Mimikaki, o salão especializado na limpeza de ouvidos
Mimikaki, o salão especializado na limpeza de ouvidos
Enquanto que no Brasil, as mulheres vão ao salão de beleza fazer manicure e pedicure, no Japão um novo tipo de salão, vem se tornando bastante popular. É o Mimikaki (耳かき), um salão frequentado especialmente por homens, cujo o objetivo é relaxar e dar um trato em seus ouvidos.
Como há 5 anos, a remoção de cera dos ouvidos deixou de ser um procedimento médico, tornando desnecessário licenças médicas para executar a limpeza, um novo ramo de negócio surgiu em Tóquio e outras grandes cidades: Salões para limpeza de orelha. O negócio se popularizou e hoje já existem centenas espalhadas pelo país.
Para nós do mundo ocidental pode parecer estranho, mas a verdade é que esse tipo de serviço faz o maior sucesso no Japão. Segundo Yoshimi Sasaki, gerente de uma filial em Akihabara da Yamamoto Mimikaki-10, uma das maiores cadeias de cuidados de ouvido, “Os clientes não vão somente para limpar os ouvidos. Vão também para tirar o stress e relaxar”.
“A massagem é tão confortante, que três em cada quatro clientes, que são na sua maioria homens, chegam a adormecer durante a sessão”, diz Sasaki.
“Por causa de todo o stress e por sentirem falta de comunicação com o mundo real, devido à Internet, eles se sentem acolhidos e relaxados.”
O serviço básico de Yamamoto Mimikaki-10 dura 30 minutos e custa ¥ 2.700 (cerca 52 reais). O cliente chega ao salão e em seguida é atendido pela profissional, na maiorias das vezes, uma jovem do sexo feminino e vestida de quimono. Ao som de uma música relaxante, a profissional serve chá ao cliente e conversa sobre trivialidades, criando dessa forma, uma certa intimidade.
Em seguida, ela coloca a cabeça no seu colo e cobre o rosto com um lenço. Pega suas ferramentas de trabalho, no caso um “mimikaki,” uma espécie de cotonete japonês feita de bambu e uma colherinha de metal ou plástico que ela utiliza para retirar o excesso de cera dos ouvidos e começa seu trabalho, enquanto massageia os ombros do cliente e por último, serve-lhe mais chá.
Mas não pense que qualquer pessoa pode trabalhar nesse ramo. Antes de tudo, as moças passam por um treinamento de uma semana para adquirir habilidade e prática adequada para enfim, estar apta a fazer limpeza nos ouvidos. Do ponto de vista médico, a recomendação é que não se retire toda a cera do ouvido, já que ele funciona como uma proteção.
A cera protege contra outras sujeiras que possam eventualmente entrar dentro do ouvido, além disso, ajuda a lubrificar o canal do ouvido e também tem ação antibacteriana e antiviral”. Se toda a cera é removida, o cérebro fica em alerta e o corpo passa a produzir em dobro.
Porém para a maioria dos japoneses, a limpeza dos ouvidos é quase uma obsessão e acreditam que o excesso de cera pode levar a infecções”. Mas quem frequenta o salão, não vai somente pela limpeza. Vão atrás do aconchego, do relaxamento e da ternura maternal de receber um colinho macio e uma massagem relaxante.
4 Comentários