Obentô, uma forma criativa de se saborear os alimentos


kawaii obento

Além de criativos, os obentos levam em conta o valor nutricional que é uma porção de proteína, duas porções de vegetais ou frutas e três porções de arroz.

O obento (lê-se obentô), é muito mais que uma simples ¨marmita¨. Ele carrega um tom meio artístico em seu preparo. A apresentação do prato, ou seja, a aparência da refeição é tão importante quanto o sabor e o valor nutricional dos alimentos. E as crianças nascidas no Japão aprendem isso desde cedo. 🙂

No lugar de lancheira, levam uma espécie de marmitinha chamada Obento, que suas mamães cuidadosamente preparam, não economizando criatividade alguma para elaborá-los. E para isso hoje existe um mercado imenso de acessórios para criar os obentôs de deixar qualquer ocidental totalmente de queixo caído.

Obentos criativos do Japão

A começar pelas próprias “caixas de obentô”, que podem ser desde um simples Tupperware retangular, passando por formatos de personagens preferidos da garotada (e também de adultos 🙂 ).

Além da aparência bonita, os obentôs geralmente levam em conta o valor nutricional que é de uma porção de proteína para duas porções de vegetais ou frutas (fibras e vitaminas) e três porções de arroz (ou outro carboidrato).

Obentos criativos do Japão

A História dos Obentos

No século 3, agricultores iam trabalhar no campo levando o almoço em um pote feito com folhas de bambu. Apenas por volta de 1.500 que surgiu o “obento bako” ou “caixa para obento”.

Nessa fase, o “obento” era um traço da elite: famílias endinheiradas levavam seu lanche, decorado em belas caixas de madeira, para contemplar dois hits locais, as vermelhas folhas de momiji e as rosa-claro de sakura, as cerejeiras. No final do século 19, ele se popularizou, impulsionado pela expansão ferroviária.

obento sugestões

O país foi evoluindo e os obentos também. Nas últimas décadas do século passado, surgiram as caixas de alumínio e de plástico, ideais para o microondas.

Com a entrada da mulher no mercado de trabalho e as extensas jornadas exigidas pelas empresas, a refeição pronta para levar e saborear ganhou a indústria e se tornou um símbolo do Japão moderno. O “obento” adorna supermercados, lojas de conveniência e barraquinhas no metrô, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

obento japonês criativo

Hoje, a vida no arquipélago seria impensável sem ele. Pouca gente tem tempo para cozinhar e as casas e cozinhas no país são minúsculas. O “obento” é rápido, prático, saudável e eficaz. Resumindo… o obentô é a cara do Japão! 🙂

Veja também:
* Como preparar um obento em 5 minutos
* Aprenda a fazer Onigiri Totoro e outras delícias
* Faça sushi fácil e rápido com o Sushezi
* Cooking with Dog – Programa de receitas

13 Comments

  1. Pingback: Como preparar um obentô em 5 minutos | Dicas Brasil Japão

  2. Pingback: Culinária Japonesa - Sushi Arte | Dicas Brasil Japão

  3. maria eliza de carvalho da cruz

    Japão terra encantada, desperta sonhos libera a alma para um mundo que não nosso. japão devia ser a primeira pontencia mundial.

  4. Anna Paula

    Por favor, poderia me informar algum site para comprar os utensilios para preparar o obentô… os cortadores, a marmitinha…. nao acho! brigada

  5. Pingback: Taiku no Hi ( 体育の日 ) - Dia dos Esportes no Japão | Curiosidades do Japão

  6. Pingback: Aprenda a fazer Onigiri Totoro e muito mais | Curiosidades do Japão

  7. Japão em Foco

    Oi Maria!
    Obrigada pelo comentário!

    Oi Anna Paula!
    Dá uma olhada aqui no site da loja de produtos orientais Asia Shop. Quem sabe você possa encontrar o que procura. Abraços!

  8. Pingback: Obentos criativos com tema Halloween | Curiosidades do Japão

  9. Pingback: Obentôs criativos by Samatha Lee | Curiosidades do Japão

  10. Mario-san

    Gostei muito de “Japão em Foco”. Sou descendente de japoneses de Okayama e não tive instrução japonesa, mas gosto da sua cultura e da culinária.

  11. tem aqui gente.. é em Alagoas Arapiraca

  12. Pingback: 17 Regras das Escolas Japonesas | Curiosidades do Japão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *