Homem encontra um adorável “filhote de cachorro” perdido em uma estrada no Japão e faz uma descoberta surpreendente
Em seu perfil do twitter, o usuário japonês @marcy_com comentou que na tarde do dia 1º de maio, enquanto dirigia pela Rota Nacional 275, na cidade de Tsukigata, na província de Hokkaido, no Japão, algo de repente chamou sua atenção à beira da estrada.
Tratava-se de uma criaturinha acuada… Imaginando que havia encontrado um filhote fugitivo, ele o levou para casa e postou um tweet sobre seu achado, esperando reunir o animal com seus donos e pedindo a qualquer um que reconhecesse o animal que o contatasse.
“Eu salvei esse filhote do lado da Rota 275 em Tsukigata cho por volta das 14h30. Passava um pouco da 7-Eleven a caminho de Sapporo (logo antes do semáforo).”
Embora ninguém tivesse ideia sobre quem seriam os donos, muitos elogiaram a gentileza de @marcy_com. Alguns também elogiaram a fofura do filhote, entretanto outros discordaram, não por não o acharem fofo, mas sim por duvidarem de que este animalzinho fosse de fato um filhote de cachorro. Esses foram alguns dos comentários deixados em seu perfil:
“Isso é um … cachorro fofo?”
“Essa cara de cachorro me lembra um tanuki.”
“Você tem certeza que não é um tanuki?”
“Isso é um cachorro? Parece mais uma raposa para mim.
“Eu acho que pode ser um filhote de raposa.”
Os comentários fizeram com que marcy_com ficasse com dúvidas se tratava-se mesmo de um filhote de cachorro. Ele também percebeu que os sons emitidos por seu novo amigo eram difíceis de descrever, mas não era exatamente o que pudesse chamar de latidos.
@marcy_com resolveu então consultar com um veterinário do Kita Kitsune Bokujo (“North Fox Farm”) e qual sua surpresa em constatar que na verdade tratava-se de um filhote de raposa ou kitsune, nome pelo qual esses animais são chamados em japonês!
Como raposas não são mantidas como animais de estimação no Japão, isso explica por que nenhum suposto dono apareceu após @marcy_com twittar sobre o encontro na estrada.
No entanto, o fato de não ser um animal de estimação, não significa que não precisava de ajuda. O filhote de raposa fêmea tem apenas um ou dois meses de idade, muito jovem para estar procurando comida sozinha. Não se sabe o que aconteceu com a mãe da raposa, mas ela não estava por perto para cuidar dela, e a filhote é pequena demais para se defender.
Infelizmente, não importa o quão atencioso e gentil @marcy_com possa ser, conviver permanentemente com o animal não é uma opção segura para os humanos.
As raposas japonesas geralmente carregam parasitas nocivos de echinococcus que podem se espalhar para os seres humanos sem os cuidados adequados.
Então @marcy_com teve que encontrar um novo lar para a pequena raposa, e ele fez isso ao levá-la ao Kita Kitsune Bokujo, um santuário de raposas localizado na cidade de Kitami, em Hokkaido, onde ela agora ela poderá viver junto aos seus, feliz e em segurança.
Eles tiveram então que se despedir um do outro… Como o filhote foi encontrado na cidade de “Tsukigata” e “Tsuki” significa “lua” em japonês, @marcy_com batizou a pequena filhote de Luna e é assim que a equipe do Kita Kitsune Bokujo a chama agora também.
“Quando chegou a hora de eu ir para casa, Luna estava abraçada com outras raposas da sua idade e dormindo”, relata @marcy_com. “Se algum dia você puder visita-la, eu ficaria feliz”, continua ele, que também espera poder reencontra-la de vez em quando.
Graças à repercussão da história, a foto de Luna vai ser publicada na contracapa de uma revista do Fox-Info.Net, especializada em raposas. Muito legal né? 🙂
Não tem como não se emocionar com a bela atitude de @marcy_com. E que bom saber que essa incrível história teve um final feliz! (* ‘∀` *). Gostou? Então, compartilhe!