Natto Musume: Conheça a influenciadora japonesa apaixonada por ‘natô’
Mayuko Suzuki nasceu em 1995 em Yokohama e come natto duas ou três vezes por dia. Desde 2019 ela vem fazendo sua carreira como uma “influenciadora do natto”.
O Japão é muito conhecido por sua culinária típica que incluem alimentos como frutos do mar crus, vegetais em conserva e alimentos a base de soja fermentada, tal como o natto, que apesar de ser super nutritivo, possui uma aparência viscosa e o cheiro um pouco, digamos, fedorento.
Natto (納豆) não é realmente um alimento que agrada todos os paladares, mesmo a de japoneses que cresceram comendo essa iguaria. Uma pesquisa feita pela Nifty, uma provedora japonesa de serviços online, descobriu que cerca de 62% dos japoneses realmente gostam de comer natto.
Mas também revelou que 13% não gostam do sabor. Apesar de tudo, muitos o consomem de qualquer maneira devido aos seus benefícios para a saúde. Se você é daqueles que torce o nariz para o natto, talvez Natto Musume possa mudar sua concepção sobre este alimento.
Imagem: Depositphotos
Natto Musume (なっとう娘) significa literalmente ‘filha natto’ e é o apelido usado por Mayuko Suzuki em seu canal do YouTube e Instagram, onde trabalha como “influenciadora de natto”.
Ela trabalha promovendo restaurantes que servem pratos incomuns inspirados no natto e compartilhando suas próprias receitas que contêm a soja viscosa. Em 2020, ela chegou até a criar o Natto Lab, um projeto onde compartilhava conteúdo online com aulas sobre Natto e onde também vendia seu próprio natto artesanal aos membros que aderissem ao projeto!
Ela diz que come natto duas ou três vezes por dia e descobriu sua paixão após trabalhar como estagiária em uma empresa de alimentos. Sendo sua comida favorita, Suzuki decidiu criar conteúdos para promover o natto como alimento, que, na sua opinião, é super nutritivo e delicioso e assim compartilhar seu conhecimento sobre o natto com mais pessoas ao redor do mundo.
O que é Natto?
Imagem: Depositphotos
Simplificando, o natto é feito de soja fermentada usando a bactéria Bacillus natto. Durante a fermentação, os grãos adquirem uma textura viscosa e um sabor e odor fortes, muitas vezes desagradáveis para quem não está acostumado. Mesmo no Japão, ele costuma ser consumido com arroz e é temperado com mostarda ou molho de soja para melhorar o sabor.
Você provavelmente encontrará natto durante sua visita ao Japão se optar por tomar um café da manhã em estilo japonês em um ryokan. No entanto, geralmente vem lacrado em um recipiente para não ofender o olfato. Por ser algo que não agrada a todos, há ryokans que perguntam explicitamente se você deseja come-lo ou não, antes mesmo de sua refeição chegar.
Os benefícios do natto para a saúde
Imagem: nattomusume.theshop.jp
Como uma pessoa que consome de 3 a 5 pacotes de natto por dia e promove o natto como um trabalho em tempo integral, Mayuko poderia facilmente ter se coroado a “Rainha Natto”. Em vez disso, ela escolheu o apelido “Natto Musume”, que literalmente se traduz como ‘filha nato’ mas que na verdade quer dizer que é apenas uma garota comum apaixonada por soja fermentada.
Mayuko publica resenhas de diferentes tipos de natto de todo o Japão e receitas simples que incluem natto como ingrediente para seus milhares de seguidores nas mídias sociais. Ela admite que nem todo mundo que a segue é um amante de natto. Alguns apenas se sentem motivados por sua paixão pelo benéfico e nutritivo natto e querem encorajá-la a seguir com este projeto.
Apesar do natto não agradar a todos, Mayuko explica que o natto é um superalimento que poderia auxiliar países afligidos por problemas de saúde causados pela má qualidade ou escassez de alimentos. Nesses casos, o natto tem tantos benefícios que literalmente poderia ser um salva-vidas por atuar como um reforço da imunidade e um redutor de doenças cardíacas.
Imagem: Pixabay
Os benefícios para a saúde de comer natto são amplamente documentados. Eles incluem colesterol mais baixo, pressão arterial mais baixa, riscos reduzidos de coágulos sanguíneos e grandes quantidades de vitamina K2, que está ligada à redução de doenças cardíacas.
Além disso, por conter probióticos, acredita-se que o natto também fortaleça o sistema imunológico. A fibra da soja também auxilia para obter um sistema digestivo saudável. Mayuko sugere que mesmo as pessoas que não gostam do sabor do natto deveriam encontrar maneiras de consumi-lo em pratos que mascarem o sabor intenso apenas por seus benefícios à saúde.
É possível aprender a amar Natto?
Mayuko tenta encontrar maneiras de tornar o natto palatável para pessoas que o rejeitam por causa do gosto, odor ou textura. Alguns pratos incluem natto sobre arroz com molho de soja e maguro marinado (atum cru) ou então natto em cubos misturado ao curry. Segundo ela, são métodos para tentar mascarar completamente o sabor e a textura peculiar do natto.
Também é possível enxaguar a viscosidade dos grãos com água. No entanto, você inevitavelmente perderá parte do valor nutricional dessa maneira. Outra opção é o Tsuyudaku Wasabi natto (つゆだくわさび納豆), feito de feijão preto em vez de soja, que tem um sabor e aroma mais suaves. Um pequeno pacote de pasta de wasabi é misturado a ele para mascarar o sabor.
Atualmente, a influenciadora está trabalhando em parceria com uma universidade em Osaka para produzir chocolate vegano nattousando natto liofilizado que ela afirma ter gosto de nozes.
Mayuko já conquistou seu lugar no Japão e agora tem se esforçado em aprender inglês com o objetivo de compartilhar o seu conhecimento sobre o natto com o resto do mundo para que se esforcem em apreciar e desfrutar dos inúmeros benefícios deste superalimento.
1 Comment