‘Coelhinhos do mar’ encontrados no Japão serão as coisas mais fofas que você verá hoje


'Coelhinhos do mar' fazendo ondas no Japão são as coisas mais fofas que você verá hoje

Apesar de sua aparência fofinha, essa pequena criatura é na verdade uma espécie de lesma marinha encontrada no mar do Japão e Filipinas.

As lesmas do mar não são exatamente criaturas que você consideraria adoráveis, mas o universo do Twitter do Japão acaba de redescobrir o que é provavelmente a lesma mais fofa de todos os tempos – Jorunna parva, uma lesma do mar que parece um coelho fofo.

Eles podem ser encontrados nas águas frias e profundas do Oceano Índico, nas Filipinas e no Japão. Fotos dessas criaturas se tornaram populares nas mídias sociais japonesas nos últimos anos – uma nação conhecida por seu amor a todas as coisas “kawaii” – ou “fofa”.

Sim, é isso mesmo! Essas pequenas e fofas criaturas semelhantes a coelhos são na verdade lesmas (nudibrânquios) – ou seja, gastrópodes marinhos cujos “casacos” macios e peludos e orelhas pontudas fizeram com que ganhassem o apelido de “coelhos do mar“.

joruna_parva

Embora as imagens mais populares desses animais mostrem animais brancos com manchas pretas, essas lesmas do mar geralmente são amarelas ou alaranjadas.

O casaco de pelos, na verdade, é formado por grupos de pequenas carnudas conhecidas como cariofilidia, Eles estão dispostos em torno de pequenos botões pretos que dão uma aparência manchada. Acredita-se que esses órgãos desempenham papéis sensoriais.

Essa subespécie de Jorunna parva tem, em sua maioria, cerca de 2,5 cm de comprimento, e suas “orelhas” fofas são na verdade rinóforos, ou órgãos sensoriais que os ajudam a detectar substâncias químicas na água e lhes permitem encontrar comida e parceiros.

Jorunna_parva

Ah, e sua pequena ‘cauda’ espessa é na verdade um conjunto de brânquias. Outra curiosidade é que essas lesmas do mar são hermafroditas. Possuem órgãos reprodutores masculinos e femininos e, quando se acasalam, os dois parceiros trocam espermatozoides.

A espécie foi descrita pela primeira vez por Kikutaro Baba, um malacologista japonês. Em vida, foi considerado o principal pesquisador sobre lesmas do mar e gastrópodes no Japão.

E aí? O que você achou dos ‘Coelhinhos do mar’? Para mim lembra muito uma criatura fofa do Pokemon. Confira alguns vídeos do Jorunna parva abaixo:

Fontes: nationalgeographic.com, blog.padi.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *