Japonês viajou mais de 7.000 km para fazer pedido de casamento à namorada
Yasushi ‘Yassan’ Takahashi, a viagem levou 7.163 quilômetros em um período de seis meses com o objetivo de fazer uma arte com GPS com um pedido de casamento.
Em 2008, Yasushi “Yassan” Takahashi, morador de Tóquio, na época com 31 anos, decidiu pedir a namorada, Natsuki, em casamento. Ele só não sabia como fazer esta proposta à ela.
Um dia, ele encontrou a arte com GPS, uma técnica de criar desenhos digitais em grande escala ao viajar com um dispositivo GPS ao longo de um trajeto predeterminado.
Para isso, basta viajar usando a ferramenta que por sua vez vai registrar todo o caminho percorrido. Quando essa rota é enviada por upload a um site de mapeamento como o Google Earth, uma forma aparece no mapa. O Google Earth é uma ferramenta para conhecer o mundo à nossa volta, mas para alguns artistas inovadores, ele também pode se tornar uma tela.
Captura de tela do GPS intitulada “MARRY ME” via Yassan’s GPS Drawing Project
Foi isso que Yassan fez, inspirado pela ideia que ele encontrou no GPS Art. Decidiu planejar um trajeto por todo o Japão para escrever no mapa a frase “Marry me” (“case comigo”, em inglês) e depois mostrar a rota percorrida no Google Earth como pedido de casamento.
Yassan levou a sério a famosa frase “o amor leva você em uma jornada”. Em junho de 2008, o aventureiro apaixonado deixou o emprego e embarcou em uma viagem da ilha de Hokkaido até a costa de Kagoshima, seguindo uma rota planejada nos mínimos detalhes.
A viagem durou seis meses. Foram 7.163 quilômetros percorridos. Com o objetivo cumprido, Yassan conseguiu que seu pedido fosse escrito no Google Earth. A proposta de casamento inusitada deu a Yassan o recorde mundial do Guinness de maior desenho em GPS do mundo.
Em um vídeo do Google, Yasushi ‘Yassan’ Takahashi revelou que antes dessa aventura inusitada, ele não havia estado em nenhum lugar fora de Tóquio. Durante a longa viagem, ele disse que foi capaz de descobrir todo tipo de coisas que ele só tinha conhecido nos livros que lia.
À noite, ele disse que acampava em seu carro para se abrigar. Ele enfrentou fortes chuvas, neve e terremotos, mas não desistiu e seguiu em frente. Assim que terminou sua viagem, ele carregou seus dados de GPS para o Google Earth e mostrou à namorada a “mensagem surpresa”.
A resposta de Natsuki? Naturalmente, quando seu namorado decide ficar fora da cidade por seis meses e parece estar escondendo coisas, é normal você suspeitar de alguma coisa.
No vídeo divulgado pelo casal em 2019, Natsuki disse que ficou curiosa para saber o que Yassan fazia e onde estava durante os seis meses que passou longe dela. Após descobrir o objetivo da viagem que resultou no GPS Art com o pedido de casamento, Natsuki respondeu: Sim.
Yassan agora se dedica ao GPS Art e já acumula mais de 1.000 artes
Agora Yassan faz parte de um grupo cada vez maior de pessoas que criam arte em GPS usando ferramentas como o Google Earth e o Google Street View. Até agora, Yassan produziu mais de 1.000 peças de arte GPS que se estendem por mais de 100.000 quilômetros em 24 países.
Uma das melhores partes da técnica é a combinação única de desenho e deslocamento. Os percursos não só são feitos em veículos como também por corredores e ciclistas, que usam a arte como motivação para fazer trajetos diferentes, enquanto outros se desafiam a criar desenhos variados, desde pombos e dinossauros até personagens de desenhos animados e de ficção.
O resultado final só depende da imaginação do artista e de até onde ele consegue chegar. Aqui estão algumas das artes do GPS que Yassan criou e que podem ser encontradas em seu site: