Kodokushi – Morte Solitária no Japão
Kodokushi – Morte Solitária no Japão
Nada parece ser mais trágico do que “morrer de solidão”, mas acredite, acontece no Japão o tempo todo. E tanto é asim que existe até um termo para designar esse triste fenômeno: Kodokushi (孤独死), que significa literalmente “morte solitária” e abrange especialmente pessoas da terceira idade (mais de 65 anos).
A cada ano, milhares de pessoas são encontradas mortas e só são descobertas depois de semanas, meses ou até mesmo anos. Atinge pessoas sem muitos laços sociais, especialmente homens da terceira idade, embora há casos de mulheres idosas e pessoas mais jovens (na faixa entre 30 e 40 anos).
Quando surgiu esse termo?
A palavra kodokushi surgiu em 1980, quando o cadáver de um idoso foi encontrado em seu apartamento após 30 anos. As mortes decorrem de diversas formas tais como infarto do miocárdio, doença cerebral, doença crônica, cirrose por excesso de álcool, acidente doméstico e pasmem… até de fome.
Às vezes, os corpos demoram tanto para serem descobertos que eles acabam mumificados. Existem empresas especializadas em limpar apartamentos de pessoas que infelizmente tiveram esse triste fim, se deparando inclusive com manchas deixadas pelo corpo em processo de decomposição.
Como sabemos, o Japão está se tornando cada dia mais uma nação envelhecida. Segundo estimativas, dentro de 20 anos, um a cada três japoneses pertencerá à terceira idade, o que significa que o número de mortes solitárias pode aumentar consideravelmente, caso não haja uma intervenção.
Não existe estatísticas exatas, mas em uma reportagem da TV japonesa foi informado que no ano de 2009, 32 mil idosos padeceram da “morte solitária”. Uma empresa de mudanças em Osaka também informou que 20% das mudanças eram de remoção de pertences de pessoas que sofreram Kodokushi.
Causas do kodokushi
Algumas das razões atribuídas e este fenômeno são os frágeis laços familiares e o meiwaku, um termo que significa “incômodo”, mas que reflete uma conduta de boa parte da sociedade japonesa, que abomina qualquer tipo de situação que possa incomodar outras pessoas, mesmo que sejam da família.
Outra razão atribuída ao Kodokushi é que desde 1990, muitos japoneses vem se aposentando cada vez mais cedo. Muitos desses homens nunca se casaram e acabam se isolando depois que saem da sociedade corporativa.
Muitos também sobrevivem com um aposentadoria mal remunerada e vivem em apartamentos do governo. A falta de recursos financeiros pode levar a um quadro de estresse, apatia e depressão, que acaba fazendo com que o indivíduo evite contatos sociais, culminando em isolamento social extremo.
Por não se tratar de casos isolados, o Kodokushi nos faz refletir e nos questionar sobre o por que da sociedade japonesa enfrentar tantos problemas tais como o Kodokushi e o Hikikomori, ainda mais levando em conta que a internet e telefones móveis estão muito mais acessíveis hoje em dia.
Como podemos notar, a expressão “morrer de solidão” deixou de ter um significado figurado e passou a ser uma realidade no mundo moderno. O que você pensa a respeito desse assunto? Compartilhe conosco sua opinião! 🙂
Referências: Wikipedia, Invisible Photographer Asia
13 Comentários