Os 5 Pilares das Empresas Japonesas
Os 5 Pilares das Empresas Japonesas
Já ouviu falar sobre a “Filosofia 5S”? Trata-se de um método japonês de administração empresarial que teve origem durante as décadas de 50 e 60, período em que o Japão buscava se reestruturar após a Segunda Guerra Mundial e acelerar o desenvolvimento industrial. “5S” faz referência às iniciais de 5 palavras japonesas: Seiri (Utilização), Seiton (arrumação), Seiso (limpeza), Shitsuke (Disciplina) e Seiketsu (saúde e higiene).
A “Filosofia 5S”, também chamada de “5 Sensos”, foi baseada nos princípios do Bushido, um código de princípios morais utilizado pelos antigos samurais, que pouco a pouco foram passados de geração para geração e incorporados à cultura japonesa e que se resume em disciplina, harmonia e cooperação.
Também tem ligação com o Kaizen 改善, que significa aperfeiçoamento, ou seja, mudar para melhor. Abrange a melhoria contínua na vida em geral, seja ela pessoal, familiar, social ou no trabalho. No contexto empresarial, no entanto, o kaizen permite baixar os custos e melhorar a produtividade.
Qual o principal objetivo da Filosofia “5S”?
O principal objetivo do “5S” é promover a disciplina, segurança e produtividade no ambiente de trabalho, através da consciência e responsabilidade de todos. A ideia deu tão certo, que o Japão prosperou rapidamente e este método de organização empresarial passou a se espalhar pelo mundo afora, além de servir de base para a criação de novas metodologias como o “housekeeping”.
No Brasil, esse conceito passou a ser utilizado por algumas empresas a partir de 1991 e tem contribuído para o crescimento e sucesso delas. O interessante neste método é que ele pode ser implantado em qualquer tipo de negócio e até servir de inspiração para o nosso dia a dia.
Significado da Filosofia 5S
➦ SEITON 整頓 = Ordenação
Baseia-se no “senso de organização”, ou seja, deixar tudo em ordem para evitar o desperdício de tempo. Quando cada coisa está em seu devido lugar, permite que as tarefas sejam cumpridas com maior pontualidade além de aumentar a produtividade do indivíduo.
➦ SEIRI 整理 = Utilização
Baseia-se no “senso de utilização”, ou seja, remover itens desnecessários e descartá-los adequadamente. Ao separar o que é realmente necessário daquilo que é supérfluo, conseguimos evitar o desperdício, além de deixar o ambiente mais “clean” e liberar espaço para coisas novas.
➦ SEISO 清掃 = Limpeza
Baseia-se no “senso de limpeza”, ou seja, manter o ambiente de trabalho organizado e limpo, assim como também as ferramentas utilizadas no trabalho. Desta forma, o local de trabalho torna-se mais seguro, organizado e prazeroso. E isso ajuda a aumentar a criatividade e produtividade.
➦ SEIKETSU 清潔 = Saúde e Higiene
Baseia-se no “senso de saúde e higiene”, ou seja, cada pessoa deve fazer sua parte, cuidando de sua saúde e higiene pessoal e assim, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. Com isso, o ambiente de trabalho torna-se mais sadio, produtivo e harmônico.
➦ SHITSUKE 躾 = Disciplina
Baseia-se no “senso de disciplina”. Na verdade, Shitsuke engloba uma série de características pessoais como a busca pelo auto-desenvolvimento, a ética, o respeito pelas normas, a educação, a paciência, a responsabilidade e o comprometimento em realizar todas as tarefas determinadas.
Nos dias de hoje, a prática do 5S se faz mais necessária do que nunca. Com as novas tecnologias e a velocidade com que as informações chegam até nós, necessitamos separar o que é realmente válido e descartar o que não é importante para o nosso crescimento pessoal, profissional e espiritual.
Esse tipo de organização nos permite tomar decisões adequadas que podem fazer realmente diferença em nossas vidas. Como o próprio nome já diz, trata-se de uma filosofia capaz de trazer equilíbrio em todas as esferas da nossa vida, permitindo alcançar rapidamente nossos objetivos. 🙂
O que achou da “filosofia 5S”? Você utiliza esse conceito na sua vida ou no seu trabalho?
Fonte: Infoescola
10 Comments