Mulher japonesa tem a maior coleção de alimentos de plástico mundo
A japonesa Akiko Obata entrou para o Guiness Book por causa de sua enorme coleção de alimentos de plástico (sampuru), na qual ela acumula 8.083 itens.
A japonesa Akiko Obata é fascinada por alimentos de plástico desde criança e, há 10 anos, começou a colecionar todos os tipos de alimentos de plástico, acumulando uma coleção de mais de 8.000 peças individuais. “Sampuru” (サンプル), que vem do inglês “Sample”, se refere às amostras falsas de comida (Fake Foods) usadas pela maioria dos restaurantes no Japão.
O sampuru passou a fazer parte do cotidiano japonês e chama atenção por sua apresentação super realista. Os restaurantes costumam usar esse artificio como maneira de atrair clientes para o interior dos seus estabelecimentos. O Japão acabou tornando-se tão especialista nesta arte que oferece até cursos para aqueles que quiserem aprender as técnicas de produção.
Eles são considerados superiores aos menus, pois dão aos clientes uma ideia muito melhor do que estarão recebendo em seus pratos e também ajudam os donos de restaurantes a mostrar melhor seus pratos. A maioria parece tão real que realmente é capaz de abrir nosso apetite.
Imagem: Wikimedia Commons
Com a popularidade, os “Sampuru Foods” passaram a ser alvos de colecionadores como no caso de Akiko Obata, que diz ter se apaixonado por Sampuru 30 anos atrás, tornando-se indiscutivelmente a colecionadora de alimentos de plástico mais comprometida do mundo.
A paixão meteórica aconteceu quando certa vez sua irmã trouxe para casa uma série de amostras falsas de comida que haviam sido descartadas pelo restaurante em que ela trabalhava. Todos eles pareciam tão deliciosamente reais, que ela ficou hipnotizada.
Apesar de gostar desde criança, ela só começou a colecionar de fato os alimentos de plástico, há cerca de 15 anos, e em 2015 ela já havia angariado o Recorde Mundial do Guinness por possuir a maior coleção de itens relacionados com alimentos de plástico.
Obata diz ter uma queda por sobremesas de plástico, mas sua coleção impressionante oferece todos os tipos de pratos, desde hambúrgueres e pizzas de vários estilos, até espaguete completo com garfos suspensos e comidas tradicionais japonesas, como sushi.
“As réplicas não são comida de verdade, mas eu realmente respeito como cada uma delas é feita para parecer tão real”, disse a colecionadora ao site Design Made in Japan.
Obata, que mora perto do aeroporto de Narita, na província de Chiba, tem uma sala inteira em sua casa dedicada à sua coleção e afirma que os representantes do Guinness levaram um dia inteiro para examinar todos os seus 8083 itens. Enquanto alguns são representações em tamanho real de vários pratos, outros, como chaveiros em forma de comida, são minúsculos.