Conheça a história do corajoso peixinho dourado que tornou-se símbolo de resiliência em um aquário no Japão


Conheça o corajoso peixinho dourado que viveu 7 anos escondido em um aquário de pirarucus

Um peixinho dourado jogado como isca viva em um aquário, sobreviveu contra todas as probabilidades, vivendo em isolamento e escuridão total por sete anos.

De todas as criaturas subaquáticas que você pode encontrar em aquários, um peixinho dourado pode não parecer muito especial. Mas há um peixinho dourado em Shima Marineland, na província de Mie, no Japão, com uma história de vida mais emocionante do que a maioria.

Jogado em um tanque como alimento para uma espécie maior, este peixe corajoso e resiliente não apenas escapou de grandes predadores, mas conseguiu se esconder em um tanque de filtragem de água, onde sobreviveu sem ser detectado por sete anos – crescendo até um comprimento de 25 cm – antes de ser finalmente descoberto pela equipe do aquário.

kyounoiikoto.jp

Em abril de 2015, um membro da equipe estava limpando um tanque de purificação de água quando pensou ter visto a sombra de um grande peixe. O tanque de filtragem de 3 metros por 5 metros, localizado embaixo do tanque de exibição, não deveria ter nenhum peixe.

Ao usar uma rede e uma lanterna para explorar, ele ficou surpreso ao descobrir que este enorme peixinho dourado, ou Kingyo como é chamado no Japão, estava morando ali!

Os peixes que estavam no tanque expositor eram pirarucus, grandes peixes nativos da América do Sul e da Amazônia. Considerados um dos maiores peixes de água doce do mundo, os temíveis pirarucus podem alcançar mais de 2 metros de comprimento e pesar até 80 kg.

Crédito da Imagem: Cliff (Flickr)

De acordo com o diretor do aquário, Tomoyuki Satonaka, os pirarucus do aquário costumavam ser alimentado com peixes vivos – mas a prática foi interrompida alguns anos antes, quando o aquário começou a alimentar os peixes com alimentos sólidos mais convencionais.

O instinto de sobrevivência, fez com que o goldfish escapasse por um cano de 1 cm de diâmetro que o levou para o sistema de filtragem, onde tinha espaço e comida suficiente, vivendo de restos de comida dos pirarucus que eram bombeados para fora do tanque principal.

Por sete anos, o peixinho dourado viveu em isolamento e escuridão total. Quando foi encontrado, sua única deficiência era a cor. Como não havia luz solar no tanque de filtração, o peixinho dourado ficou em um tom de amarelo pálido em vez de dourado escuro.

Ele cresceu 25 centímetros. Em condições normais, o goldfish (Carassius auratus) podem crescer até cerca de 30 cm de comprimento. Apesar da cor, a equipe do aquário observou que o peixe estava em excelentes condições, sem nenhum dano aos olhos, boca ou barbatanas.

Os peixinhos dourados podem viver de 10 a 15 anos se forem alimentados com uma dieta variada e mantidos em condições de água adequadas. Além disso, preferem viver em grupos, sendo capazes de interagir com qualquer peixe pertencente à mesma espécie.

Esses fatores tornam a sua história de sobrevivência ainda mais surpreendente pois mesmo indo contra todas as probabilidades, ele resistiu e mostrou uma grande resiliência.

E a sorte desse peixinho dourado aventureiro não acabou por aí – tornou-se a atração principal de uma exposição especial em Shima Marineland, onde os visitantes podem aprender tudo sobre os peixes dourados, bem como a história desta pequena e corajosa criatura.

Confira o vídeo do resiliente peixinho:


Link do vídeo (YouTube)

Fonte: soranews24.com

1 Comentário

  1. Pingback: 10 Pet Cafes adoráveis em Tóquio | Curiosidades do Japão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *