Obentô, uma forma criativa de se saborear os alimentos
Além de criativos, os obentos levam em conta o valor nutricional que é uma porção de proteína, duas porções de vegetais ou frutas e três porções de arroz.
O obento (lê-se obentô), é muito mais que uma simples ¨marmita¨. Ele carrega um tom meio artístico em seu preparo. A apresentação do prato, ou seja, a aparência da refeição é tão importante quanto o sabor e o valor nutricional dos alimentos. E as crianças nascidas no Japão aprendem isso desde cedo. 🙂
No lugar de lancheira, levam uma espécie de marmitinha chamada Obento, que suas mamães cuidadosamente preparam, não economizando criatividade alguma para elaborá-los. E para isso hoje existe um mercado imenso de acessórios para criar os obentôs de deixar qualquer ocidental totalmente de queixo caído.
A começar pelas próprias “caixas de obentô”, que podem ser desde um simples Tupperware retangular, passando por formatos de personagens preferidos da garotada (e também de adultos 🙂 ).
Além da aparência bonita, os obentôs geralmente levam em conta o valor nutricional que é de uma porção de proteína para duas porções de vegetais ou frutas (fibras e vitaminas) e três porções de arroz (ou outro carboidrato).
A História dos Obentos
No século 3, agricultores iam trabalhar no campo levando o almoço em um pote feito com folhas de bambu. Apenas por volta de 1.500 que surgiu o “obento bako” ou “caixa para obento”.
Nessa fase, o “obento” era um traço da elite: famílias endinheiradas levavam seu lanche, decorado em belas caixas de madeira, para contemplar dois hits locais, as vermelhas folhas de momiji e as rosa-claro de sakura, as cerejeiras. No final do século 19, ele se popularizou, impulsionado pela expansão ferroviária.
O país foi evoluindo e os obentos também. Nas últimas décadas do século passado, surgiram as caixas de alumínio e de plástico, ideais para o microondas.
Com a entrada da mulher no mercado de trabalho e as extensas jornadas exigidas pelas empresas, a refeição pronta para levar e saborear ganhou a indústria e se tornou um símbolo do Japão moderno. O “obento” adorna supermercados, lojas de conveniência e barraquinhas no metrô, 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Hoje, a vida no arquipélago seria impensável sem ele. Pouca gente tem tempo para cozinhar e as casas e cozinhas no país são minúsculas. O “obento” é rápido, prático, saudável e eficaz. Resumindo… o obentô é a cara do Japão! 🙂
Veja também:
* Como preparar um obento em 5 minutos
* Aprenda a fazer Onigiri Totoro e outras delícias
* Faça sushi fácil e rápido com o Sushezi
* Cooking with Dog – Programa de receitas
Pingback: Como preparar um obentô em 5 minutos | Dicas Brasil Japão
Pingback: Culinária Japonesa - Sushi Arte | Dicas Brasil Japão