Castelo de Sunomata: o castelo que foi construído em ‘uma única noite’


Castelo de Sunomata: o castelo que foi construído em uma única noite

Reza a lenda que o Castelo de Sunomata foi construído em uma noite. Esta foi uma tática usada por Toyotomi Hideyoshi para intimidar e desmoralizar seus rivais.

O Castelo de Sunomata fica na confluência dos rios Sai e Nagara, na cidade de Ōgaki, na província de Gifu. É um típico castelo japonês com uma base sólida de pedra e um edifício de madeira de vários andares no topo com telhado de duas águas e beirais decorados.

Comparado a outros castelos, Sunomata é bem pequeno, mas carrega uma grande história. Diz a lenda que a fortaleza do Castelo de Sunomata foi construído durante uma única noite.

Castelo de Sunomata, o castelo que foi construído em uma única noite Imagem: photo-ac.com

O Castelo de Sunomata, também conhecido como “Ichiya-jo” (ou o “castelo de uma noite”), foi construído em meados do século XVI por Toyotomi Hideyoshi, um dos generais do poderoso senhor feudal Oda Nobunaga, durante a preparação para o cerco do Castelo Inabayama em 1567.

O maior rival de Oda Nobunaga era o clã Saitō da vizinha província de Mino, apesar de ser casado com a filha de Saitō Dōsan, o líder rival. De fato, seu casamento foi uma trégua política que seu pai forjou na esperança de acabar com a rivalidade entre os dois clãs.

Dozan SaitoIlustração de Saito dOSAN Imagem: ijin-tachi.com

Saitō Dōsan era conhecido como a “Víbora de Mino” por suas táticas implacáveis. Originalmente planejava passar sua herança para seu filho mais velho, Saitō Yoshitatsu, como qualquer pai faria. Mas quando viu a graça com que Oda Nobunaga governava seu reino, começou a pensar que talvez seu genro fosse um candidato mais merecedor do que seus próprios filhos.

Quando Yoshitatsu soube que seu pai estava planejando doar sua herança, ele tomou o poder por um golpe de estado em 1556 e depois assassinou seu pai e seus irmãos mais novos.

Em 1561, Yoshitatsu morreu após uma longa doença e seu filho, Saitō Tatsuoki, sucedeu à liderança do clã. No entanto, Tatsuoki era jovem e incapaz de uma liderança eficaz. Ele foi visto com desprezo por seus subordinados, e até mesmo desprezado pelo campesinato local.

Aproveitando-se desta situação, Oda Nobunaga convenceu muitos servos e senhores da guerra que trabalhavam para o clã Saitō na área de Mino, a abandonar seu mestre incompetente e desertar para a crescente aliança sob o clã Oda, prometendo recompensas por seu apoio.

Oda NobunagaIlustração de Oda Nobunaga Imagem: tabi-samurai-japan.com

Em antecipação à próxima campanha, Nobunaga designou seu retentor de confiança, Toyotomi Hideyoshi, que se tornaria um dos homens mais poderosos do Japão, para construir um castelo entre a bifurcação dos rios Sai e Nagara, onde ambos convergiam em Sunomata.

Este novo castelo serviria como ponto de parada para as forças do general Oda, de onde eles poderiam lançar um ataque contra o Castelo de Inabayama. No entanto, Sunomata estava localizado dentro do território inimigo e qualquer trabalho de construção provavelmente seria prejudicado pelas forças de Saito Tatsuoki. Mas Hideyoshi tinha um plano surpreendente.

Hideyoshi começou derrubando árvores na margem oposta do rio Nagara e as moldou em seções pré-fabricadas para compor as paredes e torres do castelo. Estes foram então flutuados rio abaixo em jangadas e remontados em Sunomata no decorrer de uma única noite.

Nobunaga ordenou que o castelo fosse construído na borda do território de seu inimigo, para atuar como uma ponte para seu ataque final ao Castelo de Inabayama, que pertencia ao clã Saito.

Batalha do Castelo de Inabayama Batalha do Castelo de Inabayama Imagem: touken-world-ukiyoe.jp

O trabalho de construção em Sunomata foi feito por um bando de aventureiros sob a direção de um barão ladrão local e conselheiro de Toyotomi Hideyoshi, chamado Hachisuka Koroku

Foi concluído tão rapidamente que deu a impressão de que foi feito da noite para o dia. Na realidade, consistia em uma fortaleza murada de madeira com torres de vigia e alojamentos básicos, na qual levou dois ou três dias para completar as estruturas defensivas básicas.

