Ochūgen e Oseibo, os presentes sazonais do Japão
Dar e receber presentes para ajudar nas relações sociais está profundamente enraizado na cultura japonesa. Esta prática é conhecida como zōtō (贈答).
Para os japoneses em geral, pedir um favor a outra pessoa não é uma tarefa definitivamente fácil, portanto é compreensível o sentimento de estar em dívida com a pessoa que estendeu-lhe a mão, prestando-lhe algum tipo de auxílio. Por isso, existe o costume de presentear a pessoa com um omiyage (presente), como forma de agradecer e se desculpar pelo transtorno causado.
Mas esses presentes não costumam ser dados a qualquer momento. Na verdade, existem duas épocas do ano onde se deve presentear pessoas a quem somos gratos por algum motivo: meados de julho (Ochuugen / おちゅうげん) e meados de dezembro (Oseibo / おせいぼ).
Imagem: okomeya.net
Começando pelo Ochūgen (お中元), que como o próprio nome indica, significa “meio do ano”. Pode ser entregue do meio de julho até os primeiros dias de agosto. É o momento considerado adequado para agradecer às pessoas de quem recebeu ajuda a partir do início do ano.
A origem surgiu do festival budista Obon, em que alimentos e presentes são oferecidos aos mortos; Também foi influenciado pelo Chugen, que é uma celebração taoísta que acontece todo dia 15 de julho. Essa tradição surgiu com a união dessas duas cerimônias tradicionais.
O valor do presente pode variar de simples a caro e elegante, dependendo do tipo de “favor” a ser pago. Os presentes podem ser entregues pessoalmente ou por correio. Entre as pessoas que recebem estão chefes, colegas de trabalho, clientes, familiares, amigos, professores ou qualquer outra pessoa na qual se sinta em dívida ou nutra um desejo genuíno de gratidão. 🙂
Os presentes mais comuns estão relacionados com comidas, bebidas e especialmente produtos sazonais, que são apreciados durante o verão. Como já sabemos, os japoneses valorizam muito a culinária sazonal, então esse tipo de presente costuma ser muito procurado.
Imagem: Pixabay
No caso das bebidas, os produtos mais buscados são caixas com sucos ou cervejas. Frutas da época como o melão também são presentes muito típicos e valorizados. Os presentes geralmente são embrulhados em noshigami (のし紙), o papel de embrulho tradicional no Japão.
Os tradicionais wagashi ou doces e sobremesas de estilo ocidental, como macaroons, bolos e biscoitos, também são presentes populares. Por outro lado, há pessoas que, ao invés de alimentos, optam por dar outros tipos de presentes que considerem úteis para a pessoa como itens de limpeza e higiene pessoal, incluindo toalhas ou algum detergente de qualidade.
O envio do Ochūgen não é obrigatório, mas muitos japoneses o fazem para ficarem bem com os outros e construir bons relacionamentos, especialmente com familiares, colegas e amigos.
O mesmo acontece com o Oseibo (お歳暮), que significa literalmente “presente de fim de ano”. Estes presentes costumam ser entregues por volta de 15 a 20 de dezembro, mas nada tem a ver com o Natal. Sua origem veio do costume de levar presentes aos chefes de família para os preparativos do Ano Novo e com o tempo evoluiu para uma troca de presentes por gratidão.
Para suprir as demandas das temporadas de Ochūgen e Oseibo, as lojas se preparam com antecedência. Essa tradição acaba ajudando a aquecer os comércios locais. Algumas lojas ainda oferecem serviço de entrega, o que pode facilitar a vida dos mais atarefados.
Como você pode ver, para os japoneses, Ochūgen e Oseibo estão presentes tanto na vida cotidiana quanto em momentos especiais. Mais do que uma tradição, é praticamente um costume social que tem o objetivo de fortalecer as relações sociais e expressar gratidão, devolvendo com um presente aquele bom tratamento e atenção que foi recebido por parte do outro.
1 Comentário