Hatsu yume, o primeiro sonho do Ano Novo
Hatsuyume, o primeiro sonho do Ano Novo
Os japoneses são muito supersticiosos, ainda mais quando se trata de Ano Novo. E eles acreditam que até o primeiro sonho do ano pode influenciar sua sorte durante os próximos meses do ano. O primeiro sonho do ano se chama Hatsu Yume (初夢). Pode ser no dia 1 ou 2 de janeiro… não importa. O importante é que o primeiro sonho do ano faz parte também das superstições do Oshougatsu no Japão.
Para nós ocidentais, pode soar estranho dar tanta importância a um sonho e achar que ele vai influenciar tudo que acontecerá durante o decorrer dos próximos 12 meses, mas na filosofia oriental o primeiro sonho tem uma grande importância.
Monte Fuji, duas águias e três berinjelas
Segundo um folclore japonês que já tem mais de 4 séculos de existência, existem três sonhos que dão muita sorte e fortuna a quem sonhar no Ano Novo: Monte Fuji, duas águias ou três Berinjelas. Mas porque sonhar com algum desses três dá sorte?
Dizem que o Monte Fuji (ふじ) dá sorte por ser a montanha mais alta do Japão. Os falcões (鷹), porque são inteligentes e lançam altos vôos e a berinjela, se chama Nasu ou Nasubi (茄子) tem o mesmo fonema da palavra Nasu (成す), que significa “Alcançar” ou Atingir”, no caso os objetivos e metas esperados para o ano.
Outra teoria sugere que esta combinação pra lá de estranha surgiu porque eram os favoritos do Shogun Tokugawa Ieyasu. Esta superstição é conhecida no Japão como Ichi-Fuji, Ni-Taka, San-Nasubi (一 富士, 二 鹰, 三 茄子. A lista tem uma continuação, embora não muito conhecida: Yon-Sen, Go-tabako, Roku-Zato (四扇, 五 烟草, 六座 头 (4 leques, 5 Tabacos e 6 ratos).
A origem dessa tradição pode ser rastreada até o período Edo no Japão, mas ninguém sabe explicar ao certo de que maneira ela surgiu. A partir do período Muramachi surgiu a tradição de colocar um barquinho de papel com a imagem dos 7 deuses da sorte em um rio para desviar a má sorte, caso tenha tido um sonho de mau agouro.
Fukujin Shichi, Takarabune e Tsuru Kame
Também dizem atrai muita sorte, felicidade e fortuna aqueles que sonham com os Sete Deuses da Sorte (Fukujin Shichi) ou com o Navio do Tesouro, o Takarabune. É por isso, que a tradição manda dormir com uma imagem do Shichifukujin, embaixo do travesseiro no primeiro dia do ano, pois isso ajuda a garantir bons sonhos.
Sonhar com o Tsuru Kame também é dito trazer sorte, pois representam a garça e a tartaruga, dois símbolos da fortuna e longevidade no Japão. Só por curiosidade, você sabia que o primeiro acordar no ano se chama Hatsu-Nezame (初寝覚め) e que a Primeira noite de Sono do Ano Novo se chama Ne-shoogatsu 寝 正月?
Baku Makura (獏枕) Travesseiro de Anta
Se no próximo Ano Novo, você ficar morrendo de medo de ter um pesadelo e atrair a má sorte para perto você, que tal dormir com um Baku Makura?
Baku Makura significa Travesseiro de Anta e os japoneses dizem que o Baku (anta) come sonhos ruins. Portanto ter um travesseiro desse pode ser útil nesses casos. Interessante né? E aí? Você se lembra qual foi o seu primeiro sonho do ano?
Veja outras tradições de Ano Novo no Japão:
• Nanakusa Gayu – As 7 ervas da Primavera
• Kakizome (書初め) – A primeira caligrafia do Oshougatsu
• O Ano Novo no Japão – Amuletos do Oshougatsu
• O Ano Novo no Japão – Rituais do Oshougatsu
• O Ano Novo no Japão – Comidas do Oshougatsu
• O Ano Novo no Japão – Jogos do Oshougatsu
Fontes de pesquisa para este artigo:
Wikipédia e Worldkigodatabase
7 Comentários