Conheça as 11 estátuas de Buda mais famosas e espetaculares do Japão
O budismo tem uma longa e contundente história no Japão. E lá você encontrará algumas das estátuas de Buda mais espetaculares e memoráveis do mundo.
No Japão há muitos templos e pessoas que seguem as crenças budistas. O budismo é originário da Índia mas foi adotado há centenas de anos por diversos países da Ásia, incluindo o Japão. Sendo assim, podemos perceber fortemente sua influência ao viajarmos pelo país.
Esses templos são pontos turísticos importantes e atraem muitos visitantes todos os anos, tanto nativos como estrangeiros. Podemos ver muitos tipos de estátuas de Buda espalhadas por todo o país, que variam em tamanho, cor e formato, além de serem encontradas com diferentes rostos e diferentes poses. No Japão, elas são chamadas de Daibutsu (Grande Buda).
Se você estiver próximo de uma das famosas estátuas de Buda no Japão, vale a pena visitar. Cercadas por templos incríveis e paisagens de tirar o fôlego, essas estátuas são uma grande oportunidade para aprendermos mais sobre a religião, história e arte japonesas.
1. Nara Daibutsu, Templo Todaiji, Nara
Imagem: Pakutaso
Esta enorme estátua de Buda fica no salão principal do Templo Todaiji. Este salão, chamado Daibutsuden (O Grande Salão do Buda), foi originalmente construído no período Nara, mas foi destruído por um incêndio duas vezes, uma em 1180 e novamente em 1567. O edifício atual foi construído durante o período Edo. Este salão é a maior estrutura de madeira do mundo.
Considerada uma das estátuas mais famosas e antigas do Japão, Nara Daibutsu tem quase 15 metros de altura e pesa 500 toneladas. Recentemente, usando raios-x, um dente humano, junto com pérolas, espelhos, espadas e joias foram descobertos dentro do joelho do Grande Buda; pesquisadores e arqueólogos acreditam que sejam as relíquias do imperador Shomu.
A estátua foi apresentada pela primeira vez em 752. Foi encomendada pelo imperador Shomu como parte de seus esforços contínuos para conter epidemias que assolavam todo o país. É o foco e o propósito do enorme salão e um dos tesouros sobreviventes do período Nara.
Embora esta estátua tenha passado por muita destruição desde o início, ela sempre é reformada e reparada. O Daibustsuden de Nara é considerado o maior edifício de madeira do mundo. Este templo é um dos patrimônios mundiais da UNESCO e o Grande Buda é considerado o tesouro nacional e um monumento histórico da antiga capital Nara.
O templo Todai-ji é um dos pontos turísticos mais visitados em Nara. Nos arredores tem o famoso Nara Park, conhecido pelos centenas de cervos que circulam livremente.
Endereço: 406-1 Zoshicho, Nara, 630-8211, Japão [Mapa]
Site Oficial: http://www.todaiji.or.jp/english/index.html
2. Ushiku Daibutsu, Ushiku, Ibaraki
Imagem: Wikimedia Commons
Esta é a estátua de Buda mais alta do Japão e era a maior do mundo até 2002, segundo o Guinness Book of World Records. Contruída em bronze em 1995 a estátua tem 120 metros de altura com sua base. Está situada na região de Ushiku, na província de Ibaraki.
A estátua Ushiku Daibutsu pode ser avistada a muitos quilómetros de distância. É cercada por um lindo gramado, jardim de flores, Animal Park e um lago com peixes Koi. A estátua tem quatro andares e funciona como um museu. Existem cerca de 3300 estátuas douradas de Buda denominada ‘O Santuário do Mundo de Lótus’ no terceiro andar desta estátua.
Para entrar na estátua, você precisa comprar um ingresso. Há um elevador que leva os visitantes até a altura do peito do Daibustsu oferecendo a oportunidade de apreciar a beleza da região de Ushiku, incluindo o grande jardim cheio de flores sazonais como sakura e papoulas. Em agosto, o Ten Thousand Lantern Festival é realizado no local e é um evento incrível.
