Como a cultura e os jogos mudaram a visão do Japão perante o mundo


Como a cultura e os jogos mudaram a visão do Japão perante o mundo

A cultura japonesa está criando fortes raízes em diversos países — países estes que cada vez mais estão abertos a aprender sobre os seus costumes e tradições.

Se um brasileiro que vivesse entre as décadas de 70 e 80 fosse perguntado o que sabia do Japão, ele provavelmente falaria sobre as famosas manufaturas, a alta tecnologia e a indústria automotiva do país. Esses três ramos serviram como o carro-chefe de uma economia que teve crescimento alto e estável por muitos anos.

Hoje em dia, porém, a resposta talvez seja outra. Um adolescente ou jovem adulto pode dizer que é fã de assistir animes ou ler mangás como Naruto ou Dragon Ball; outro talvez responda falando sobre a música pop do país; já alguém que acompanha a moda pode apontar estilistas japoneses que se tornaram ícones no mundo da moda.

Ao refletir sobre isso muitos devem se perguntar: como aconteceu essa mudança na percepção sobre o Japão? A resposta é que a indústria cultural japonesa virou um verdadeiro foco nacional após a publicação, primeiramente em 2002, de um artigo do jornalista americano Douglas McGray sobre a invasão da cultura norte-americana no país nipônico.

A reportagem fez tamanha repercussão que fomentou investimentos públicos do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão em 2012, alocados para promover criadores de animes, culinária, cinema, turismo e a indústria da moda, a fim de retomar as rédeas da influência cultural.

Hoje a iniciativa é conhecida como ‘Cool Japan Strategy’ (em português: estratégia do Japão legal) e tem um conselho no governo para decidir como posicionar a ‘marca’ do país no mundo. A ideia do plano é transmitir uma imagem positiva e tirar proveito econômico disso.

O movimento foi oportuno para superar uma década de 90 onde o Japão enfrentava uma crise financeira e via seu crescimento estagnar — a chamada ‘década perdida’.

Influência da cultura japonesa no mundo

A mudança no modo como conhecemos o Japão não ficou limitada à cultura tradicional. Uma das indústrias mais inovadoras do Japão foi a do entretenimento: algumas das maiores empresas de jogos eletrônicos têm origem neste país.

Criada em 1946, a empresa japonesa Sony já era uma das mais importantes do mercado eletrônico, mas atingiu patamares ainda maiores graças ao sucesso mundial de vendas nas diferentes edições do console Playstation, um ícone no mercado de videogames. Também a Nintendo, fundada em 1989, é hoje procurada por jovens e adultos de todo o mundo.

Personagens como Mario, Zelda e os Pokémons são estrelas de jogos desenvolvidos pela empresa que se tornariam os favoritos de muitos gamers mundo afora.

Esses personagens foram inspiração para a criação de muitos outros jogos, como as inúmeras slot machines encontradas nos cassinos online — um mercado que vem passando por uma expansão incrível nos últimos anos.

Para ajudar os jogadores a encontrarem o que desejam, plataformas como a VegasSlotsOnline.com trazem uma série de informações e dicas, incluindo os sites em que há slot machines gratuitas. Assim é possível se divertir sem utilizar dinheiro real.

Uma outra vertente da cultura japonesa que invadiu os países ocidentais foi a gastronomia, onde o peixe é um dos ingredientes fundamentais para a composição dos pratos típicos.

O tradicional sushi é hoje encontrado no mundo todo, em locais como quiosques em praças de alimentação dos shopping centers até restaurantes estrelados nas principais capitais da gastronomia mundial.

Como o sushi, existem diversos outros pratos na culinária japonesa que se tornaram os queridinhos dos brasileiros, como ramen, sashimi e tempura, das versões mais tradicionais até aquelas que ganharam um toque “fusion” abrasileirado, como sushi de carne seca.

É de se admirar como conseguimos vivenciar a cultura de um país tão pequeno e distante do nosso. Nesse momento, percebemos que os esforços governamentais para implementar a “Cool Japan Stategy” deram resultado e, apesar de ainda ser muito diferenciada da ocidental, a cultura japonesa está criando fortes raízes em diversos países — países estes que cada vez mais estão abertos a aprender sobre os seus costumes e tradições.

Foto do topo: Higor Hanschen em Unsplash

1 Comentário

  1. Pingback: 15 fatos sobre o ex-primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe | Curiosidades do Japão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *