Hatsuhinode – O primeiro nascer do sol do ano
No Japão, é tradição de ano novo assistir ao primeiro nascer do sol do ano, conhecido como “Hatsuhinode” ou literalmente a “primeira saída do sol”.
Hatsuhinode (初日の出) é uma das celebrações no Ano Novo no Japão, onde muitas pessoas acordam de madrugada para testemunhar o primeiro nascer do sol no dia de Ano Novo. Acredita-se que dar as boas-vindas ao primeiro nascer do sol, trará um ano de boa sorte.
Como muitos países ao redor do mundo, 1º de janeiro marca o início do ano novo no Japão. O primeiro dia do ano é chamado Oshogatsu (Ano Novo) ou Gantan. É com certeza o feriado mais importante observado no Japão, onde as famílias se reúnem para celebrar o ano novo.
Praia de Hebara, Província de Chiba. Imagem: photo-ac.com
Como as festividades do Oshogatsu costumam ser realizadas em casa e em família, você não encontrará muitos eventos públicos de grande escala. Além disso, muitas empresas, de restaurantes a lojas de departamentos, estão fechadas nos três primeiros dias de janeiro.
Imagem: photo-ac.com
Existe, entretanto, um costume especial de ver o primeiro nascer do sol do ano, que é amplamente praticado no Japão. Esteja você assistindo de um santuário ou do topo de uma montanha, essa visão espetacular definirá o tom para todo o ano que está por vir!
Imagem: photo-ac.com
Hatsuhinode representa especificamente esperança e renovação. Muitos japoneses saem de casa de manhã cedo e encontram um lugar que oferece uma vista espetacular do nascer do sol. Alguns locais populares são praias, topo das montanhas ou campos abertos.
Imagem: pakutaso
Existem alguns locais específicos no Japão que são populares para a tradição Hatsuhinode. Um deles é o Monte Fuji. A montanha mais alta do Japão é um famoso ponto de referência do país, essa montanha oferece um cenário de tirar o fôlego para o nascer do sol de Ano Novo.
Imagem: fujiyama-navi.jp
Embora assistir ao nascer do sol com o Monte Fuji ao fundo seja lindo, o contrário também pode ser uma maneira incrível de celebrar o Hatsuhinode. A visão do nascer do sol do topo de uma montanha é chamada de Goraiko. O nascer do sol no Monte Fuji é uma das vistas mais espetaculares do mundo! E do seu topo, o sol pode ser visto subindo acima das nuvens.
Imagem: photo-ac.com
Imagem: photo-ac.com
Diz-se que quanto mais alta uma montanha, mais benefícios são obtidos. A propósito, a Ilha de Ogasawara é o lugar onde as pessoas podem ver o primeiro nascer do sol quatro minutos antes do Monte Fuji. Outra curiosidade: Este costume começou no período Meiji (1868-1912).
O icônico portão torii de Oarai Isosaki Jinja em Ibaraki, Japão, ao amanhecer. Imagem: photo-ac.com
O primeiro nascer do sol a agraciar a manhã de 1º de janeiro é chamado de hatsuhinode ou goraiko ; esses termos descrevem um nascer do sol no cume. De acordo com a lenda, Toshigamisama, a divindade do Ano Novo, aparece durante o primeiro nascer do sol do ano.
Imagem: photo-ac.com
Assistir ao primeiro nascer do sol é uma forma de dar as boas-vindas a Toshigamisama (歳神様), a divindade do Ano Novo e ao novo ano que se aproxima. Enquanto contemplam o primeiro nascer do sol do ano, os japoneses costumam orar por boa sorte. Alguns até fazem resoluções de ano novo e estabelecem metas para melhorar sua saúde e felicidade.
Outro lugar popular é o Cabo Inubozaki, na província de Chiba para ter uma visão clara do primeiro nascer do sol. Algumas instalações, como a Tokyo Skytree, estendem seu horário de funcionamento para acomodar a visualização do hatchuhinode ao amanhecer.
Imagem: photo-ac.com
A maioria das estações de notícias japonesas irá transmitir periodicamente os horários do nascer do sol para que os telespectadores estejam preparados e não esperem do lado de fora no frio por períodos desnecessariamente longos. Outra ótima opção é estacionar no topo de uma montanha ou colina e assistir o nascer do sol do conforto de um veículo aquecido!
Imagem: photo-ac.com
Infelizmente, a floresta de arranha-céus nas cidades tende a obstruir a vista do primeiro nascer do sol. Experimentar Hatsuhinode, é uma ótima maneira de começar seu ano.
Imagem: photo-ac.com
Há também japoneses que gostam de apreciar o Hatsuhinode dentro de um avião. A JAL (JAPAN AIRLINES) e ANA (All Nippon Airways) costumam vender uma passagem aérea chamada de voo Hatsuhinode. Os passageiros veem não apenas o nascer do sol, mas também o Monte Fuji e comem o prato tradicional Osechi como refeição durante o voo.
Imagem: mtfuji.keizai.biz
Não se limitando apenas ao primeiro nascer do sol do ano, a palavra japonesa “hatsu” é atribuída a qualquer atividade realizada pela primeira vez no ano novo. Por exemplo, a primeira visita a um santuário é conhecida como hatsumode. Há também o hatsuyume ou o primeiro sonho do ano, enquanto a primeira risada é cunhada como hatsuwarai.
Vale lembrar que o Japão é chamado de Nihon (ou Nippon), que significa literalmente “origem do sol“. Amaterasu, o kami (deus) cujo nome significa “brilhar no céu” e de quem o atual imperador supostamente descende, é a deusa do sol do panteão xintoísta.
Na verdade, a Linha Internacional de Data (International Date Line) está localizada no meio do Oceano Pacífico. Assim, o primeiro país a testemunhar o amanhecer de um novo ano é Kiribati. O Japão está no lado ocidental do Oceano Pacífico e o nascer do sol acontece um pouco mais tarde, mas ainda assim inaugura o Ano Novo mais cedo do que o resto do mundo.
Por exemplo, o nascer do sol no Japão é duas horas antes da Tailândia, nove horas antes da Inglaterra, 14 horas antes de Nova York e 12 horas antes do Brasil.
Não seria emocionante comemorar o Ano Novo em outro país e cultura? Como o nascer do sol nasce no Japão antes de muitos outros países, assistir ao primeiro nascer do sol do ano na Terra do Sol Nascente pode ser uma ótima maneira de começar o ano novo.
1 Comment