Comic Market, o maior evento “Otaku” do Japão
Comiket, a maior convenção de revistas em quadrinhos do mundo
Comic Market, também conhecido como Comiket, é considerado a maior convenção “otaku” do mundo. O primeiro Comiket foi há mais de 40 anos, em dezembro de 1975.
Ao longo dos anos ele teve seus altos e baixos e passou por uma série de mudanças, mas atualmente o evento acontece durante três dias, duas vezes por ano, em agosto e dezembro no Centro de Convenções de Tóquio, o Big Sight.
Participar de um evento de grande porte como o Comic Market, é com certeza um paraíso para qualquer pessoa apaixonada por mangás e animes, conhecidos como “otakus”.
Eles vêm de todo o país (e, em alguns casos, do mundo) para adquirir os livros doujinshi de seus escritores favoritos, comprar revistas em quadrinho de edição limitada ou outros itens relacionados com animes e mangás.
Além da presença de editoras comerciais de mangás no evento, o que chama atenção é a quantidade expressiva de editores Doujinshi, nome dado aos entusiastas que escrevem manga geralmente por hobby e diversão própria e também para aqueles que compartilham os mesmos interesses.
Para se ter uma ideia, há em média 35 mil editores doujinshihá contra em média 130 editoras comerciais. Esse número poderia ser ainda maior, pois por falta de espaço, muitos grupos doujinshi, acabam ficando de fora. A seleção dos grupos participantes é feito através de um sorteio.
O evento tem como um dos principais objetivos estimular a criatividade dentro da comunidade doujinshi, ajudando dessa forma na criação de novas obras, além daqueles disponíveis comercialmente.
O mais interessante é perceber que apesar de não serem escritores profissionais, muitos doujinshi possui um público fiel, mesmo produzindo seus mangás em quantidades limitadas e vendendo-os apenas em encontros como o Comic Market.
A popularidade desses mangás e a busca por um exemplar, muitas vezes fazem que os mais fanáticos já cheguem ao evento nas primeiras horas da manhã. Às 6:30 da manhã, três horas e meia antes de começar o evento, a fila que se encontra do lado de fora do Centro de Convenções Big Sight já é bem, mais bem longa.
O evento Comic Market é organizado por uma comissão com cerca de 2.400 membros. Todos são voluntários e realizam o evento, movidos a uma paixão por mangás e animes que só se pode ser visto realmente no Japão, apesar da grande popularidade que tem ganhado em outros países, incluindo o Brasil.
Nem mesmo as altas temperaturas que podem ser superiores a 30° e as chuvas comuns no verão japonês, fazem com que as milhares de pessoas desistam das longas filas no Centro de Convenções Big Sight. Assim que os portões se abrem, às 10 horas da manhã, as pessoas fazem fila novamente em frente à banca dos editores na qual pretendem adquirir um exemplar de alguma publicação com edição limitada.
À partir das 12:30, a entrada para o evento passa a ser livre e apesar dos produtos mais populares já terem sido vendidos a esta altura, a maior parte dos itens ainda estará disponível. Há dois saguões enormes, com inúmeras fileiras de estantes repletos de mangás.
Se tiver a oportunidade de ir um dia ao evento, com certeza irá se surpreender com a quantidade gigantesca de mangás.
Os mangás estão organizados de acordo com o gênero, para facilitar a busca, mas mesmo assim existem tantas fileiras que se estiver procurando algo muito específico, você terá pouca chance de encontrá-lo sem a ajuda de um catálogo à venda no local, porém ele possui mais de 1.400 páginas e é do tamanho de uma lista telefônica.
Existe uma grande quantidade de gêneros, como ação, fantasia, comédia, romance, hentai (conteúdo erótico), dentre muitos outros. Enfim, no Comiket há mangás para atender a todo e qualquer tipo de público, incluindo homens e mulheres.
Aproveite para ver também:
• Manga Kissa – Café Mangá no Japão
• Tezuka Osamu – O deus do Mangá Moderno
• Os melhores cosplayers estão no Japão
• Itasha, os carros dos otakus japoneses
Comic Market, a maior festa cosplay do Japão
O Comic Market também é considerada uma das melhores oportunidades dos “otakus”, desfilarem com seus modelos “Cosplay”. A cada convenção, milhares de pessoas vão vestidas com seus trajes cosplayers, fielmente caracterizados com os seus personagens de mangá, anime ou videogames prediletos.
Embora haja presença masculina, a maioria esmagadora são de Cosplayers femininas. As pessoas aproveitam a ocasião para incorporarem seus personagens e se encontrar com outras pessoas que partilham dos mesmos gostos e interesses. É comum várias pessoas vestidas do mesmo personagem posarem fotos juntos.
Pra quem curte mangás e animes realmente vale a pena um dia participar do Comic Market. Acho que até quem não se considera “otaku” e não tenha interesse de comprar nenhum exemplar de revistas em quadrinhos ou se fantasiar, pode acabar achando divertido ver tantas pessoas reunidas vestidas de Cosplayers.
Onde fica e quando é o Comic Market?
O evento ocorre por três dias, duas vezes ao ano, uma no verão e outra no inverno. A cada ano as datas mudam, sendo necessário consultar o site oficial do Comic Market. Em agosto desse ano, o evento foi realizado nos dias 10, 11, 12 de agosto em 2018. Já em dezembro, o evento acontecerá nos dias 29, 30 e 31.
Para chegar ao Tokyo Big Sight, veja o mapa abaixo:
Confira o vídeo com o Comic Market 2018
https://www.youtube.com/watch?v=5xxACGmdyLk
Pingback: Os melhores cosplayers estão no Japão | Curiosidades do Japão