Heikegani: o caranguejo japonês com rosto humano, apelidado de caranguejo samurai
No folclore local, acredita-se que esses caranguejos sejam reencarnações dos guerreiros Heike, derrotados na Batalha de Dan-no-ura, em abril de 1185.
Heikegani (平家蟹) cujo nome científico é ‘Heikeopsis japonica’, é uma espécie de caranguejo nativa do Japão, com uma concha que tem um padrão semelhante a um rosto humano, muitas vezes comparado ao rosto de um samurai furioso, daí o apelido de caranguejo samurai.
Acredita-se localmente que esses caranguejos são reencarnações dos guerreiros Heike derrotados na Batalha de Dan-no-ura, conforme contado em Heike Monogatari (O Conto dos Heike). Embora os caranguejos sejam comestíveis, eles não são comidos pelos japoneses.
Isso talvez aconteça em respeito aos guerreiros Heike. Os caranguejos Heike são minúsculos – cerca de quatro centímetros. A razão para associarmos sua carapaça ao de um rosto humano é devido à um fenômeno chamado pareidolia, onde enxergamos rostos em coisas aleatórias.
Batalha de Dan-no-ura
Imagem: photo-ac.com
Em um pequeno parque à beira-mar chamado Mimosusogawa Park, perto da ponte Kanmonkyo, na cidade de Shimonoseki, erguem-se duas estátuas de bronze representando dois guerreiros samurais em combate mortal. As estátuas são ladeadas por réplicas de canhões e navios. O monumento comemora uma batalha histórica que ocorreu nesta área há mais de oito séculos.
O ano era 1185. Duas frotas poderosas, uma composta pelo clã Heike, governantes imperiais do Japão, e a outra composta pelos Minamoto, que lutavam pelo controle do trono, se enfrentaram em uma manhã de abril na pequena baía chamada Dan-no-ura, no Mar Interior do Japão.
Heikegani com rostos humanos retratados em uma impressão ukiyo-e por Utagawa Kuniyoshi
Imagem: Wikimedia Commons
Os Heike governaram o Japão por muitas décadas, mas agora, em grande desvantagem numérica, enfrentaram a derrota nas mãos dos Minamoto.
Na feroz batalha que se seguiu, também chamada de Batalha Naval de Yashima, centenas de guerreiros samurais perderam a vida e seus corpos deslizaram entre as ondas até o fundo do mar.
Imagem: photo-ac.com
No final do dia, os Minamoto saíram vitoriosos; os Heike (ou Taira) foram derrotados e seu imperador Antoku, de 7 anos, foi afogado por sua avó para evitar sua captura. Minamoto Yoritomo se tornou o primeiro Shogun, ou governante militar do Japão no Período Kamakura.
Portanto, a Batalha de Dan-no-ura marcou o início de sete séculos durante os quais o Japão foi governado por guerreiros e shoguns em vez de imperadores e aristocratas.
A Batalha de Dan-no-ura deu origem a muitas lendas, a mais estranha das quais envolve um caranguejo. Como podemos ver, este caranguejo tem uma carapaça distinta com um padrão que lembra vagamente o rosto humano, ou um rosto zangado de um samurai.
A história diz que quando os guerreiros Heike morreram e afundaram, suas almas foram transferidas para os caranguejos e seus rostos retorcidos foram gravados para sempre nas costas do caranguejo. O caranguejo é chamado de Heikegani, ou caranguejo Samurai.
O famoso astrônomo e autor americano Carl Sagan uma vez especulou que a semelhança se devia à seleção artificial. De acordo com esta hipótese, os caranguejos com conchas parecidos com samurais eram jogados de volta ao mar por pescadores por respeito aos guerreiros Heike.
Já aqueles que não se assemelhavam a samurais eram comidos, dando aos primeiros uma chance maior de se reproduzir. Portanto, quanto mais os caranguejos se assemelhassem a um rosto de samurai, maior a probabilidade de serem poupados e jogados para trás.
Apesar da sua aparência, os caranguejos Heike são minúsculos – cerca de quatro centímetros. O padrão de cristas na carapaça serve a um propósito muito funcional e padrões semelhantes são encontrados nas carapaças de outras espécies e gêneros de caranguejo em todo o mundo.
As dobras e vincos que se assemelham a um rosto de samurai zangado são na verdade os pontos onde os músculos se prendem à carapaça. Essa percepção acontece, graças à nossa capacidade inata de encontrar rostos em objetos aleatórios – um fenômeno chamado pareidolia.
Pingback: Símbolos Xintoístas e seus significados | Curiosidades do Japão