Endereço: 2083 Kunocho, Ushiku, Ibaraki 300-1288, Japão [Mapa]
Site Oficial: https://daibutu.net/
3. Kamakura Daibutsu, Templo Koutokuin, Kanagawa
Imagem: Dick Thomas Johnson (Flickr)
Esta estátua é conhecida como o Grande Buda de Kamakura. É uma enorme estátua de cobre ao ar livre, com 11,3 metros de altura e pesando cerca de 121 toneladas. Construída em 1252, está associada ao templo Koutokuin, localizada na cidade de Kamakura (Kanagawa).
Um enorme salão originalmente abrigava a estátua, mas foi fatalmente destruído por tufões no século 13. No período Edo, os padres locais trabalharam para repará-lo e atualmente tornou-se um local de peregrinação comum para praticantes budistas de todas as seitas.
Esta estátua de Buda sentado em pose de meditação é a segunda maior estátua do Japão, considerada um monumento histórico. Os visitantes podem entrar no interior oco da Grande estátua. Originalmente a estátua foi construída em madeira, mas infelizmente muitos detalhes de sua construção foram perdidos por causa das destruições que ocorreram no local.
Endereço: 4 Chome-2-28 Hase, Kamakura, Kanagawa 248-0016, Japão [Mapa]
Site Oficial: https://www.kotoku-in.jp/
4. Takaoka Daibutsu, Takaoka, Toyama
Imagem: Wikimedia Commons
É considerada um dos três grandes Budas do Japão. A versão original da estátua em madeira foi erguida em 1745 por um sacerdote do templo Gokurakuji. Ele esculpiu o Grande Buda em madeira e pintou-o de ouro, no entanto, após sofrer danos por incêndio em várias ocasiões, o pior em 1900, decidiu-se reconstruí-la com um material mais resistente ao fogo.
A nova construção foi iniciada em 1906 e concluída em 1933. Ela tem mais de 15 metros de altura e é feita de 65 toneladas de bronze. É uma obra única, que destaca os métodos de fundição de bronze usados em Takaoka, famosa por suas técnicas de trabalho em metal, especialmente suas peças de bronze, o que se tornou um símbolo da cidade.
Os visitantes podem entrar na base abaixo da estátua e ver a cabeça de madeira da estátua anterior em exibição. A cabeça sobreviveu milagrosamente ao incêndio mais recente.
Endereço: 11-29 Otemachi, Takaoka, Toyama 933-0039, Japão [Mapa]
Site Oficial: http://www.takaokadaibutsu.xyz/
5. Buda de Fukuoka, Templo Nanzoin, Fukuoka
Imagem: travel oriented (Flickr)
Segundo alguns estudos, esta é a maior estátua de Buda deitada do mundo, chamada de “Nehanzou”. Construído em 1995, está situado no templo Nanzoin, que foi transferido do Monte Koya em Wakayama. Tem 41 metros de comprimento, 11 metros de altura e pesa quase 300 toneladas. Caso estivesse em pé, sua altura equivaleria à Estátua da Liberdade de Nova York.
A estátua retrata a morte de Buda enquanto ele se reclina e passa para o Nirvana. Cordas amarradas às mãos de Buda permitem que os visitantes “apertem as mãos” de Buda. Muitos oram enquanto seguram esses cordões, na esperança de receber o poder de Buda.
O interior contém as cinzas de Buda e de dois adeptos budistas, Ananda e Maudgalyayana. Essas relíquias foram um presente de Mianmar como agradecimento pelas doações da seita de suprimentos médicos para crianças no Nepal e em Mianmar. Em 1995, 1.300 monges de Mianmar e Nepal participaram da inauguração da estátua do Buda reclinado.
Dentro da escultura, a areia de cada um dos 88 santuários que compõem a peregrinação de Shikoku está armazenada abaixo de tijolos em um corredor estreito. Todos os anos, centenas de budistas se reúnem para limpar a estátua usando folhas de bambu amarradas a postes de cinco metros. O templo Nanzo-in é o local principal entre os 88 templos que compõem a rota de peregrinação Sasaguri, uma das três famosas peregrinações a pé no Japão.
Dizem que esse templo traz sorte relacionada a bilhetes de loteria. Um sacerdote-chefe do templo Nanzo-in certa vez ganhou na loteria depois de colocar seu bilhete ao lado de uma estátua de Daikoku. Com isso, outros fizeram o mesmo e também ganharam na loteria.
