O suicídio é a principal causa de morte entre os jovens no Japão, mostram as estatísticas
Segundo estatísticas recentes, o Japão é o único país economicamente avançado onde o suicídio é a principal causa de morte entre aqueles de 15 a 34 anos.
Um relatório do Gabinete do Japão publicado recentemente contem estatísticas preocupantes sobre suicídios no país. Comparando com os dados de 2019, houve 659 casos de suicídio entre pessoas de 10 a 19 anos, um aumento de 60 casos em relação ao ano anterior.
Isso aumentou a taxa de suicídios por 100.000 pessoas na faixa etária de 10 a 19 anos para 3,1, um aumento anual de 0,3 e o maior já registrado desde que tais estatísticas começaram a ser registradas (como uma nota lateral, a língua japonesa não tem uma palavra específica para “adolescente” e por isso o grupo demográfico é definido como idades entre 10 e 19).
Além disso, o suicídio foi a principal causa de morte entre cidadãos japoneses de 15 a 39 anos e, quando comparado com as estatísticas da OMS, o Japão é o único país economicamente avançado onde o suicídio é a principal causa de morte entre aqueles de 15 a 34 anos. O número de casos supera inclusive doenças como câncer e acidentes de trânsito.
Em agosto, o número de suicídios entre alunos do primeiro e último ano do ensino médio foi o maior dos últimos cinco anos, com destaque para as meninas do ensino médio. Houveram também muitos casos de suicídios de mulheres desempregadas ou que sofriam de violência doméstica, situações que provavelmente foram agravadas pela crise do coronavírus.
Imagem: Pakutaso
O professor de psiquiatria Hirokazu Tachikawa, da Universidade de Tsukuba (Ibaraki) analisou que “o estresse de estar isolado do convívio social é maior em mulheres e pessoas mais jovens“. Ele também destaca que “a educação em saúde mental tem se mostrado insuficiente por não haver conhecimento o bastante para uma eficiente prevenção dos suicídios“.
O suicídio, sendo a principal causa de morte entre adolescentes e jovens adultos japoneses, não é uma situação inteiramente nova para o Japão. Em contrapartida, o país tem níveis muito baixos de crimes violentos e violência nas ruas, quando comparado a outros países.
O transporte público extremamente seguro significa menos acidentes de trânsito. O amplo sistema de saúde faz com que doenças também sejam uma ameaça menor para os jovens japoneses quando comparado a outras nações. Essas são apenas algumas das causas frequentes de morte entre grupos demográficos jovens e saudáveis em qualquer outro país.
Assim como os avanços em segurança de transporte e conhecimento médico são uma busca contínua, o governo japonês também quer encontrar maneiras de reduzir o número de suicídios. Se você ou alguém que conheça no Japão está com pensamentos suicidas, procure ajuda urgente através dos centros de prevenção e apoio. Clique aqui para mais informações.
Pingback: Shuukatsu, o processo infernal de caça a empregos no Japão | Curiosidades do Japão