Real Face: Conheça as Máscaras Hiper-Realistas de Osamu Kitagawa!
Osamu Kitagawa teve a ideia de criar a empresa REAL-f Co, após trabalhar por anos em uma fabricante de máquinas de impressão. Kitagawa levou cerca de 2 anos para descobrir como processar os detalhes tridimensionais de uma face a partir de fotos de alta resolução.
REAL-f Co. é uma empresa fundada em 2011 e localizada em Otsu, uma pequena cidade rural na província de Shiga. A empresa que possui apenas cinco funcionários, tem atraído o interesse de países estrangeiros, alguns tão distantes quanto a Arábia Saudita.
A empresa de Osamu Kitagawa recebe cerca de 100 pedidos por ano e seus clientes são principalmente de empresas nacionais dos setores automotivo, de tecnologia, segurança e entretenimento. No entanto, Kitagawa revelou que recentemente também recebeu pedidos de organizações ligadas ao governo saudita para criar máscaras para o rei e príncipes.
“Eles me disseram que as máscaras serão exibidos em locais públicos“, diz Kitagawa. Outro cliente foi um fabricante de automóveis japonês, com a intenção de melhorar sua tecnologia de reconhecimento facial para detectar se um motorista havia cochilado na direção.
“Estou orgulhoso de que meu produto esteja ajudando a desenvolver a tecnologia de reconhecimento facial“, diz Osamu Kitagawa. O empresário de 60 anos salienta que ele é particularmente cuidadoso em suas colaborações com os clientes para limitar, tanto quanto possível, as chances de seus produtos serem usados em atividades ilícitas.
As máscaras custam 300.000 ienes (cerca de 2.650 dólares) e o processo desde o pedido até a entrega de tal máscara ao cliente dura de três a cinco semanas. Kitagawa e seus funcionários tentam replicar com precisão a face de um indivíduo até as rugas finas e a textura da pele.
A tecnologia utilizada é um segredo comercial, diz Kitagawa. Os detalhes são gravados no gesso usando um cinzel, e a resina plástica é esticada sobre ela. As máscaras – chamadas Real Face – são feitas de resina plástica de aproximadamente 1 a 2 milímetros de espessura.
Os detalhes faciais de suas máscaras são assustadoramente hiper-realistas mesmo feitas com resina plástica, no entanto Kitagawa pretende em um futuro próximo produzir suas incríveis máscaras com materiais mais macios, como o silício, por exemplo.
“Eu gostaria que essas máscaras fossem usadas para fins médicos, o que é possível se elas forem feitas de materiais macios. E como os robôs humanoides estão evoluindo, espero que ajudem os desenvolvedores a criar robôs mais realistas a baixo custo “, concluiu.
Como dito anteriormente, a máscara custa ¥ 300.000 e ¥ 60.000 caso o cliente deseje uma cópia adicional. Um preço um pouco salgado de fato, mas caso tenha interesse em adquirir uma basta entrar em contato com a empresa através do email (info@real-f.jp).