Os Distritos da Luz Vermelha de Tóquio
Tóquio é considerada uma das cidades mais seguras do mundo. No entanto, há locais chamados de ‘distritos da luz vermelha’ que podem oferecer algum risco.
O Japão é classificado como um dos países mais seguros do mundo, com uma baixa taxa de criminalidade. No entanto, há alguns poucos locais nas quais é necessário ter uma atenção redobrada. Estes locais são chamados de ‘distritos da luz vermelha’ e costumam atrair muitas pessoas por serem grandes ‘points’ para os turistas que buscam entretenimento noturno.
Mas quais os perigos que esses distritos oferecem? Bem, eles costumam ser dominados pela máfia yakuza, que como sabemos estão fortemente envolvidos com coisas ilícitas como jogos de azar, prostituição, tráfico de drogas, agiotagem, contrabando de armas, extorsão, etc.
Imagem: elmimmo (flickr)
A presença de membros da Yakuza nestes distritos é comum afinal é o lugar onde a maioria de seus negócios são administrados. Claro que nem todos os bares e clubes são operados pela Yakuza, mas sua presença é o suficiente para intimidar a maioria das pessoas.
No entanto você não precisa deixar de conhecer esses lugares, muito pelo contrário. São ótimos locais para quem deseja se divertir nas noites de Tóquio. Basta apenas tomar cuidado para evitar situações que possam lhe trazer prejuízos ou algum tipo de arrependimento futuro.
Imagem: Depositphotos
Por exemplo, nesses distritos é comum ter pessoas abordando outras nas ruas e algumas delas podem estar envolvidas com trabalhos escusos. Abaixo vamos listar alguns deles.
1) “Kyakuhiki”: Significa literalmente “extrator de clientes” e se refere ao pessoal que trabalham em bares, boates, pubs (sunaku) e izakaya (restaurantes com extensas opções de bebidas alcoólicas) que tentam ‘obrigar’ os transeuntes para entrar em seus estabelecimentos.
Embora eles não recorram a literalmente puxar as pessoas para seus bares, alguns o seguirão pela rua, incomodando você com perguntas. Tenha coragem de dizer “não”.
2) Escotismo: Este termo é usado para descrever homens cujo trabalho envolve abordar mulheres jovens na rua e, usando ofertas de remuneração lucrativa como isca, tentam recrutar mulheres para negócios clandestinos ou no mínimo, suspeitos.
3) Muryo Annai-jyo (無料案内所): Significa “Serviço de Informação Gratuito”. Mas não se engane. Não se trata de um centro de informações como vemos em pontos turísticos por exemplo.
Na verdade, trata-se de pessoas que trabalham nos bordeis do distrito da luz vermelha e a intenção deles é a de encontrar clientes, e encaminhá-los para os estabelecimentos.
4) Host: Trata-se de pessoas que trabalham em um “host club”, um estabelecimento do tipo bar/lounge, e tentam angariar clientes nas ruas. Host refere-se a um (a) jovem que se senta, serve bebidas (geralmente álcool) e conversa com seus clientes em troca de dinheiro.
Além disso, muito cuidado, pois não é incomum cobrarem muito mais do que o valor prometido. Essa é uma tática de alguns estabelecimentos que adicionam taxas e custos extras à conta sem informar seus clientes com antecedência, e isso pode acarretar em um grande prejuízo.
Também não é incomum essas pessoas mostrarem fotos de anfitriãs jovens e atraentes. Não acredite nas fotos deles! Você pode ver uma garota de aparência jovem na foto, mas quando você conhece a garota pessoalmente, às vezes ela é várias décadas mais velha!
5) Tráfico de drogas: Assim como em muitos países do mundo, as drogas são estritamente proibidas e ilegais no Japão, no entanto, há reportagens sobre o tráfico de drogas em distritos da luz vermelha. Um desses principais points está localizado no distrito de Roppongi.
Quais são os distritos da Luz Vermelha em Tóquio?
1. Kabukicho (Shinjuku)
Imagem: Depositphotos
Shinjuku é um dos maiores distritos comerciais de Tóquio, sendo a visita obrigatória para os turistas. No entanto, Kabukicho, localizado a nordeste de Shinjuku, é conhecido como o maior distrito da luz vermelha da Ásia, com muitos bares, restaurantes, karaokê e clubes.
Por ser o lar dos estabelecimentos do submundo da capital japonesa, não é incomum ver a tropa de choque andando casualmente pela rua em patrulha para manter a segurança do distrito.
