Melon Cream Soda e a obsessão dos japoneses por melões


Melon Cream Soda メロンクリームソーダ

Melon Soda é uma bebida muito popular no Japão, assim como o Cream Soda com sorvete de baunilha. Conheça mais sobre essa bebida tão amada pelos japoneses.

O Japão é um país conhecido por sua disciplina, organização e peculiaridade. Você também encontrará muitas coisas diferentes neste país relacionado a jogos, gadgets, programas de televisão e até culinária. O fato do Japão ser um país tão singular pode estar ligado ao fato de ter ficado tanto tempo fechado para o mundo, só se abrindo no final dos anos 1800.

Talvez por esse motivo, o país tenha desenvolvido interesses tão peculiares e específicos. Um deles é a obsessão em cultivar os frutos mais perfeitos possíveis. A marca Sembikiya, por exemplo, vende frutas como uvas, maçãs, morangos ou toranjas como itens de luxo.

O melão, por exemplo, é muito popular no Japão. Essa fruta faz parte de um mercado luxuoso que movimenta fortunas todos os anos. As frutas “de luxo” são leiloadas e alcançam preços exorbitantes. Em 2016, por exemplo, um melão Hokkaido premium foi vendido pela bagatela de 3 milhões de ienes, ou cerca de US$ 27 mil, o equivalente ao preço de um carro.

Melões na Yamazaki Melon Farm, em Furano, Hokkaido Imagem: furanotourism.com

Claro que há melões “normais” e mais “acessíveis” em um mercado japonês. Mesmo assim, os preços costumam ser muito mais caros do que veríamos, por exemplo, em uma quitanda no Brasil. A razão para isso seria devido aos altos custos de mão de obra japoneses.

Então, para obter aquele sabor refrescante de melão de outras maneiras, as pessoas recorrem a uma das bebidas mais apreciadas e populares do Japão: Melon Soda (メロンソーダ). Para os japoneses em geral, essa bebida traz uma memória gustativa e tem gostinho de infância.

Melon Cream Soda メロンクリームソーダ

O melon soda consiste na mistura de xarope com sabor de melão e club soda (Água gaseificada). Na verdade, o xarope de melão não tem gosto de melão. Trata-se de um xarope com corante verde e alguma essência de melão, mas ainda assim tem um gosto muito bom. O xarope de melão também é usado no refrescante Kakigori, a famosa raspadinha japonesa.

Apesar de não ser saudável beber a todo instante, o Melon Soda é popular especialmente durante o verão. Outra variação e ainda mais popular é o Melon Cream Soda (メロンクリームソーダ) ou simplesmente Cream Soda (クリームソーダ), que consiste em Melon Soda coberto com uma bola flutuante de sorvete de baunilha, acompanhado de uma cereja em calda.

Por que Melon Soda é tão popular no Japão?

Essa é uma bebida que vale a pena você experimentar quando estiver no Japão. É algo bem único no Japão e muito difícil de encontrar em outros países. A bebida surgiu por volta dos anos 50, e desde então tem sido amado por quase todas as crianças japonesas.

Sua cor pode ser descrita como um verde neon brilhante para sugerir a cor de um melão verde. No entanto, isso não tem necessariamente o mesmo gosto da fruta. Em vez disso, é uma versão carbonatada, suave, mais doce e, possivelmente, um pouco mais processada.

Parte da cultura japonesa

O melão está presente em muitas guloseimas no Japão, tais como sorvetes e doces. Um bom exemplo é o Melon Pan (メロンパン), um pão doce feito com massa de biscoito e de pão. Possui recortes no topo que o fazem parecer um melão, e pode vir em diversos tamanhos, inclusive o “Jumbo”, uma versão grande de Melon Pan, encontrado em Asakusa.

Quando foi criado, o melonpan não tinha sabor de melão, mas recebeu esse nome porque se assemelhava à fruta. Mas, nos últimos tempos, os padeiros começaram a adicionar sabores diferentes ao melonpan, além do melão obviamente, para angariar uma clientela mais ampla. Alguns dos novos sabores são chocolate, xarope de bordo, caramelo, entre outros.

Também há muitas empresas de refrigerantes no país que oferecem seus próprios refrigerantes de melão e até variedades com sabor de melão. Você pode encontrá-los e comprá-los facilmente em quase todas as lojas de conveniência ou em qualquer máquina de venda automáticas de bebidas – principalmente durante os meses de junho a setembro.