Endereço: 1035 Sasaguri, Kasuya District, Fukuoka 811-2405, Japão [Mapa]
Site Oficial: https://nanzoin.net/
6. Nihonji Daibutsu, Templo Nihonji, Chiba
Imagem: stoicviking (Flickr)
Esta grande estátua de Buda está esculpida em um penhasco alto. É a maior estátua de Buda esculpida em pedra no Japão. Tem mais de 31 metros de altura e data de 1700. Terremotos causaram alguns danos à estátua, mas ela foi restaurada em 1966.
A caminhada por si só é incrível, oferecendo vistas deslumbrantes, apesar da caminhada íngreme. Existem cerca de 1500 outras estátuas em torno desta grande estátua de Buda, localizado no Nihonji, um incrível templo construído na encosta do Monte Nokogiri.
O próprio templo remonta ao ano de 725, construído pelo sacerdote Gyōki, a pedido do Imperador Shōmu. Neste período, o templo tinha sete grandes salões, doze salões menores e era o lar de 100 monges. Apesar de ter sido estabelecido originalmente como um templo da seita Hossō, foi transferido para a seita Tendai e agora é um templo Sōtō Zen.
Endereço: Motona, Kyonan, Awa District, Chiba 299-1901, Japão [Mapa]
Site Oficial: https://tokyo-bay.biz/pref-chiba/town-kyonan/ch0057/
7. Showa Daibutsu, Templo Seiryuu-ji, Aomori
Imagem: Ted McGrath (Flickr)
Esta enorme estátua de Buda foi construída recentemente, em 1984 por Ryuukou Oda. Tem mais de 21 metros de altura. Você pode até entrar na estátua. O primeiro andar e o corredor externo contêm uma representação da vida após a morte budista, incluindo imagens do paraíso e do inferno. No segundo andar, há um memorial para aqueles que morreram na guerra.
A estátua está situada no templo budista Seiryuu-ji, em Aomori e ce caracteriza por estar em uma pose de meditação em um assento de lótus. Este Daibutsu em particular é a estátua de bronze sentada mais alta do Japão, mais alta ainda do que o famoso Daibutsu de Nara.
Os Templos Shingon, como Seiryuu-ji, realizam cerimônias leves durante o Festival Bon, em meados de agosto, para ajudar aqueles em estado liminar entre a vida e a morte a transmigrar com sucesso. Além disso, é um lugar tranquilo e perfeito para encontrar um pouco de paz.
Endereço: Japão, 〒030-0935 Aomori, Kuwabara, Yamazaki−45[Mapa]
Site Oficial: http://showa-daibutu.com/
8. Ueno Daibutsu, Parque Ueno, Tóquio
Imagem: Sarah Stierch (Wikimedia Commons)
Ueno Daibutsu era uma estátua gigante sentada construída em 1631. Situada na região do parque Ueno, esta é uma estátua com apenas a cabeça do Grande Buda. Foi restaurada após os danos do terremoto em 1640, um incêndio em 1841 e novamente após um terremoto ocorrido em 1855 além de ter sido fortemente danificado durante o grande terremoto Kantō de 1923.
Outras partes da estátua foram derretidas para fazer armas durante a guerra mundial, fazendo com que restasse apenas a parte da cabeça agora. A estátua sentada original chamada de Shaka Nyorai foi construída no Período Edo, dentro da residência privada do senhor Hori Naoyori em Ueno. Era feito de barro e tinha cerca de um metro e noventa de altura.
Em 1972, o rosto foi colocado no local do Grande Buda original, onde também se encontra um pagoda dedicado à Tríade Yakushi. Ueno Daibutsu se tornou especialmente popular entre os estudantes que vão prestar exames. Dizem que traz boa sorte se tocar o seu rosto.
Endereço: 4-8 Uenokoen, Taito City, Tokyo 110-0007, Japão [Mapa]
Site Oficial: http://kaneiji.jp/about4
9. Tokyo Daibutsu, Templo Jorenji, Itabashi, Tóquio
Imagem: Pixabay
Esta estátua de Buda de 13 metros de altura e 32 toneladas é a terceira maior do Japão, depois das de Nara e Kamakura. Situada no Templo Jorenji, em Itabashi, Tóquio, a estátua está em um local tranqulo, longe das ruas movimentadas e dos altos arranha-céus da cidade.
Este Buda de bronze foi construído em 1977 para homenagear as vítimas do Grande Terremoto de Kanto em 1923, bem como as da Segunda Guerra Mundial. O terreno do templo oferece um lugar tranquilo para relaxar em meio à selva de concreto que é Tóquio.
Embora a estátua seja relativamente nova, o templo tem cerca de 500 anos. Quando você chega ao templo, é saudado por um grande portão no topo, uma escada curta, porém íngreme. Dentro do portão, há outras quatro estátuas que dizem ser as guardiãs do templo.
Na vizinhança, você também terá a oportunidade de visitar as ruínas do Castelo de Akatsuka, o Museu de Arte de Itabashi e o Parque Akatsuka. Fora isso, realmente não há muito o que fazer na área, mas é uma pequena joia escondida que poucas pessoas conhecem.
Endereço: 5 Chome-28-3 Akatsuka, Itabashi City, Tokyo 175-0092, Japão [Mapa]
Site Oficial: https://www.city.itabashi.tokyo.jp/kusei/profile/kanko/meisho/shaji/1006784.html
10. Gifu Daibutsu, Templo Shohoji, Gifu
Imagem: Wikimedia Commons
Com base no método de construção, é a maior estátua desse tipo no Japão. Foi construído em 1828, utilizando uma técnica com madeiras japonesas especiais como Ginko, Bambu e posteriormente modelado em argila e decorado com folha de ouro. Para esta imagem, as escrituras budistas foram adicionadas ao barro para criar algo como papel machê.
Foi concebido pelo 11º sacerdote principal do templo Kinpouzan Shōhō, Ichyuu, na esperança de evitar grandes terremotos e fome. Ichyuu morreu em 1815 antes de ser concluído, mas seu sucessor, Priest Kohshuu, o concluiu em abril de 1832, após 38 anos de construção.
O Daibutsuden (O Grande Salão do Buda) possui cerca de 500 estátuas de vários discípulos budistas e a entrada tem uma estátua de Yakushi Nyorai (Buda da Medicina). O Grande Salão e a estátua do Buda é uma mistura única dos estilos arquitetônicos japonesa e chinesa.
Endereço: 8 Daibutsucho, Gifu, 500-8018, Japão [Mapa]
Site Oficial: http://gifu-daibutsu.com/
11. Shurakuen Daibutsu, Shurakuen Park, Tokai, Aichi
Imagem: Wikimedia Commons
O Buda Shurakuen foi construído em 1927 para comemorar o casamento do Imperador Showa. Com 18,79 metros de altura, esta estátua é ainda maior do que os Grandes Budas de Kamakura e do Templo Todaiji e tornou-se um símbolo popular da cidade de Tokai, província de Aichi.
No Parque Shurakuen, onde o Grande Buda pode ser encontrado, você pode encontrar uma série de coisas para fazer, desde um passeio agradável pelo gramado até brincar com seus filhos no playground. Há também instalações esportivas e piscinas cobertas.
Você também pode desfrutar de uma xícara de matcha enquanto admira os jardins de estilo japonês, na casa de chá “Omeian”. O Grande Buda foi construído por Saikichi Yamada, um empresário local de sucesso, em comemoração ao casamento do Imperador Hirohito.
No outono, cerca de 550 bordos japoneses de sete tipos e vários tamanhos cercam o Grande Buda com as cores brilhantes de outono – uma visão realmente espetacular.
Endereço: Nishihazama-2-1 Araomachi, Tokai, Aichi 476-0003, Japão [Mapa]
Site Oficial: http://www.city.tokai.aichi.jp/4337.htm
Gostou do artigo? Muito surpreendente as estátuas de Buda do Japão não é? Já teve oportunidade de visitar algumas delas? Conte para nós sua experiência! 🙂
Pingback: Sacolas comestíveis para os cervos de Nara | Curiosidades do Japão