2. Roppongi
Imagem: photo-ac.com
Roppongi é uma área residencial, de escritórios de luxo e complexos comerciais populares como Roppongi Hills e Midtown. Mas após o pôr do sol, transforma-se em uma badalada área noturna, atraindo milhares de moradores e turistas para seus bares, pubs e discotecas.
Lá também encontramos o Hard Rock Cafe. Este é um lugar onde você vai encontrar muitos estrangeiros. Então, pode ser uma ótima opção caso queira praticar seu inglês.
3. Lado Norte de Ikebukuro
Imagem: Depositphotos
A saída leste de Ikebukuro abriga shoppings como Sunshine City e Q-Plaza e atrai muitos moradores e visitantes durante o dia. No entanto, o lado norte abriga muitos estabelecimentos infames ligados ao submundo, que são sempre comuns em distritos da luz vermelha.
4. Maruyamacho (Shibuya)
Imagem: photo-ac.com
Shibuya é um bairro enorme repleto de complexos comerciais, restaurantes, bares e cinemas, famoso também pelo cruzamento de pedestres mais movimentado do mundo.
No entanto, existem várias áreas que não são adequadas para famílias e crianças visitarem, especialmente uma área entre as ruas Dogenzaka e Bunkamura chamada Maruyamacho, que está repleta de “hotéis do amor” e outros estabelecimentos para o entretenimento adulto.
5. Hyakunincho (Shin-Okubo)
Imagem: Wikimedia Commons
Shin-Okubo é chamada de Korea Town (cidade coreana) pois tornou-se uma comunidade bem estabelecida de imigrantes e coreanos étnicos. Lojas e restaurantes com placas com caracteres Hangul (coreano) são tão comuns quanto em Kanji aqui, o que reflete bem essa fusão cultural.
Hyakunincho é uma área em Shin-Okubo que fica a uma curta distância de Kabukicho em Shinjuku. Não é incomum ver bêbados dormindo na rua e sem-tetos deitados por aí.
6. Akabane (lado leste)
Imagem: photo-ac.com
Akabane é um bairro em Kita, Tóquio, localizado próximo à fronteira com a Província de Saitama. Embora seja uma área residencial com distritos comerciais tradicionais e pequenos izakayas, o leste da estação de Akabane é considerado por muitas pessoas uma área não tão segura.
7. Uguisudani (Ueno)
Imagem: Wikimedia Commons
Ueno é uma área turística bem conhecida em Tóquio, com museus, um belo parque e uma rua movimentada ao ar livre ao longo dos trilhos da linha Yamanote conhecida como Ameyoko.
No entanto, no extremo norte do Parque Ueno, encontra-se uma área chamada Uguisudan que é considerada um distrito da luz vermelha, com muitos “hotéis do amor” (Love Hotels).
https://www.youtube.com/watch?v=si1vtAKhQcY
Como evitar situações perigosas?
Embora o Japão seja considerado um destino muito seguro para os turistas, sempre deve-se usar o bom senso para evitar problemas, especialmente se visitar as áreas dos distritos da luz vermelha. Confira algumas precauções simples para mantê-lo seguro em sua viagem.
– Evite sair sozinho à noite em becos silenciosos e sem iluminação, especialmente se você não conhece direito o lugar.
– Mantenha seus objetos de valor fora da vista ou perto de você, pois embora seja raro, há casos de furtos no Japão.
– Não carregue muito dinheiro com você. Distribua-o entre o cofre do hotel, sua carteira e um bolso para que você não perca tudo se sua bolsa ou carteira for furtada.
– Saiba quais são as áreas onde ficam os distritos da luz vermelha antes de viajar.
– Nunca deixe sua bebida sem vigilância quando estiver fora, e nunca aceite qualquer comida ou bebida de um estranho, a menos que você possa ver o barman ou o garçom servindo.
– Evite deixar que as pessoas saibam onde você está hospedado e seja muito cauteloso com qualquer pessoa que peça seus dados pessoais sem motivo suficiente.
– Caso se sinta em apuros, você pode acessar o Japan Travel by NAVITIME Emergency Call onde você se conectar diretamente a uma linha direta para ambulâncias, bombeiros e polícia.
Espero que você tenha gostado das informações e dicas sobre os distritos da luz vermelha em Tóquio. Caso você tenha interesse no submundo do Japão, recomendo que assista os vídeos do Baka Gaijin no YouTube. Ele faz filmagens muito interessantes em diversos becos de Tóquio enquanto faz reflexões sobre temas polêmicos, muitas vezes considerados tabu no Japão.
https://www.youtube.com/watch?v=cCvrB4t0aAk