No início da manhã seguinte, quando Saito Tatsuoki olhou para baixo do Castelo de Inabayama e viu uma nova fortaleza que antes não existia e que aparentemente apareceu durante a noite, um calafrio percorreu sua espinha. Na realidade, o “forte” era pouco mais que um esqueleto com fachada, destinado a intimidar, surpreender e desmoralizar psicologicamente o inimigo.

Aproveitando-se da cautela do inimigo, os homens de Hideyoshi foram capazes de transformar rapidamente a estrutura frágil em uma fortificação funcional e depois em um castelo completo.

Toyotomi Hideyoshi O sucesso de Hideyoshi com a construção deste castelo aumentou muito seu prestígio e posição com Nobunaga, e marcou o início de sua ascensão à fama. Imagem: Wikimedia Commons

Em 1567, com a ajuda de Hideyoshi Toyotomi, Oda Nobunaga conseguiu lançar o ataque conclusivo ao Castelo de Inabayama. Seu exército de cerca de cinco mil soldados cruzou o rio Kiso e marchou direto para a cidade-castelo de Inoguchi (agora cidade de Gifu). Ao longo do caminho, Nobunaga conseguiu o apoio de muitos retentores de Saito Tatsuoki.

Os defensores de Saito ficaram desmoralizados ao ver as bandeiras dos retentores de Saito entre o exército atacante. O castelo no topo da montanha estava em uma posição quase inexpugnável, ou seja, praticamente impossível de se apoderar pela força; inconquistável.

Castelo de InabayamaO Castelo de Inabayama do Sr. Saito, mais tarde conhecido como Castelo de Gifu, era um castelo inexpugnável. Imagem: bushoojapan.com

O cerco durou cerca de duas semanas. Perto do final do cerco, Hideyoshi liderou um pequeno grupo pelos penhascos íngremes do Monte Kinka, se infiltrou no castelo pela retaguarda desprotegida e abriu os portões da frente, permitindo que as forças atacantes entrassem.

Com a derrota de Tatsuoki, Oda Nobunaga reivindicou pra si o Castelo de Inabayama (atual Castelo de Gifu), se tornando o senhor do Domínio Mino. Foi um trampolim para sua jornada em Kyoto, com a missão de unificar o Japão durante o período dos Reinos Combatentes.

Batalha do Castelo de InabayamaBatalha do Castelo de Inabayama Imagem: tabi-samurai-japan.com

O sucesso de Toyotomi Hideyoshi com a construção desse castelo aumentou muito seu prestígio, sendo o início da ascensão do seu poder, que mais tarde continuaria o trabalho de Nobunaga como unificador e governante do Japão. No final da ponte que leva ao castelo, você encontrará uma estátua de Hideyoshi, que é um bom lembrete da história por trás do castelo.

Situado às margens dos rios Sai e Nagara, o atual castelo em Sunomata é uma reconstrução construída em 1991, modelada a partir do vizinho Castelo de Ōgaki. A estrutura moderna é muito maior do que o castelo original de madeira, construído por Toyotomi Hideyoshi.

Castelo de Sunomata, o castelo que foi construído em uma única noite Imagem: photo-ac.com

Ele serve como um museu de história local, destacando a famosa história do castelo e o conflito entre Nobunaga e o Clã Saito. No interior, pode-se ver um modelo de como o castelo realmente seria na realidade, juntamente com peças de armaduras e armas samurais da época.

O castelo também é um dos melhores locais para ver as flores de cerejeira durante a primavera, pois as margens onde o castelo está localizado estão cobertas de centenas de cerejeiras. A área ao redor do castelo também é iluminada à noite, criando uma cena espetacular.

Informações sobre o Castelo de Sunomata


Endereço: 1742-1 Sunomata, Sunomata-shi, Ogaki, Gifu 503-0102, Japão
Acesso: Da saída sul da estação JR Ogaki, pegue um ônibus Meihan Kintetsu até o ponto de ônibus Sunomata. O castelo fica a apenas 5 minutos a pé.
Funcionamento: Das 9h às 17h (entrada até às 16h30). Fechado às segundas-feiras.
Taxa de entrada: 200 ienes.
Homepage: https://www.city.ogaki.lg.jp/0000000723.html

Fontes: amusingplanet.com, wikipedia.org

1 Comentário

  1. Pingback: O Japão tem uma das leis de controle de armas de fogo mais rígidas do mundo | Curiosidades do Japão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *