Como ser um voluntário nas Olimpíadas de Tóquio?
Como ser um voluntário nas Olimpíadas de Tóquio?
Os próximos Jogos Olímpicos e Paralímpicos serão em Tokyo e muita gente adoraria ter a oportunidade de estar presente nesse grande evento. A expectativa entre os nipônicos é grande já que a ultima Olimpíada de verão ocorrida em Tóquio foi em 1964, uma época em que o Japão ainda estava se reerguendo dos bombardeios sofridos na Segunda Guerra Mundial.
De lá pra cá, muita aconteceu no Japão. Sua surpreendente evolução tecnológica e ascensão na economia mundial garantiu-lhe o posto de 3° maior potência do mundo. Juntando isso ao fato de ser uma cultura incrivelmente rica e fascinante, não nos causa espanto o fato de tantas pessoas cultivarem o sonho de visitar o país e principalmente a capital japonesa.
O Governo Metropolitano de Tóquio lançou um site com informações para quem deseja ser voluntário nas Olimpíadas de Tokyo em 2020. Cerca de 90 mil voluntários serão designados para diversas funções e o recrutamento terá início a partir do verão de 2018.
Desse número, 80.000 servirão como guias e equipe de apoio em locais olímpicos. Cerca de 10.000 serão necessários fora dos locais para ajudar os visitantes nas ruas. Se você cumprir os requisitos necessários, saiba que é possível se inscrever como voluntário. É uma grande oportunidade de conhecer a capital japonesa e conhecer pessoas do mundo todo.
A oportunidade é válida não só para japoneses como também para estrangeiros. O voluntariado é uma boa maneira de participar da Olimpíada e economizar algum dinheiro, já que o transporte e alimentação serão custeados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
O site Stbooking publicou alguns dos requisitos necessários para quem deseja trabalhar como voluntário nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em Tokyo em 2020.
Confira alguns dos principais:
▶ Possuir habilidades de comunicação
▶ Habilidades em falar línguas estrangeiras
▶ Conhecimentos sobre os Jogos Olímpicos, cultura estrangeira e hospitalidade.
▶ Jornada de 8 horas ao longo de dez dias
▶ Experiência em trabalhar como voluntário em eventos esportivos
▶ Estar com mais de 18 anos de idade em 2020
▶ Passar em uma entrevista e por três estágios de formação
O Japão tem muita experiência quando se trata de voluntariado, que vem de uma época que remonta o Período Edo (1600 ~ 1870), onde as comunidades rurais costumavam se reunir para fazer a colheita e preparar a terra para a semeadura. E também, devido aos constantes desastres naturais, aprenderam a ser solidários e cooperar uns com os outros.
Sem dúvida nenhuma, será um grande aprendizado para aqueles que tiverem a oportunidade de cooperar nesse grande evento mundial. Deste modo, o governo de Tóquio pede que as pessoas aperfeiçoem suas habilidades na língua estrangeira (especialmente inglês) e assim possa fazer parte do programa de treinamento que será patrocinado pela cidade.
Lembrando que não há remuneração para os voluntários e nem ajuda de custo com passagem aérea ou acomodação. Mas os voluntários ganharão uniforme, alimentação e transporte gratuito nos dias que trabalharem nos jogos. Pra quem quiser saber mais detalhes sobre o recrutamento de voluntários para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, acesse o site oficial.
9 Comentários