Marcas de refrigerante de melão no Japão

Fanta Melon Soda Imagem jpellgen (@1179_jp)

Como o Melon Soda é muito popular no Japão, muitas empresas de bebidas criam suas próprias versões do refrigerante de melão. Algumas das principais marcas encontradas são as seguintes: Ramune Melon Soda, UCC Melon Cream Soda, Sangaria, Fanta e Sunkist.

Fanta é uma famosa marca internacional de refrigerante. Seu fabricante é a Coca-Cola Company, e a empresa é originária da Alemanha. Foi lançado no ano de 1940 e está relacionado a outras marcas como Crush, Mirinda, Slice, Tango, Bluna e Sunkist. Hoje é comercializado globalmente e tem mais de 100 sabores, disponíveis dependendo do país.

Desde 1988, a Fanta Melon Soda inclui uma gama de sabores de melão, como Melon Cream (2006), Fruity Melon (2005) e Watermelon (edição limitada). “Japanese watermelon” e “Melon and Orange” também foram lançados em “Fanta world editions” no verão de 2006, ambas posteriormente descontinuadas, junto com “Sunny Melon”, que durou de 2000 a 2002.

Melon Soda – Uma canção da banda Tricot


Link do vídeo (YouTube)

Talvez pela bebida ser tão famosa, acabou se tornando o título de uma música da banda Tricot, lançada em 2017. A banda, que se pronuncia como “toriko” no Japão, é uma banda japonesa, que toca Math Rock, formada em 2010. Confira o clipe da música “Melon Soda” no vídeo acima.

Melon Soda em Tamagotchi

Tamagotchi Plus Melon Soda Milky Blue (Etsy.com)

“Tamagotchi” (たまごっち) é um brinquedo digital lançado em 1996 que fez muito sucesso no Japão e também no mundo inteiro. Neste brinquedo há um “animal de estimação” dentro que você deve cuidar. Mais de 76 milhões deles foram vendidos em todo o mundo.

Os primeiros Tamagotchi eram básicos, enquanto as versões mais recentes são mais complexas e com mais recursos. Alguns desses Tamagotchi são considerados itens de colecionador, como o Keitei Kaitsuu Tamagotchi Plus, também conhecido como K-Tama.

Alguns deles foram vendidos exclusivamente no Japão e podiam ser interagidos usando smartphones. Com as diferentes combinações de cores e designs, cada Tamagotchi recebeu um nome para se distinguir dos demais, como o “Lemon Yellow”, “Silver Blue” e “Flowers”.

Os nomes ficariam ainda mais específicos, como “Coro Coro Comics” e “Akai Toys R Us”. Como o Melon Soda chama a atenção por sua cor verde vibrante, um desses raros Tamagotchi de tom azul esverdeado recebeu o nome de “Melon Soda”. Este Tamagotchi é considerado um achado raro e pode ser encontrado à venda em algumas lojas por mais de 50 dólares.

Receita de Melon Cream Soda

Alguns restaurantes e cafés no Japão servem Melon Soda e também o Melon Cream Soda. Já para quem está fora do Japão e tem o desejo de experimentar essa deliciosa bebida ou sentir novamente o sabor dos bons tempos que viveu no país, infelizmente trago más notícias. O xarope de melão utilizado na receita é muito difícil de ser encontrado em outros países.

Caso tenha sorte, pode encontra-lo em sites como Amazon. O xarope de melão não é feito com ingredientes naturais, então é muito difícil conseguir replicar o sabor exato. Você pode tentar fazer um xarope de melão caseiro e “mais saudável” misturando xarope simples com polpa de melão, mas provavelmente o sabor não será exatamente o mesmo do Japão.

Para aqueles que tem acesso ao xarope de melão em um supermercado japonês, é possível fazer a bebida em casa. A youtuber Japonessica ensina como fazer a receita:


Link do vídeo (YouTube)

Em uma receita básica para recriar o Melon Cream Soda, você vai precisar de 3 colheres de sopa de xarope de melão, 180 ml (ou 3/4 de xícara) de club soda (água gaseificada), alguns cubos de gelo, sorvete de baunilha e cerejas em calda. Basta reunir todos os ingredientes em uma bonita taça e voilà, está pronta seu Melon Cream Soda no melhor estilo japonês.

Muito fácil né? Você já teve oportunidade de experimentar o Melon Soda ou Cream Soda? O que achou do sabor? Esta é uma bebida nostálgica para quem já morou no Japão. Caso vcê ainda não tenha experimentado, não esqueça de prova-lo quando for ao Japão. 🙂

Fontes: yabai.com, justonecookbook.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *