Koi Hanako – O peixe Koi mais velho registrado na história
Com 226 anos de idade, Hanako foi o peixe koi mais velho já registrado. Era uma bela Higoi fêmea de cor escarlate e seu nome significa “Filha da flor” em japonês.
Nascida em 1751, Hanako nasceu no primeiro ano da Era Horeki, bem no meio do período onde o Japão era governado pelos xoguns da família Tokugawa. Hanako morreu em 7 de julho de 1977, com 226 anos de idade. Isso fez de Hanako não apenas o koi mais velho, mas também o peixe de água doce mais duradouro que já existiu. Este recorde ainda não foi superado.
A idade real de Hanako foi verificada analisando os anéis em suas escamas, através de um microscópio de luz. A análise é muito parecido com o modo como os dendrologistas determinam a idade de uma árvore contando o número de anéis de crescimento no seu tronco.
Os anéis de crescimento nos peixes Koi se caracterizam por um padrão de amplo crescimento seguido por um crescimento mais estreito. As diferenças na largura dos anéis refletem as mudanças sazonais que ocorrem no verão e inverno. Durante o verão, os peixes comem mais e crescem mais, resultando em um padrão de anel de crescimento mais amplo.
O crescimento mais estreito representa o metabolismo mais lento durante o tempo frio e gelado. A fim de analisar a idade exata de Hanako, ela foi extraída de um lago nas montanhas profundas da província de Mino (atual província de Gifu). Duas escamas de diferentes partes de seu corpo foram retiradas com uma pinça e analisadas cuidadosamente por dois meses.
A análise foi realizada pelo professor Masayoshi Hiro, do Laboratório de Ciência Animal da Universidade Feminina de Nagoya. O professor Hiro e o Dr. Komei Koshihara, proprietário de Hanako, ficaram surpresos quando descobriu-se que Hanako tinha 215 anos na época.
Após esta descoberta, as cinco carpas restantes no mesmo lago também foram examinadas ao longo de um ano, os resultados mostraram que elas tinham mais de 100 anos.
Em 25 de maio de 1966, o Dr. Komei Koshihara fez uma transmissão para toda a nação japonesa através da estação de rádio Nippon Hoso Kyokai contando sobre a história do koi Hanako e a sua idade e também a descrevendo como sua amiga mais querida. Naquela época, Hanako tinha 215 anos, pesava 7,5 quilos e 70 centímetros de comprimento.
Ele explicou que herdou Hanako de sua avó materna. Embora ninguém saiba o motivo exato de sua vida incrivelmente longa, talvez as águas cristalinas das montanhas japonesas e o grande amor e cuidado de seus donos tenham sido fatores decisivos para a sua longevidade.
Vida útil de uma carpa Koi
Peixes Koi são conhecidos por terem uma longa vida útil. No entanto, sua vida útil pode variar amplamente, dependendo do ambiente e da genética do peixe. Na natureza, a expectativa de vida da carpa comum é de aproximadamente 30 a 40 anos.
Em cativeiro, a vida média das carpas é de 70 anos. Na verdade, é bastante comum testemunhar um koi com mais de um século no Japão. Esta é uma das razões pelas quais os peixes koi ganharam tanta admiração no Japão e também no resto do mundo.
Os fatores ambientais que contribuem para uma longa vida útil são água limpa, comida de carpas de qualidade e invernos longos e frios. A estação fria irá desacelerar drasticamente o metabolismo do koi. Durante este período, os peixes podem comer muito pouco.
Na verdade, durante os meses mais frios do inverno, é recomendável interromper completamente a alimentação, conforme descrito no Guia de alimentação de carpas.
Fatores genéticos também desempenham um papel significativo no potencial de vida de um koi. No Japão, essas carpas ornamentais são chamadas de Nishikigoi. Eles são criados para oferecer características específicas, como forma e coloração do corpo.
Claro, o tamanho grande é uma característica desejável, mas apenas se a forma e a coloração do corpo forem mantidas. Fora do Japão, os koi são frequentemente criados visando outras características. Por exemplo, o popular koi borboleta, também chamada de carpa dragão, é muito mais resistente e apresenta o crescimento mais rápido. No entanto, um peixe koi que vive mais de 200 anos, como no caso de Hanako, é extremamente raro de acontecer.
Ao lado das baleias, tartarugas e tuataras, os peixes koi são uma das vértebras que vivem mais tempo na Terra. Koi Hanako é um grande exemplo de quanto tempo os peixes koi podem realmente viver. Na verdade, ela é o peixe de água doce com vida mais longa já registrado.
Pingback: Este goldfish tornou-se símbolo de resiliência em um aquário no Japão | Curiosidades do Japão
Pingback: Peixes Koi coloridos nadam pelos canais de drenagem desta cidade japonesa | Curiosidades do Japão