Konbinis, as lojas de conveniência no Japão
Konbini (コンビニ) – Loja de Conveniência no Japão
Se você mora no Japão ou se é uma pessoa que está familiarizado com a cultura contemporânea japonesa através de filmes, animes, doramas e mangás, então com certeza está ciente da importância que as lojas de conveniência tem para os japoneses e também para os estrangeiros que vivem na Terra do Sol Nascente.
O fenômeno desembarcou no Japão no final dos anos 60. Hoje, existem mais de 50 mil konbinis espalhados pelo Japão, o que equivale a 1 konbini para cerca de 2 mil habitantes! Estas lojas de conveniência, que se assemelham a mini-mercados estão em toda parte que se imaginar e nos grandes centros há um em cada esquina!
A praticidade e o fato de ficarem abertos 24 horas por dia, 365 dias no ano (incluindo fins de semana e feriados), fazem das lojas de conveniência um verdadeiro sucesso no Japão. De maneira geral, os japoneses costumam frequentar o konbini diariamente ou sempre que precisam comprar artigos de emergência.
Para os brasileiros que moram e trabalham no Japão, as lojas de conveniência também são uma mão na roda, principalmente para quem faz muitas horas extras e não tempo para cozinhar em casa. Muitos dekasseguis inclusive, trabalham em fábricas que preparam alimentos para serem vendidos nos konbinis.
As maiores redes de franquias konbini no Japão
Outro fato interessante é que as lojas de conveniência no Japão pertencem a grandes redes. As maiores franquias de Konbini instaladas no Japão são:
Seven Eleven, Lawson, Family Mart, Circle K, Sunkus, Ministop, AM PM, Save on, Daily Yamazaki, Coco e outras franquias menores como Heart in, Seicomart, Spar, etc.
1. Seven Eleven: 15.852 lojas
2. Lawson: 11.455 lojas
3. Family Mart: 10.063 lojas
4. Circle K Sunkus: 6.200 lojas
5. Ministop: 2.190 lojas
6. Daily Yamazaki: 1600 lojas
O que é vendido no Konbini japonês?
Nas lojas de conveniências japonesas é possível encontrar praticamente de tudo: Comida pronta (obentôs), onigiri, (bolinhos de arroz com alga), cup noodles, nikkuman, oden, pães, biscoitos, doces, salgados, sucos e bebidas de todos os tipos, incluindo alcoólica e bebidas quentes enlatadas ou engarrafado.
Também podemos encontrar sorvetes de todos os sabores, cigarros, artigos de papelaria, como lápis, caneta e cadernos, pilhas, baterias, CDs, guarda-chuvas, produtos de higiene pessoal, desodorantes, comida para pet, caixas de lenços de papel (tissues), pratos e talheres descartáveis, revistas, mangás, etc.
Aliás, uma curiosidade interessante que notamos é que muitos japoneses (jovens e adultos) fazem do konbini uma biblioteca. Eles tem o hábito de ir até lá para simplesmente ficarem folheando revistas em quadrinhos ou revistas com teor erótico. No entanto, dificilmente eles compram tais revistas.
Cosméticos, artigos de beleza e medicamentos básicos, tais como a aspirina, analgésicos e band-aids, também podem ser encontrados à venda nos konbinis. Até peças de roupa podemos encontrar à venda no Konbini, como camisetas, meias e pasmem… até cuecas e calcinhas podem ser comprados lá numa emergência 😉
A maioria dos konbinis também tem banheiro que podem ser usados pelos clientes. Além disso, outros fatores que contam muito à favor das lojas de conveniência no Japão é a rapidez e o excelente atendimento.
A maioria dos atendentes são jovens que trabalham em tempo parcial (アルバイト), mas também podemos ver pessoas mais velhas que procuram esse tipo de serviço como um complemento financeiro.
Na verdade, hoje em dia podemos encontrar até estrangeiros fazendo arubaito em Konbini, coisa que antigamente era quase impossível de se ver. 😉
Mas pra conseguir uma vaga de atendente em uma loja dessas redes, é imprescindível ser fluente em japonês, já que trata-se de um serviço com contato direto com o público.
Que outros serviços o Konbini oferece?
Mas os konbinis não se limitam apenas à venda de alimentos e outros produtos. Eles oferecem uma infinidades de serviços como “correios”, onde você pode comprar selos e postar cartas e encomendas. Tem também o serviço de “Takyubin”, muito popular e barato para enviar encomendas pra outro endereço no Japão.
Normalmente no interior do Konbini tem caixas bancários ATM com vários bancos integrados. Nele, você pode fazer depósitos ou efetuar saques de dinheiro. Também é comum oferecerem serviço de Xérox e envio de Fax. Ah, não posso esquecer de dizer que também é possível pagar vários tipos de contas (água, luz, gás, telefone, etc).
Outros serviços incluem: Venda de ingressos para shows, parques de diversão, cinema, passagens de ônibus, recarga de celulares pré pagos, impressão de fotos digitais e muitos outros. Tudo isso faz com que o Konbini, apesar de ser um estabelecimento pequeno, seja indispensável para as pessoas que vivem no Japão.
Como é um Konbini (Seven Eleven) no Japão
http://youtu.be/9mVfNnT7fRM
Link do Vídeo (YouTube)
Deu pra perceber que os konbinis são uma verdadeira mania nacional no Japão né! Muitos brasileiros sentem muita falta desta praticidade quando retornam ao Brasil. Você já morou no Japão? Qual o seu konbini preferido? E pra quem não morou, o que achou de conhecer um pouco mais da “Cultura Konbini”? 😉
Aproveite para ver também:
10 Razões para amar as lojas de conveniência japonesas
26 Comentários