Os 10 ninjas mais lendários da história


Procura-se ninjas em Aichi

Os Ninjas são conhecidos como agentes secretos especializados em espionagem durante os velhos tempos do Japão. Conheça algumas das figuras mais lendárias!

Ninjas (忍者), os famosos espiões e assassinos silenciosos e furtivos da era Sengoku do Japão que permeiam as mentes de pessoas em todo o mundo. Muitos deles foram romantizados e idealizados, mas não se deve esquecer que os ninjas realmente existiram.

Devido à natureza bastante secreta dos ninjas, poucos registros oficiais deles foram mantidos, e muitos deles estão impregnados de mitos e lendas. Abaixo, selecionamos alguns dos ninjas mais lendários do Japão. No entanto, não podemos afirmar com certeza absoluta se todos eles realmente eram ou não ninjas e, em alguns casos, se eles realmente existiram.

10. Kido Yazaemon

* Arcabuz Tanegashima, antiga arma de fogo (Creative Commons)

Kido Yazaemon era um ninja de Iga, nascido por volta de 1539. Ele era aparentemente um mestre com o arcabuz Tanegashima, um tipo de rifle matchlock (Fecho de mecha). O fato de o arcabuz ser sua arma de escolha sugere que Yazaemon era um especialista em explosivos e especialista em teppo-jutsu, uma subcategoria de katonnojutsu, ou técnicas de fogo.

Ao contrário do que se pensa, armas de fogo como o arcabuz eram as armas favoritas dos ninjas e eram de fato empregadas regularmente por eles em suas tentativas de assassinato.

A verdadeira reivindicação de fama de Yazaemon, entretanto, seria como ele tentou assassinar Oda Nobunaga em 1579. Essa tentativa, embora tenha fracassado, ainda foi digna de nota para ser registrada no Iranki , um documento histórico sobre os ninjas Iga.

Como parte da operação, Yazaemon e dois outros ninjas atiraram em Nobunaga no entanto acabaram falhando na missão, matando sete de seus companheiros.

9. Kirigakure Saizo

* Crédito da imagem: Pixabay

Kirigakure Saizo foi um ninja lendário da fase final do Período Sengoku. No folclore, é um dos Dez Bravos de Sanada, e junto com Sarutobi Sasuke, um dos dez com maior reconhecimento. Também conhecido pelo nome de Marishi-ten, ele ganha a vida como um assassino. Suas armas são uma grande kunai chamada “Mari-Blade” e uma kunai menor.

De acordo com registros históricos, “Kirigakure Saizo” (que se acredita ser um apelido usado por outro homem chamado Kirigakure Shikaemon) uma vez tentou um assassinato contra Toyotomi Hideyoshi enfiando uma lança no chão abaixo dele.

A tentativa falhou e a vida de Kirigakure foi poupada com a condição de que ele jurasse lealdade ao clã Toyotomi. Na verdade, existem algumas fontes que sugerem que Saizo era um “ ninja descuidado ” que estava apenas espionando Hideyoshi quando foi pego.

E ainda, como resultado de ser pego, ele acabou frustrando uma tentativa real de assassinato de Hideyoshi pelo agente duplo Yusuke Takiguchi. Esta foi a razão pela qual sua vida foi poupada sob a condição de declarar lealdade a Hideyoshi.

8. Tomo Sukesada

* Local onde era o Castelo Kaminogo, em Gamagori, Aichi (Creative Commons)

Tomo Sukesada era um jonin (mestre ninja) Escola Koga e o chefe da tradição Tomo Ryu. Em 1560, o clã Imagawa perdeu a batalha de Okehazama para Oda Nobunaga, para quem Tokugawa Ieyasu estava trabalhando. Não disposto a desistir, no entanto, o clã Imagawa tinha se escondido no castelo Kaminogou, numa localização altamente estratégica em um precipício sob o comando de Udono Nagamochi, um general Imagawa.

Tomar o castelo ia ser difícil para Ieyasu, especialmente porque o clã Imagawa tinha feito sua família de refém. Assim, Ieyasu contratou 80 ninjas Koga liderados por Sukesada para infiltrar o castelo, botar as suas torres em chamas, e matar 200 pessoas, incluindo o general. Este incidente é narrado em detalhes no Mikawa Go Fudoki, registros antigos japoneses.

7. Fujibayashi Nagato

* Bansenshukai, compilação com técnicas ninja (Creative Commons)

Segundo a lenda, Fujibayashi Nagato foi um dos três maiores jonin (mestre ninja) de Iga, junto com Momochi Sandayu e Hattori Hanzo. Ele também foi o co-chefe dos ninjas de Iga, junto com Momochi Sandayu. Fora isso, não se sabe muito sobre ele.

Em 1581, Oda Nobunaga lançou uma invasão violenta da província de Iga conhecida como Guerra Tensho Iga, que dizimou os clãs ninja de Iga e Koga.

Os sobreviventes ficaram a serviço de Tokugawa Ieyasu, e Nagato foi morto na invasão. Apesar de sabermos pouco sobre sua vida, Nagato deixou um legado importante: seus descendentes acabariam por compilar o conhecimento do ninjutsu que criou: o Bansenshukai.

O Bansenshukai é uma compilação em vários volumes dos “segredos” e técnicas do ninja, conforme escritos pelo clã Fujibayashi – muitas das informações que hoje temos oportunidade de conhecer sobre os ninjas, acabaria por vir através desta compilação.

6. Mochizuki Chiyome

* Ninja Girl Cosplay (Creative Commons)

Mochizuki Chiyome é possivelmente a kunoichi (mulher ninja) mais famosa de todas. De famíia nobre, era esposa do samurai Mochizuki Nobumasa, e havia rumores de ser originária do clã ninja Koga. Em algum momento durante o século 16, seu marido estava em uma batalha e Chiyome foi deixada aos cuidados do tio de seu marido, o famoso daimyo Takeda Shingen.

Shingen deu-lhe a missão de recrutar mulheres e treiná-las como agentes de espionagem. Chiyome estabeleceu seu quartel-general na aldeia Nazu, na região de Shinshu, e recrutou até 300 mulheres jovens – a maioria órfãs, ex-prostitutas e vítimas da guerra.

Enquanto a maioria dos habitantes locais acreditava que Chiyome dirigia um orfanato não oficial para meninas fragilizadas e vítimas, Mochizuki Chiyome estava, na verdade, treinando-as para fazer parte de sua elaborada clandestina rede de agentes de espionagem.

Treinada para usar disfarces como miko (sacerdotisa do santuário xintoísta), prostitutas ou gueixas para fins de espionagem ou assassinato, a rede de kunoichi de Chiyome serviu Shingen por anos até sua misteriosa morte em 1573.

5. Ishikawa Goemon

* Execução de Goemon Ishikawa (uma foto do final do século XIX por Toyokuni Ichiyōsai)

Embora nem Iga nem Koga o aceitassem como um deles, nenhuma lista de ninjas da vida real estaria completa sem Ishikawa Goemon. Nascido em 1558, Ishikawa Goemon era um fora da lei que roubava dos ricos e dava aos pobres – a versão japonesa de Robin Hood.

De acordo com a lenda, Goemon era originalmente um genin (aprendiz ninja) de Iga sob Sandayu Mochizuki, antes de se tornar um nukenin (ninja fugitivo). Ele se tornou o líder de um grupo de bandidos em Kansai e continuamente roubou ricos senhores feudais, clérigos e mercadores e compartilharia essa riqueza com os camponeses oprimidos.

Supostamente, ele foi pego após uma tentativa fracassada de assassinato de Toyotomi Hideyoshi durante o período Sengoku e foi publicamente cozido vivo juntamente com seu filho, em 1594. Segundo a lenda, Goemon tentou proteger seu filho, colocando-o sobre a cabeça enquanto era cozido, no entanto não existe relatos se seu filho sobreviveu ou não.

Sua lenda vive na cultura popular japonesa contemporânea, muitas vezes dando a ele habilidades ninja muito exageradas, assim como ocorre com outras figuras lendárias.

4. Momochi Sandayu

* Ninja Rin Hatsu (blendswap.com)

Ishikawa Goemon era supostamente o aluno de Momochi Sandayu antes de entrar em nukenin. Momochi Sandayu foi um dos fundadores do Iga Ryu Ninjutsu, e é considerado um dos três maiores Iga Jonin, os outros dois sendo Hattori Hanzo e Fujibayashi Nagato.

Segundo relatos, o nome verdadeiro de Momochi Sandayu era Momchi Tanbe Yasumitsu, embora algumas fontes sugiram se tratar de pessoas diferentes. Enquanto isso, outras fontes afirmam que Sandayu e Fujibayashi Nagato eram na verdade a mesma pessoa.

Acredita-se que ele foi morto em 1581 quando Oda Nobunaga invadiu a província de Iga na Guerra Tensho Iga, que quase exterminou completamente os ninjas Iga e Koga.

Uma das maneiras pelas quais Sandayu operava era mantendo três casas diferentes, com uma esposa e uma família diferentes em cada uma. Quando as coisas ficavam difíceis para ele, simplesmente se mudava para outra de suas casas e assumia uma identidade diferente.

