História e origem da Hello Kitty
Hello Kitty, o fenômeno!
Hello Kitty é uma gatinha que faz sucesso no mundo inteiro e foi criada no Japão há 46 anos atrás. Essa gatinha de traços simples foi criado pela designer Ikuko Shimizu para a empresa Sanrio. Ela a desenhou durante 1 ano, e após deixar a empresa, a designer Setsuko Yonekubo, assumiu por cinco anos até 1980, quando enfim, essa tarefa foi dada a Yuko Yamaguchi, que ainda está à frente do trabalho.
O curioso é que a criação era apenas para decorar moedeiras para as jovens japonesas. E hoje em dia existem dezenas de milhares de produtos que levam a imagem da Hello Kitty. Ninguém imaginava que ela fosse fazer tanto sucesso!
Mas para saber um pouco sobre sua história, vamos conhecer um pouquinho sobre a empresa que a criou, a Sanrio.
História da Sanrio
Ante de se tornar a grande Sanrio Company, Ltd., em 1960, a empresa era uma papelaria e se chamava Yamanashi Silk Center Co. Mas o fundador Shintaro Tsuji, que tinha levantado 1 milhão de yenes (cerca de 20 mil reais) para lançar a sua empresa, tinha planos ambiciosos para construir o que a companhia chamou de “Comunicação Social Empresarial”. Construído em torno da tradição da cultura japonesa de dar presentes, a empresa de Tsuji rapidamente virou-se para produzir seus próprios “omiagues”.
Em 1962 a empresa criou seu primeiro personagem, o morango (Strawberry), e passou a decorar seus produtos com ele. Tsuji sonhava em exportar seus produtos, principalmente para os Estados Unidos. O sucesso do personagem – que inspirou até hits mundiais como ‘The Beatles’ Strawberry Fields Forever’ – fêz com que a empresa abrisse uma loja em San Francisco, chamado de Strawberry Story. O tema Morango também inspirou a empresa a iniciar a produção e publicação de seu próprio jornal, Strawberry Newspaper.
A empresa abriu um novo conceito de loja de varejo em Tóquio, em 1971, a loja de recordações Gate. Dois anos depois, a empresa mudou seu nome para Sanrio Company, Ltd.
A escolha do nome Sanrio vem do “san” (santo ou sagrado em espanhol) e “rio” (rio em espanhol). O nome significa então “Rio Sagrado”. Foi uma homenagem às muitas civilizações que nasceram à beira dos rios.
Small Gift, Big Smile (Pequeno presente, Grande sorriso) se tornou o grande slogan dessa empresa, e a Sanrio acredita que sua missão é espalhar sorrisos com seus produtos, destinados a levar alegria para quem os recebe.
A filosofia da Sanrio consiste em ajudar as pessoas a compartilhar sentimentos de amor e amizade. E pelo visto eles têm conseguido, pois seus personagens, têm conseguido mais e mais adeptos pelo mundo inteiro.
Naquele ano, a empresa iniciou a produção de uma nova revista, a Shi Meruhen (poesia e contos de fadas). A empresa também estava preparando o lançamento do que viria a se tornar seu maior sucesso, até mesmo se tornar um ícone no seu país, a Hello Kitty.
Em 1974, a empresa lançou dois novos personagens, Patty e Jimmy. Nesse mesmo ano surgiu um novo personagem, um gato rosa e branco, um pouco inexpressivo, com um laço ou flor na orelha. Apelidado de “Hello Kitty “, o novo personagem foi inicialmente voltado para as crianças, especialmente nas idades de cinco e seis anos, que ainda eram jovens demais para “adotar” brinquedos como “Barbie e outras bonecas desse tipo. No entanto, Hello Kitty rapidamente provou ser um sucesso muito além do seu público-alvo original.
Tal como acontece com todos os seus personagens, Hello Kitty foi comercializado em quase todos os produtos imagináveis e inimagináveis. Até o final do século, Sanrio colocou o personagem Hello Kitty em mais de 15.000 produtos, incluindo um complexo de condomínios construídos em celebração do 25 aniversário de Hello Kitty.
A Sanrio reproduziu a personagem em diversos produtos, tais como torradeiras, telefones, relógios e até mesmo automóveis especialmente concebidos. Hello Kitty rapidamente tornou-se um fenômeno assim como o Mickey Mouse no Japão.
