Olho do Dragão: Um fenômeno misterioso no lago Kagami Numa, no Japão
A cada ano, um fenômeno único e misterioso faz com que um lago no topo do Monte Hachimantai se transforme em um gigante “olho do dragão”. Confira!
Aninhado perto do cume do Monte Hachimantai, no nordeste do Japão, está um lago que se acredita ser o ponto de encontro de dois dragões que se apaixonaram perdidamente.
A cada inverno, o gelo se forma no topo do lago Kagami Numa e a neve se acumula sobre sua superfície congelada. Durante o degelo da primavera, a pressão das profundezas da água faz com que a neve se mantenha apenas no centro do lago, transformando a aparência do lago circular em um olho gigante com um anel de água aberta ao redor de sua “pupila” derretida.
O fenômeno ocorre anualmente e dura apenas uma semana, entre o final de maio e o início de junho, pouco antes do gelo derreter completamente. O lago Kagami Numa ou “Hachimantai Dragon Eye”, possui cerca de 50 metros de diâmetro e está localizado perto do cume do Monte Hachimantai (1.613 metros), um planalto vulcânico que abrange as províncias de Iwate e Akita.
Quando é visto de cima, durante o degelo, o lago Kagami Numa parece um “olho do dragão” gigante por causa da neve que permanece no centro do lago. Imagem: photoAC
O local acabou tornando-se viral em 2016, quando um turista tirou uma foto e publicou em suas mídias sociais, chamando-o de “olho do dragão”. Desde então, turistas de todo o mundo visitam o lago e se maravilham com o contraste da neve e sua água translúcida.
Curiosamente, os dragões há muito ocupam um lugar na mitologia e lenda japonesa, e dizem que o local é onde um jovem rapaz se transformou em um dragão após beber a água do lago.
Segundo a lenda, o calor do amor que ele sentiu ao ver um humano, (que na verdade era um dragão transformado em humano) proibido de ultrapassar o limite da montanha, é o que impede os lagos da área de congelarem completamente, durante o final da primavera.
O fenômeno anual cria a paisagem exuberante, em que o gelo formado durante o inverno tem o topo derretido na primavera, fazendo com que o lago fique parecendo um olho de dragão. Hoje, alguns visitantes até oferecem oferendas aos deuses dragões da região.
Endereço: Tazawako Tamagawa, Semboku, Akita 014-1205, Japão [Mapa]