3. Fuma Kotaro

* Crédito da imagem: jpninfo.com

O clã Fuma é único entre os ninjas por ter se desenvolvido independentemente de Iga e Koga a serviço do clã Hojo em Odawara. O Jonin Fuma Kotaro era o líder da quinta geração do clã e o mais famoso deles. Naquela época, o Fuma era um bando de 200 rappa (desreguladores de batalha) trabalhando como bandidos, piratas e ladrões a serviço do Hojo.

Em 1580, o filho de Takeda Shigen, Katsuyori, atacou o Hojo no Castelo de Odawara. Durante a noite, Kotaro e seus homens infiltraram-se secretamente no acampamento de Takeda e causaram tantos caos que os homens de Takeda começaram a se matar na confusão.

Em 1590, o Hojo foi derrotado por Toyotomi Hideyoshi e os Fuma foram reduzidos a bandidos comuns. Uma história popular sobre Fuma Kotaro (embora provavelmente falsa) é que em 1596, Kotaro assassinou Hattori Hanzo, mas foi então traído pelo ex-ninja Takeda Kosaka Jinnai e finalmente decapitado por ordem de Tokugawa Ieyasu em 1603.

2. Kato Danzo

* Cyberpunk ninja warrior (wallpapersden.com)

Kato Danzo foi o ninja que popularizou a crença de que os ninjas tinham poderes sobrenaturais. Danzo era um ilusionista que muitos acreditavam ser um feiticeiro de verdade.

Seus truques eram de fato impressionantes e incluíam engolir um touro na frente da multidão, fazer com que sementes germinassem e florescessem no instante em que fossem lançadas, e até mesmo voar – dando a ele o apelido de Tobi Kato (Kato voador).

Hoje os pesquisadores acreditam que ele deve ter sido um mestre da hipnose, embora não haja nada que comprove isso. De qualquer forma, a reputação de Kato eventualmente chamou a atenção de Uesugi Kenshin, que decidiu testar as habilidades do ninja.

Ele desafiou Danzo a roubar uma naginata (espada) valiosa de um de seus vassalos, Naoe Kanetsugu. Danzo não apenas se infiltrou com sucesso no castelo fortemente protegido e recuperou a lâmina, mas também capturou uma serva. Impressionado, Kenshin trouxe Danzo para seu serviço, mas Danzo acabou se tornando indesejável, ou porque Kanetsugu estava conspirando contra ele ou porque Kenshin havia começado a suspeitar dele.

No final das contas, Danzo acabou ficando a serviço do rival de Kenshin, Takeda Shingen, mas talvez não tenha sido uma boa ideia, pois Shingen começou a suspeitar que Danzo fosse um agente duplo e ordenou que fosse morto. Danzo foi decapitado em 1569.

1. Hattori Hanzo

* Hattori Hanzo (wonderslist.com)

Hattori Hanzo é provavelmente o ninja mais famoso de todos. Também conhecido por Masanari ou Masashige, foi um vassalo e samurai a serviço de Tokugawa Ieyasu. Tendo crescido em Iga, Hanzo primeiro se destacou em batalhas durante a década de 1570.

Sendo um mestre lutador de lança e estrategista, seu ato mais famoso ocorreu em 1582, quando Oda Nobunaga foi morto após a traição de um de seus vassalos, Akechi Mitsuhide. Tokugawa Ieyasu, sentindo-se ameaçado, resolveu fugir, escoltado por Hanzo.

Para facilitar a passagem de Ieyasu pela província de Iga até chegar à província de Mikawa, Hanzo reuniu seus companheiros ninjas de Iga – junto com seus antigos rivais, o clã Koga – para escoltar Tokugawa Ieyasu até um local seguro. Existem também algumas fontes que dizem ainda que Hattori Hanzo ajudou a resgatar a família capturada de Ieyasu.

Hanzo serviu aos Tokugawas lealmente por toda a sua vida. Sob sua liderança, os ninjas Iga se tornaram a guarda do palácio do shogunato Tokugawa no castelo Edo, eventualmente se tornando a agência secreta do shogunato sob o nome de Oniwabanshu.

Após a morte de Hanzo em 1596, seu sucessor adotaria o nome de “Hattori Hanzo”, uma prática que se tornou uma tradição dos líderes Iga e perpetuou o mito de que Hattori Hanzo era imortal.

Gostou de conhecer alguns dos ninjas mais famosos e ledários do Japão? Conhece algum outro que você acha que merecia estar nesta lista? Comente abaixo! 🙂

Fonte: listverse.com Imahem do topo: Pixabay

1 Comment

  1. Pingback: Ukifune Jinnai: A lenda do Ninja Anão do Banheiro | Curiosidades do Japão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *