Ichi Rittoru no Namida – 1 Litro de Lágrimas
Ichi Rittoru no Namida – 1 Litro de Lágrimas
Depois de ver tantos comentários sobre esse “dorama”, resolvi assistir a minissérie japonesa Ichi Rittoru no Namida (リットルの涙), mesmo sabendo que choraria litros e mais litros de lágrimas. E foi isso que realmente aconteceu… Mas não me arrependo de ter assistido pois este dorama é realmente muito lindo e comovente.
O mais doloroso é descobrir que essa triste história foi baseada em uma história real de uma menina de 15 anos chamada Aya Kito (19 de Julho de 1962 – 23 de Maio de 1988) que descobriu ter uma doença incurável. Ela lutou contra essa doença até seus 25 anos e registrava o que sentia e toda a sua luta diária em um diário.
Ela continuou a escrever até que não conseguisse mais segurar a caneta devido à sua doença degenerativa. O diário, intitulado como Ichi Rittoru no Namida, foi publicado logo após sua morte. Como o livro foi fielmente baseado em seu diário, muitos chamam o livro e a minissérie de Diário das Lágrimas.
O seu desejo em viver era tão grande que as suas últimas palavras em seu diário foram: “O fato de eu estar viva é uma coisa tão encantadora e maravilhosa que me faz querer viver mais e mais”. O livro 1 Litro de Lágrimas se tornou um verdadeiro Best Seller no Japão, ao vender quase 2 milhões de cópias. Realmente é uma história que vale a pena conhecer pois nos passa uma lição de vida incrível.
Elenco de Ichi Rittoru no Namida
1 Litro de Lágrimas (1 Litre of Tears)
Sawajiri Erika (Ikeuchi Aya)
Yakushimaru Hiroko (Ikeuchi Shioka)
Nishikido Ryo (Asou Haruto)
Jinnai Takanori (Ikeuchi Mizuo)
Fujiki Naohito (Mizuno Hiroshi)
Narumi Riko (Ikeuchi Ako)
Sanada Yuma (Ikeuchi Hiroki)
Sinopse de 1 Litro de Lágrimas
A novela 1 Litro de Lágrimas é um drama japonês que passou na Fuji TV. Conta a história de uma estudante de 15 anos chamada Aya Ikeuchi, filha de uma família modesta e humilde, donos de uma pequena loja de tofu. Entretanto, a vida de Aya aos poucos vai mudando lentamente, quando a mãe de Aya, Shioka, percebe que sua filha tem levado tombos freqüentemente e anda de um modo estranho.
A mãe pede que Aya vá ao médico para ser examinada. Após os exames foi constatado de que Aya tinha uma doença terrível chamada Degeneração Espino Cerebelar. Embora não fizesse perder a lucidez, causava deterioração gradual do cérebro e aos poucos a pessoa deixava de andar, falar, escrever ou comer.
Em um dia de muita chuva, ela conhece Haruto Asou, um garoto estranho, misterioso e arredio à primeira vista, mas os dois acabam ficando muito amigos. Apesar de haver romance no ar, o foco principal é a forma como Aya se comporta em relação à vida e às pessoas que a apoiam diante do desenvolvimento da sua incapacidade física.
Esse dorama foi feito para chorarmos do início ao fim, pois não é nada fácil ver a evolução de uma doença terrível como essa, ainda mais em uma garota tão jovem, forte e cheia de vida e de saúde como aparentava ser a adolescente Aya. Chega um ponto que ela não consegue mais se mover e necessita de cadeira de rodas.
Mesmo com o inevitável avanço da doença, Aya não desistiu de lutar por sua vida e jamais perdeu as esperanças de um dia se curar. A história nos passa várias lições importantes, entre elas “Não desistir dos nossos sonhos, mesmo com todos os obstáculos intransponíveis que a vida possa colocar em nosso caminho”.
É difícil descrever em palavras tudo o que sentimos ao assistir esse dorama. Só posso dizer que embora seja difícil assisti-lo devido à comoção que nos toca, vale muito a pena, pois nos dá forças de lutar contra qualquer problema que tivermos pela frente.
Veja o primeiro capítulo
https://www.youtube.com/watch?v=kVR6pIegBTg
Confira todos os episódios legendados aqui.
O elenco todo é de um talento impressionante, especialmente a protagonista Erica Sawajiri, de quem me tornei fã incondicional. Belíssima a atuação de todos e a emoção que conseguiram transmitir. Não é a toa que a minissérie Ichi Rittoru no Namida seja considerado um dos melhores doramas de todos os tempos.
É uma minissérie curta (J-Drama) de apenas 11 capítulos. Assistam e me contem o que acharam… Mas não se esqueçam do lenço de papel… Apesar do nome ser 1 Litro de Lágrimas, não se engane… Você será capaz de chorar litros e mais litros do começo ao fim.
Tem também o filme Ichi Rittoru no Namida, lançado um ano antes da série, mas são com outros atores e foi baseado na vida de Aya Kitto de uma forma mais realista. De qualquer maneira, ainda prefiro o dorama por causa da boa atuação dos atores, mas acredito que vale a pena ver o filme também.
22 Comments