Em zoológico no Japão, capivaras relaxam em águas termais com yuzu


Em zoológico no Japão, capivaras relaxam em águas termais com yuzu

Em um zoológico no Japão, os visitantes tem a oportunidade de ver capivaras tomando um banho de onsen relaxante durante o inverno. Saiba mais! 🙂

As capivaras são os maiores roedores do mundo, sendo nativas de regiões quentes e úmidas da América Central e do Sul. Estes animais podem ter um metro e meio de comprimento e pesar 170 quilos e são conhecidos por passarem muito tempo dentro ou próximo da água.

Embora não seja seu habitat natural, as capivaras se tornaram muito populares em zoológicos no Japão. Elas desenvolvem a pele seca e áspera no inverno e segundo a revista científica Scientific Reports, banhos quentes em fontes termais trazem benefícios para elas no inverno.

Um zoológico que é pioneiro em oferecer banho de onsen para capivaras é o Izu Shaboten, em Itō, província de Shizuoka. Lá, os visitantes tem a oportunidade de ver capivaras fofas relaxando em fontes termais repletas de yuzu, fruta cítrica que oferece benefícios medicinais.

O que é o Banho Yuzu?

Em zoológico no Japão, capivaras relaxam em águas termais com yuzuImagem: photo-ac.com

O banho yuzu, conhecido como yuzuyu (柚子湯), é uma tradição de banho que é celebrada no solstício de inverno no Japão. As frutas yuzu, de origem do leste asiático são conhecidas por seu aroma caracteristicamente forte e pelo óleo perfumado de sua casca (nomilin).

Acredita-se que os banhos Yuzu protegem contra resfriados e aspereza da pele, além de aquecer o corpo e relaxam a mente. Os banhos Yuzu surgiu no período Edo (1603–1867) e tornou-se uma tradição entre os japoneses em busca de um banho com fins medicinais ou terapêuticos.

Uma tradição que já existe há 40 anos

Em zoológico no Japão, capivaras relaxam em águas termais com yuzuImagem: photo-ac.com

O Ganzo kapibara no rotenburo (元祖カピバラの露天風呂) ou “Banho ao Ar Livre Original da Capivara”, é realizado todos os anos no inverno no Izu Shaboten Zoo. Embora pareça ser recente as imagens de capivaras relaxando em banhos quentes no Japão, esta tradição é antiga.

Teve início em 1982 quando um funcionário de Izu Shaboten notou várias capivaras amontoadas dentro de uma poça quente. Desde então, os funcionários começaram a oferecer banhos yuzu para elas durante o período de inverno. Antes disso, as capivaras não podiam entrar na água fria durante o inverno e precisavam esperar impacientemente a chegada da primavera.

O Izu Shaboten Zoo foi o primeiro zoológico a fazer isso, o que incentivou outros zoológicos a fazer também. Desde 2020, os vídeos dos banhos de capivara são amplamente compartilhados na internet em sites como Twitter e YouTube e conquistaram milhões de visualizações.


Link do vídeo (YouTube)

Este ano é comemorado o 40° Aniversario dessa tradição no Izu Shaboten Zoo e terá início em 19 de novembro de 2022, finalizando em 02 de abril de 2023. Se você tiver oportunidade não deixe de visitar o zoológico para apreciar as capivaras relaxando em um onsen (fontes termais).

Mas o Izu Shaboten Zoo também oferece muitas outras atrações como por exemplo 1500 variedades de cactos de todo o mundo, além de plantas suculentas. O local também abriga cerca de 800 animais de 140 espécies, incluindo macacos, papagaios, flamingos, raposas fennec, pinguins, pavões, cangurus, preguiças, tamanduás, quatis e pandas vermelhos.


Link do vídeo (YouTube)

Fundado em 1959, o zoológico também oferece cinco restaurantes – Bell Station, Café Sherry, Chao, Gibbontei (Forest Animal Restaurant) e Hanamasubi – e uma loja de souvenires chamada Animal Mart. Com certeza é um lugar que garante divertimento para toda a família. 🙂

Informações sobre Izu Shaboten Zoo (伊豆シャボテン動物公園)


Endereço: 1317-13 Futo, Itō, Shizuoka 413-0231, Japão
Horário de funcionamento: 9:30-16:00
Taxa de entrada: 2.600 ienes (adultos), 1.300 ienes (estudantes do ensino fundamental), 700 ienes (crianças)
Homepage: https://izushaboten.com/

Fontes: grapee.jp, vice.com, wikipedia
Imagem do topo: photo-ac.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *