam. Assim, elas vão aprendendo desde cedo sobre a arte de manusear o dinheiro com sabedoria, inteligência e sensatez .
Além do Otoshidama, ainda tem os jogos tradicionais do Oshougatsu, que são jogos e brincadeiras realizados pelas crianças durante o Ano novo. Agora dá para entender porque as crianças ficam tão ansiosas para a chegada do Ano Novo né?!
É com certeza, uma das datas mais emocionantes e empolgantes para as crianças japonesas, diferente do Brasil, que é o Natal a data mais esperada.
Pingback: O Ano Novo no Japão - Rituais do Oshougatsu | Curiosidades do Japão