Não somos Gaijin! – Um documentário da NHK sobre os brasileiros no Japão
O título original do programa foi “Watashitachi wa gaijin janai (Nós Não Somos Gaijin) – A história dos 30 anos de risos e lágrimas dos brasileiros no Japão”.
Um programa que celebra os 30 anos de comunidade brasileira no Japão foi exibido pela emissora de TV japonesa NHK em 11 de fevereiro deste ano. O nome do programa foi “Não somos Gaijin!” (ワタシたちはガイジンじゃない) ou “Watashi-tachi wa gaijin janai”.
O objetivo do programa foi de mostrar como os brasileiros com ascendência japonesa veem a sociedade nipônica depois de três décadas. Baseado em fatos reais, o especial traz o ator Issey Ogata em uma encenação solo em um palco especialmente montado em um canto de um conjunto habitacional chamado “Kyūban Danchi” em Nagoya, onde vivem muitos brasileiros.
O roteiro foi escrito por Kankuro Kudo, um dramaturgo de renome no Japão e retrata as fases vividas pelos brasileiros no movimento dekasegui. Com legendas em português, o programa foi transmitido simultaneamente no Brasil através da NHK WORLD PREMIUM.
Um dos trechos traz a história de dois voluntários que se encontram diariamente às 5 horas da manhã no posto de coleta de um conjunto habitacional na cidade de Iwata (Shizuoka), para conferir se os demais moradores do condomínio separaram corretamente o lixo do dia.
Outra história emocionante trazida no documentário é a da japonesa chamada Yuko Kawaguchi que ajuda brasileiros necessitados em Nagoya. Ela conta que conheceu um sem teto brasileiro chamado Flávio que vivia no danchi e que tentou ajuda-lo certa vez, mas sem sucesso.
Muitas outras situações vividas por brasileiros no Japão ao longo das últimas três décadas são contadas no documentário. Vale a pena conferir, caso você ainda não tenha assistido: