Manga Kissa – Mangá Café no Japão
Manga Kissa – Mangá Café no Japão
Boa parte dos japoneses são fanáticos por histórias em quadrinhos, conhecidos como Mangá. É comum vê-los lendo mangá, super entretidos, seja dentro dos trens, no Kyūkei (pausa durante o trabalho ou estudo) ou em outras situações. A obsessão é tanta, que um novo tipo de empreendimento surgiu durante a década de 1960: O Manga Kissa (まんが喫茶), um verdadeiro paraíso para os Otakus.
O Mangá Kissa seria uma mistura de Café e Biblioteca, que oferece aos clientes uma vasta imensidão de gibis e cobra de acordo com as as horas que os clientes se dispõe a ficar no estabelecimento. Kissa é abreviação de “kissaten”, que significa “Café”, ou seja, Mangá Kissa significa então “Mangá Café” ou “Mangá em Quadrinhos”.
Se os primeiros Mangá Kissa se contentavam somente com uma ampla e organizada sessão de gibis, hoje em dia, com a chegada da internet e outras tecnologias, o estabelecimento conta com cabines super equipadas com uma cadeira confortável, na qual os clientes podem até tirar um cochilo durante a sua permanência.
Como funciona um Mangá Kissa?
Ao passar pela recepção e pagar pelo serviço, que geralmente é uma taxa onde está incluída também bebidas como cafés, chás, sucos ou refrigerantes, os clientes ficam à vontade para escolher o entretenimento que mais agrada.
Alguns preferem navegar entre as diversas prateleiras com uma grande diversidade de gêneros, que vão de romance até ficção científica, destinada a homens e mulheres de todas as idades.
Alguns Manga Kissa possuem uma biblioteca com mais de 30 mil mangás, além de outras opções de leitura como jornais, livros e revistas.
Depois do objeto de leitura escolhido, os clientes sentam-se e mergulham na leitura, ficando totalmente absortos no mundo de fantasia, que só as histórias em quadrinhos podem proporcionar.
Outros preferem ficar na cabine equipada com computador, internet, impressora, DVD, TV a cabo e até console de jogos como PlayStation 3 e Nintendo Wi. Tem ainda, aqueles que usam as cabines para tirar uma soneca, aproveitando-se do conforto e do preço, bem mais inferior do que se ficasse em um hotel.
Atualmente o Manga Kissa, que originariamente era voltado somente para os mangás, se tornou um grande centro de entretenimento. Muitos deles possuem restaurante, salas de Karaokê, sala de jogos com bilhar, tênis de mesa, dardos, entre outros.
Hotéis improvisados Mangá Kissa
Durante os tempos de crises, muitos japoneses ficaram desempregados e sem recursos para arcar com as despesas de um aluguel de um apartamento, o Manga Kissa passou a ser uma opção prática, agradável e barata para passar a noite, ainda mais que esses estabelecimentos estão abertos noite e dia, ou seja rodam 24 horas.
Também passou a ser uma opção mais em conta para aqueles que perderam o último trem e não tem dinheiro para pagar um hotel caro. De jovens a homens de negócios, homens e mulheres, enfim, o Mangá Kissa é um lugar onde se encontra todo tipo de gente, desde as fanáticas por mangá e anime, ou até pessoas que pagam o serviço somente por causa das cadeiras de massagem ou da estadia barata.
Ao se popularizar como uma espécie de hotel improvisado, os proprietários viram a necessidade de adaptar o local, incluindo inclusive chuveiros. Alguns oferecem mais infraestruturas do que outros em relação a se tirar uma soneca. enquanto em alguns tem somente a cadeira, que por si só já é muito confortável (tem até cadeiras massageadoras), outros oferecem também colchão, travesseiro e cobertor.
Há estabelecimentos que não oferecem nada disso, mas isso não é empecilho para que os japas não tirem uma soneca. Hás os que abrem mão da cadeira e dormem no chão mesmo do cubículo privativo, especialmente se este for forrado com tatame. Para os japas, isso já é uma boa forma de se obter um sono repousante e acolhedor.
Quantos aos preços e horários, a estadia por 1 hora, custa em média ¥ 400. Já para passar a noite, vai depender do horário e da quantidade de horas. Um pacote de 6 horas, custa em média ¥ 1400 e o preço vai aumentando conforme as horas são adicionadas, mas ainda assim, sai mais barato que os Hotéis Cápsulas.
Mangás Cafés populares no Japão
Existem vários Mangás Kissas de pequenos proprietários espalhados pelo país. Estes geralmente são mais tradicionais e não fogem muito da verdadeira proposta do estabelecimento que é o foco nos mangás. Mas, contudo, existe duas grandes cadeias do gênero que são muito populares no Japão: O Gera Gera e o Manboo.
É comum encontrar japoneses que praticamente moram nos Mangás Cafés, afinal lá tem todo tipo de entretenimento que um japonês pode querer. No interior dos Mangá Kissa também tem muitas máquinas automáticas vendendo refrigerantes, lanches, Cup Noodles, entre outras guloseimas ou até itens de última necessidade.
Além disso, é um lugar onde se pode relaxar por ser um ambiente tranquilo, feito especialmente para aqueles que querem refugiar um pouquinho da correria frenética do lado de fora. Enfim, Mangá Kissa é um pouco de tudo e de tudo um pouco. Quem aí adoraria passar algumas horas nesse paraíso dos mangás?
12 Comments
Privacy Overview