Kurisumasu keki, os tradicionais bolos de Natal
Kurisumasu keki, os tradicionais bolos de Natal
Além dos frangos fritos do KFC (Kentucky), que comentei anteriormente em outro post, outro item essencial que não pode faltar no Natal japonês são os bolos de Natal, chamados de Kurisumasu keki (クリスマスケーキ / Christmas Cake). Segundo a tradição, eles devem ser comidos na Véspera de Natal e à procura por eles é tão grande, que muitos preferem encomendar com antecedência.
Tradicionalmente, os bolos de Natal tradicionais são cobertos por chantili, morangos e chocolate, mas hoje em dia existem uma grande variedade de bolos decorados de várias formas, tamanhos e sabores. Quanto à origem bolo de natal no Japão, acredita-se que tenha sido há mais de 100 anos atrás, através da empresa Fujiya, uma empresa de confeitaria que tem uma vasta cadeia de lojas no Japão.
Embora o primeiro bolo de natal tenha surgido por volta de 1910, o costume só se solidificou de verdade na década de 70. Estima-se que mais de 70% da população japonesa inclui o Kurisumasu Keki em suas comemorações de Natal nos dias de hoje.
Antigamente, os bolos eram mais simples, confeitados com um tipo de glacê à base de manteiga, porém hoje em dia, são cobertos de chantili e bem mais decorados.
Os bolos de Natal no Japão são em sua maioria, pequenos, graciosos e bem decorativos, daqueles de se comer com os olhos. A decoração sempre relacionada ao Natal, conta com o Papai Noel, sinos, flores, etc e geralmente há uma plaquinha de chocolate escrito em japonês ou inglês: “Mery Christimas / メリー クリスマス”. São tão lindos que parecem esculturas… Dá até dó de comer não acha?
Se no Brasil, o panetone simboliza o Natal, no Japão é o Kurisumasu Keki. E se bolos geralmente simbolizam aniversários, o Natal não deixa de ser um, já que é o dia de nascimento de Jesus Cristo. Mas se você perguntar à um japonês de quem é o aniversário que estão comemorando no Natal, creio que a maioria não saberá que é de Jesus. Mais fácil eles acharem que é o aniversário do Papai Noel.
Bolo de Natal x Mulheres solteiras
No Japão, o costume de saborear o Kurisumasu Keki é na véspera de Natal, ou seja, no dia 24 de dezembro. Depois dessa data, as vendas caem drasticamente e os bolos que sobrarem nas prateleiras são colocados à preço de banana, pois essa é a única forma de vendê-los. Por causa disso, surgiu uma piadinha bem machista por sinal, relacionando os bolos com as mulheres solteiras com mais de 25 anos.
É que antigamente a mulher japonesa tinha quase que a obrigação de casar-se cedo, constituir família e viver submissa ao marido. Mulheres com 25 anos já eram consideradas velhas para se casar e por causa disso, eram chamadas de “bolos de Natal”, como querendo dizer que, depois do 25, ninguém mais quer saber.
Hoje em dia, isso quase não existe mais, pois a idade média para se casar mudou e as mulheres estão muito mais independentes do que eram há décadas atrás. Mas voltando ao assunto sobre o Natal, é interessante notar que no Japão, esta data tem conotação romântica e é visto quase como um Valentine Day fora de época.
Restaurantes e hotéis no geral, ficam repletos de casais de namorados. Rapazes que estão interessados em alguém acabam muitas vezes esperando por essa data para se declarar para a amada ou vice versa. Enfim, Natal no Japão é uma data festiva para homenagear os enamorados… Dia de muito romantismo e de celebrar o amor.
Quero aproveitar nessa Véspera de Natal e desejar à todos os leitores um Feliz Natal… E que todos os seus desejos se realizem neste novo ano que está por chegar!!!
9 Comments