Hadaka Matsuri – Um Festival Inusitado no Japão
Hadaka Matsuri – Um Festival Inusitado no Japão
O Japão é mesmo um país cheio de contradições. Ao mesmo tempo que se mostram obcecados por disciplina, tecnologia e progresso, ainda possuem tradições que fazem parte da sua cultura e que são praticados há milhares de anos. É o caso de alguns festivais que acontecem por lá.
Para nós ocidentais, esses festivais são realmente surpreendentes. Mas se você já teve a oportunidade de conhecer o Kanamara Matsuri ou Festival da Fertilidade, então vai achar o Hadaka Matsuri fichinha. Hadaka significa “nu”, portanto o nome fica “Festival de homens nus”.
Esse festival acontece em fevereiro, numa época bem fria e ocorre em diversas partes no Japão, como Aichi e Chiba. Na verdade, eles não ficam totalmente nus.
Eles usam uma tanga branca chamada ofundoshi, mas mesmo assim é pouca roupa para uma época que a temperatura chega a ficar abaixo de zero.
Apesar de haver homens de todas as idades, desde crianças até anciãos, esse ritual é indicado para homens de 23 e 42 anos, conhecido como “yakudoshi“, idades consideradas de azar.
Geralmente, eles bebem grandes quantidades de saquê para purificar o corpo (deve servir para aquecer o corpo também), arrancam seus kudoshis (vestimenta japonesa) e começam a saltar pelas ruas gritando ‘Wasshoi! Wasshoi!‘, que significa “maravilhoso!”.
Após um tempo, seus corpos começam a ajustar-se ao clima frio e daí eles jogam água gelada neles mesmos, ou então, entram na água gelada do mar ou alguma lagoa para que seus corpos sejam mais ainda “purificados”.
A última parte e mais importante do ritual acontece no santuário principal da cidade, à meia-noite. Dois pedaços de madeira chamado “Shinji” é lançada dentro do templo e o homem que agarrar um deles terá boa sorte durante todo o ano.
Essa festa foi criada na Era Nara, no século XI e seu nome inicial era ” Naoi Shinji ” (ritual xintoísta para expulsar o mal).
Festival Hadaka regado a muita lama
Em alguns festivais Hadaka Matsuri, os homens são convidados a entrar literalmente na lama. Para eles esse ritual trará boa sorte ou então trará boas colheitas e afastará pragas de suas plantações. A lama se torna um verdadeiro ringue, onde os homens começam a saltar dentro da lagoa barrenta. Geralmente levam-se bebês também para a lama para que eles sejam purificados.
Não sei qual critério que usam, mas eles escolhem alguém para ser o símbolo da sorte do festival, o “Shin otoko“( Homem Santo). O Shin-otoko, geralmente fica totalmente nu e tem seu corpo todo raspado. Depois disso ele corre e é perseguido pelos companheiros, correndo o risco até de ser esmagado na multidão, já que quem tocá-lo conseguirá ter sorte o ano todos. Pelo menos eles acreditam nisso.
Pingback: Superstições Japonesas | Curiosidades do Japão