Com Hello Kitty, Sanrio conseguiu aumentar a mania japonesa por ‘kawai’ ou fofura, uma qualidade que, por vezes bastaram como ferramenta de marketing de um produto primário. Mas Sanrio também queria apresentar a Hello Kitty mundialmente, especialmente para os Estados Unidos.
Enquanto Hello Kitty veio a representar metade das vendas anuais da Sanrio, a empresa continuou a produzir novos personagens e novos produtos, bem como a ramificar-se em outras indústrias.
Em 1974, a Sanrio criou uma filial nos Estados Unidos, a Sanrio Communications, Inc., que começou a produzir filmes de animação para o mercado dos EUA, bem como a distribuição de manipulação dos produtos da Sanrio.
Em 1975, a empresa lançou uma nova revista, Strawberry News. Naquele mesmo ano, a empresa lançou seu longa-metragem animado primeiro comercial, chamado Little Jumbo.
Até meados da década de 1970, os personagens da Sanrio foram apresentados os produtos fabricados pela própria Sanrio. Em 1976, no entanto, Sanrio começou a construir o sucesso da personagem Hello Kitty, assinando o primeiro de muitos acordos de licenciamento para adicionar Hello Kitty e muitos de seus outros personagens em produtos como cartões de crédito e brinquedos do McDonald’s.
No final dos anos 1980 e início de 1990, Sanrio conseguia a expansão internacional. Em 1987, a empresa implantou uma filial no Brasil, a única da América Latina.
Apesar das diversas filiais da empresa em diversos países e do sucesso mundial com a Hello Kitty, a Sanrio fatura a maior parte no Japão (cerca de 90% do rendimento da empresa).
E é no Japão que a empresa resolveu investir mais, ao criar seu o seu próprio parque de diversões, Sanrio Puroland, em 1990. Dedicado a Hello Kitty, o parque começou a atrair um número surpreendente de adultos e começou a sair do mercado das crianças para se tornar um ícone para todas as faixas etáreas japonesas. O parque temático fica na região de Tama New Town, em Tóquio e atrai mais de 1,5 milhões de visitantes por ano.
Em 1988, Sanrio, que contava com jovens como o seu principal mercado, teve seu primeiro crossover de sucesso com a introdução de seu personagem em forma de sapo Keroppi. Esse sucesso inspirou a empresa a criar uma série de outros personagens neutros, ajudando a ganhar mais popularidade no mercado para meninos também.
Depois do sucesso do Parque Puroland, em 1991, a Sanrio não perdeu tempo e construiu o Parque Harmonyland, com todos os seus personagens.
Em 1994, Hello Kitty foi nomeada criança embaixatriz da UNICEF no Japão, outro diamante na coroa da personagem. Apesar da Sanrio enfrentar a concorrência de novos personagens, tais como Mario Bros da Nintendo e Pokemon da Bandai, bem como as modas, como os animais de estimação virtuais Tamagutchi, Hello Kitty continuou um longo reinado que dura até hoje como rainha da fofura naquele país.
Nos Estados Unidos e outras partes do mundo, entretanto, Hello Kitty também foi transcendendo as barreiras de idade e foi sendo adotado como acessório de moda entre os adolescentes e até mesmo, consumidores mais velhos.
Em 1999, o Japão e a Sanrio se preparavam para a celebração do 25 aniversário de Hello Kitty. Nessa ocasião foi marcada pelo lançamento de dois dos produtos incomuns. O primeiro, oferecido pela Daihatsu Motor, foi um carro decorado com Hello Kitty nas fechaduras, painel e assentos estofados.
O segundo foi apartamentos de um condomínio, vendido pela Itochu Habitação, decorados de acordo com o tema Hello Kitty. A moda Hello Kitty, que apenas começou a ganhar impulso em muitas partes do mundo, prometeu Sanrio um papel de liderança no mercado mundial de sua categoria para o século 21.
Veja outros produtos da Hello Kitty aqui.
Empresas Sanrio no Japão e no mundo:
- World Co. Comunicação Sanrio, Ltd.;
- Sanmare Co., Ltd.; Sanrio Co.
- Extremo Oriente, Ltd.,
- Sanrio Co., Ltd.;
- Sanway Co., Ltd.;
- Kokoro Co., Ltd.;
- Harmonyland Co., Ltd.;
- Sanrio, Inc. (EUA);
- Sanrio GmbH (Alemanha);
- Sanrio do Brasil Comercio e Representações Ltda;.
- Sanrio Taiwan; Sanrio [Hong Kong] Company Limited.
Pingback: Produtos Hello Kitty para os fanáticos | Dicas Brasil Japão